segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Abertura do XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados - ENEL reúne mais de 200 pessoas, entre autoridades, produtores, representantes do setor rural e parceiros. Encontro ocorre paralelamente à Expoema 2024, no Parque Independência.

Governador discursa na abertura do XVIII Enel

O governador Carlos Brandão e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, empresário Celso Gonçalo, abriram no final da tarde de ontem (01/09) a décima oitava edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – ENEL. Organizado pelo Sebrae, o encontro integra a programação da 64ª Expoema. 

Em um discurso entusiasmado, o governador apontou os principais desafios para fortalecer a indústria do leite e derivados no Maranhão, defendendo o reforço às parcerias como uma das estratégias para alcance desse objetivo. 

Ao manifestar a determinação do governo estadual para estruturação das bacias leiteiras nas regiões produtoras, Brandão frisou a necessidade de ampliar a competitividade, gerar alternativas de mercado para o produtor e, apoiar a comercialização do leite e derivados. Conforme ele, o Maranhão pretende enfrentar esse grande desafio por meio de parcerias com instituições de apoio e fomento ao agronegócio, entre as quais o Sebrae.

Celso Gonçalo reforça importância das parcerias para fortalecer cadeia do leite no Maranhão 

Abertura solene - A abertura do XVIII Encontro Nordestino do Setor e Leite e Derivados – ENEL, organizado pelo Sebrae, reuniu no Parque Independência mais de 200 pessoas, entre produtores, convidados, autoridades como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho e o deputado estadual Osmar Filho, além representantes de parceiros que buscam o desenvolvimento dessa importante cadeia.

Em sua fala, o governador destacou o potencial da atividade na economia maranhense e reconheceu a importância do trabalho de instituições como o Sebrae e Senar, que se reflete em maior visibilidade, aumento de produção, qualificação do produtor e diversidade de produtos no agronegócio em geral. E enfatizou o papel do governo nesse processo. 

Com participação de autoridades e parceiros, abertura do XVIII Enel marca primeiros momentos da 64ª Expoema 

“O Maranhão tem boas condições de crescimento nesse segmento, assim como no agronegócio de modo geral. Temos terras férteis, água abundante e tradição produtiva, além de um rebanho bastante expressivo. O Governo e parceiros como o Sebrae vão atuar para fortalecer as bacias e elevar a produção, criando condições para elevar a competitividade e promover o acesso ao mercado para o leite e derivados”, afirmou Brandão. “Com assistência técnica, animais de qualidade, com o manejo sustentável dos recursos, qualificação do produtor, podemos ampliar a inserção dos pequenos negócios nesse ambiente, tendo o governo como catalisador das ações ao lado de grandes parceiros como tem sido o Sebrae, o Senar, entre outros”, acrescentou ele.

Inovação e tecnologia – O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, reforçou a importância das parcerias no processo de desenvolvimento sustentável da cadeia do leite e derivados, lembrando a posição de destaque do rebanho do Maranhão no ranking regional, ocupando a segunda posição entre os estados nordestinos. Para ele, fortalecer a cadeia de leite e derivados passa pelo incremento das parcerias e da transferência de conhecimento e tecnologia e da adoção de inovações que possam impactar a produtividade e competitividade. 

Autoridades e convidados visitam área de exposição de produtos da cadeia do leite e derivados no XVIII Enel

“O Sebrae, com o apoio de parceiros como o Governo do Estado, instituições públicas, organizações da iniciativa privada e terceiro setor, tem buscado levar para o empreendedor rural o apoio necessário para o crescimento, trabalhando fortemente a incorporação das inovações, levando conhecimento e orientações, preparando o empreendedor para o mercado e para um salto de qualidade e com produtos diferenciados, tudo isso para estimular melhorias no desempenho, que se traduzam em melhorias para os negócios rurais”, disse ele. “Eventos como o ENEL, com a vasta programação que preparamos, contribuem muito nesse desafio”, acrescentou Celso Gonçalo.

Participaram da abertura, além do governador Carlos Brandão, o ministro Juscelino Filho; a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os diretores do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal e Mauro Borralho; Wellington Sousa, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA; Edilson Baldez, presidente da Fiema; Ricardo Ataíde, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão – ASCEM e do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do MA – Sindileite; o Chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim; e Francisco José Cysne, superintendente estadual da Conab; o presidente do Centro das Indústrias do Maranhão – Cimar, Cláudio Azevedo, e Cláudia Alves, coordenadora de Agronegócios do Sebrae Nacional. 

Ministro Juscelino Filho e deputado Osmar Filho prestigiam abertura do ENEL, junto com autoridades e representantes da pecuária de leite 


Exposição – Após a abertura do ENEL, autoridades e convidados visitaram a Exposição de Produtos da cadeia do leite e do agronegócio, instalada no Pavilhão do Enel e também acompanhou a abertura oficial da 64ª Expoema, iniciada com o hasteamento de bandeiras e falas institucionais. 

O XVIII Enel prossegue até o dia 04/09, com atividades técnicas, compostas por palestras, painéis, apresentação de casos de sucesso, rodada de negócios e de crédito, exposição de produtos da cadeia do leite e derivados dos estados nordestinos e do Maranhão, além de concurso de queijos, que se inicia nesta segunda, dia 02/09. A programação é aberta ao público, com atividades nos três turnos, iniciando às 9h e se estendendo até às 22h. 

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário