segunda-feira, 2 de setembro de 2024

SESI e SENAI oferecem ao público exemplos do melhor da gastronomia e da fruticultura maranhenses

SÃO LUÍS – Dos quase 30 segmentos industriais representados pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), quase uma dezena está diretamente associada ao agronegócio. Entre eles, destacam-se os setores de etanol, móveis, grãos, óleos, celulose e papel, carne, leite e derivados, cana, açúcar e até materiais de construção. Todos esses produtos são matérias-primas para diversos segmentos industriais. Essa rica conexão entre os dois setores está presente na 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA), onde o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostram exemplos do melhor da gastronomia e da fruticultura maranhenses.

A abertura da EXPOEMA, um dos eventos mais tradicionais do Maranhão, ocorreu neste domingo (01/09). A cerimônia de abertura contou com a presença marcante do Sistema FIEMA, que participa da feira agropecuária com um espaço exclusivo, o que reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado. O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, recepcionou os visitantes no estande da Federação, destacando a EXPOEMA como um ponto de encontro para empresários, representantes de entidades parceiras e autoridades locais. Entre os presentes estavam a diretoria da FIEMA, o governador Carlos Brandão e a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.

“A EXPOEMA é a grande festa do Maranhão e que consegue reunir todos os segmentos empresariais, como da indústria, comércio, agricultura e pecuária”, disse Edilson Baldez. Consolidada ao longo dos anos como uma vitrine para o agronegócio, indústria e serviços, a EXPOEMA segue sendo um espaço de integração entre os diversos setores econômicos do estado. “A participação da FIEMA reforça seu papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável e na criação de novas oportunidades de negócios para o Maranhão”, frisou Baldez.

O superintendente da FIEMA, César Miranda, reforçou que o setor industrial tem uma conectividade e uma dependência do agronegócio. “Muitos dos sindicatos associados à Federação estão diretamente ligados ao agro.  A EXPOEMA é muito importante para o nosso estado. Entendemos que é necessário estarmos juntos, valorizar e ajudarmos a construir esse setor produtivo que tanto enriquece o nosso estado e o nosso país. A FIEMA e o agronegócio podem juntos construir negócios, gerar mais empregos e renda em uma economia mais forte e pujante no nosso estado”, explicou ele.

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, que por anos organizou a feira agropecuária, ressaltou a força do agronegócio para a economia. “Para o Brasil e especialmente para o Maranhão, o agronegócio é um pilar fundamental que impulsiona não apenas a economia rural, mas também fortalece o setor industrial, gerando emprego e inovação. A EXPOEMA celebra essa força, e o fato de nosso estado estar livre da Febre Aftosa sem vacinação, por exemplo, abre novas oportunidades para a indústria maranhense”.

SISTEMA FIEMA - O SESI Maranhão está na EXPOEMA com muita tecnologia, cultura e gastronomia. Até o dia 8 de setembro, quando encerra a exposição, o público poderá prestigiar diversas atividades no estande do Sistema FIEMA na feira agropecuária que acontece no Parque Independência. O “Cozinha Gourmet” e o projeto cultural “SESI vem ver, mermã” fazem parte das ações. O SESI está com uma unidade móvel de saúde e com a bikenergy, que ao pedalar o visitante gera energia suficiente para fazer funcionar um liquidificar onde são preparados sucos.

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, disse que na participação desta edição da EXPOEMA, a entidade apresenta o SESI Casarão da Indústria com todos os seus serviços, especialmente aqueles ligados à culinária. “Podemos ajudar todo o setor produtivo, especialmente aquele que produz agricultura familiar e que é a maioria da realidade maranhense ligada à agricultura. Podemos fornecer produtos já beneficiados e que podem gerar renda a partir da atividade da agricultura, além de uma gama de serviços na linha da alimentação saudável”, pontuou Diogo, reforçando que todos os anos o SESI deseja renovar essa parceria com os organizadores da EXPOEMA.

Além da gastronomia maranhense levada à EXPOEMA pelo SESI, o SENAI leva o projeto agroindustrial “Inovação e Tecnologia em Fruticultura” à 64ª EXPOEMA, com a exposição de produtos à base do abacaxi Turiaçu, fruta típica do Maranhão. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, geleias, pimentas, temperos, além de outros produtos utilizando o abacaxi como matéria-prima estão sendo expostos com degustação para os participantes. Além disso, o SENAI está divulgando o Futuro.Digital, a plataforma de cursos do SENAI que oferece diversas oportunidades de formação profissional.

“Estamos na EXPOEMA demonstrando alguns produtos que fazem parte da Cadeia Produtiva do Abacaxi e ao mesmo tempo mostrando a importância da educação profissional e tecnológica para o estado do Maranhão”, falou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda. Quem for à EXPOEMA poderá conferir exemplos da gastronomia e da fruticultura maranhenses, o que reforça a conexão do agronegócio com o setor industrial.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário