quinta-feira, 26 de setembro de 2024

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu mais um passo rumo à inovação ao lançar seu primeiro chatbot institucional, a Mara. Pioneira entre as instituições federais de ensino superior no uso de inteligência artificial, a UFMA reforça seu compromisso com a criação de espaços que impulsionam a inovação, além de otimizar processos administrativos e acadêmicos para toda a comunidade acadêmica.

Por meio da Diretoria de Inteligência Artificial, a Mara foi desenvolvida para auxiliar no atendimento ao público interno e externo. De acordo com o diretor da Diretoria de IA, Rodrigo Sávio, o chatbot foi criado para “automatizar partes dos processos administrativos para que os servidores possam ter mais tempo exercendo funções de estratégia”.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salienta que os investimentos em tecnologia da informação, incluindo a criação do chatbot Mara, visam melhorar a eficiência administrativa e apoiar a adaptação de professores e alunos às novas tecnologias.

“Estamos fazendo grandes investimentos na tecnologia da informação, pois ela atende a toda a Universidade. Criamos a diretoria de Inteligência Artificial, que tem por função criar ferramentas que vão auxiliar os nossos servidores, principalmente, na área administrativa. Com o chatbot Mara, vamos melhorar, tornar mais eficientes, mais céleres as atividades dos nossos servidores. Mas também não esquecemos a parte acadêmica. Vamos criar algumas ferramentas de IA para atender aos nossos professores, aos nossos discentes, que precisam também se adaptar a essa nova tecnologia”, garante o reitor.

Mara na UFMA

A Mara representa o primeiro passo no uso de inteligência artificial pela UFMA. O nome foi escolhido em homenagem ao Estado do Maranhão, onde a Universidade está sediada. A identidade visual da Mara foi desenvolvida pela Superintendência de Comunicação (Scom), por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) e da Coordenação de Identidade Visual.

Mara reflete as principais características da Universidade e do estado. Suas características representam a diversidade étnica do Maranhão. Seu cabelo traz a cor predominante da instituição – o vermelho. E seu nome faz referência a nomes simples da região: Maria, Mariana, Marina, bem como Maré e Mar.

“A Mara precisava ter a representatividade do maranhense e trazer consigo características de pessoas que tiveram experiências nas mais diversas áreas da Universidade e em seus fluxos institucionais. Essa foi a chave para construí-la. Isso permite que a Mara use seu ‘Know-how’ para ajudar as pessoas com dúvidas”, expõe o superintendente de Comunicação da UFMA, Pablo Monteiro.

O chatbot será essencial para integrar tecnologia à instituição, começando pelo atendimento administrativo. Ele funcionará como um canal de comunicação, permitindo que os usuários obtenham respostas rápidas para suas dúvidas. A Mara já está disponível no portal oficial da UFMA, no canto inferior direito.

“A Mara vai servir tanto para o público interno como externo. Vai fazer parte desses processos de principais dúvidas do público, como ingresso via SiSU, concursos etc. A maioria dessas dúvidas são simples, mas acabam ocupando os servidores. Então a Mara veio para otimizar”, explica o diretor de IA da UFMA, Rodrigo Sávio.

O objetivo é que, com a otimização dos processos operacionais, os servidores da Universidade possam dedicar mais tempo a projetos de desenvolvimento para a UFMA, como pontua o superintendente de Tecnologia e Informação da UFMA (STI), Anilton Maia.

“A diretoria de IA foi uma grande inovação e grande visão estratégica do professor Fernando Carvalho, reitor da nossa Universidade, cuja diretriz é apoiar a comunidade universitária por meio de automação de processo. A diretoria tem feito um trabalho de mapear esses processos das áreas, principalmente, áreas administrativas, como foi o caso da pró-reitoria de Gestão de Pessoas, em que avaliou e mapeou todos os processos dessa pró-reitoria e construiu um ecossistema para atender a essas demandas, em que usamos algoritmos de linguagem natural, como uma PI conectada na nossa base do Google”.

O superintendente explica que a Mara realizará um trabalho 99% assertivo e eficaz de atendimento, tirando as principais dúvidas dos servidores. “Com a Mara, o servidor poderá fazer todas as suas perguntas sobre progressões docentes, promoção, processo de capacitação, afastamento, entre outras. São diversas as formas que podem interagir com a Mara, ela estará ali auxiliando, e a pessoa não precisará ficar dependendo de outra ali no telefone ou esperando um e-mail para poder ter aquela informação precisa imediatamente. Essa é a nossa Mara”, enfatiza.

Em breve, o chatbot também assumirá a função de analisar processos, além de estar presente nas redes sociais da UFMA e em todos os sites das pró-reitorias e superintendências. “Estamos mapeando o processo de outras áreas, como infraestrutura, gestão, contratos, financeiro, a gente tem feito um mapeamento dentro da própria área de tecnologia para a gente implantar esse chatbot em nível institucional”, destaca o superintendente de Tecnologia e Informação, Anilton Maia.

A UFMA está investindo para que a inteligência artificial aprimore o trabalho administrativo e acadêmico da instituição, por meio de ferramentas que aperfeiçoem o ensino, a pesquisa, extensão e o funcionamento da Universidade. 

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=qGgKyox42ZM&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fportalpadrao.ufma.br%2F&source_ve_path=MjM4NTE

Informação: UFMA 

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