quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A ação em saúde é uma iniciativa para tornar o Maranhão mais saudável, igualitário e desenvolvido 

SÃO JOÃO BATISTA — O Serviço Social da Indústria no Maranhão tem uma equipe diversificada e apaixonada que percorre as estradas do estado levando serviços de saúde a quem precisa. De oftalmologistas a eletricistas, de motoristas a nutricionistas, enfermeiros e dentistas, cada um desempenha um papel vital nesta missão. O trabalho de cada um importa. Da colocação de um parafuso à consulta médica, tudo soma para fazermos bem o que nos propomos: contribuir para um Maranhão mais saudável, igualitário e desenvolvido.

O SESI Itinerante é um projeto iniciado pelo SESI Maranhão em 2022 e que visa melhorar o acesso aos serviços de saúde para a população maranhense, especialmente em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. Esta semana a caravana está em São João Batista, município localizado na Baixada Maranhense. A iniciativa já ultrapassou a marca de 60 edições.

Em cada local são disponibilizados pelo SESI Itinerante serviços como consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas; exames laboratoriais, eletrocardiograma, orientações nutricionais com oficinas de alimentação saudável, atividades educativas em saúde e apresentações culturais de artistas locais.

DE GENTE PRA GENTE - As longas viagens da equipe multiprofissional pelas estradas maranhenses, as travessias de balsa ou de ferryboat e o trabalho em praça pública sob sol ou chuva são recompensados pela oportunidade de levar cuidados essenciais a comunidades, seja na capital maranhense ou em locais de difícil acesso no interior do estado.

Késia Sarmanho, que chefia a equipe de enfermagem, comenta que com essa estratégia da itinerância o SESI consegue entrar nas casas das pessoas. “Levamos acesso a serviços de saúde a pessoas que nunca fizeram um exame laboratorial, por exemplo, ou que nunca consultaram de vista. Ou mesmo crianças que nunca fizeram acompanhamento com pediatra são atendidas pela nossa equipe”, explicou. O oftalmologista Carlos Valter Jr, complementa: essa iniciativa disponibiliza profissionais especializados que prestam um serviço de excelência.

“Cada atendimento, cada exame realizado, cada orientação dada é uma expressão do nosso compromisso com o bem-estar dos maranhenses. Somos gratos por sermos parte desta iniciativa que não apenas trata doenças, mas também educa e previne, contribuindo para um Maranhão mais saudável, igualitário e desenvolvido”, disse Diogo Lima, superintendente do SESI-MA.

 

Como falou a farmacêutica-bioquímica que está à frente do único laboratório móvel do estado, Carla Daniele, o SESI Itinerante leva solidariedade, saúde e equidade para vários municípios maranhenses. “O meu sentimento é de gratidão por fazer parte dessa ação que inclui as pessoas”, disse.

O SESI Itinerante é uma missão para muitos braços de diferentes profissionais e sem os quais não poderia ser realizado. “Nosso trabalho no SESI Itinerante é nivelar, fazer a parte elétrica, hidráulica, montar essa estrutura de tendas, ancorar, fazer todo o sistema para que aconteçam os atendimentos. A minha experiência na ação é a melhor possível porque é um atendimento que oferecemos para nossa gente”, falou Elenilson Costa de Sousa, eletricista do SESI.

 

Quem tem a missão de dirigir as unidades móveis que funcionam como consultórios, cozinha, palco e laboratório de análises clínicas e de transportar a equipe faz um trabalho imprescindível.  “A gente não apenas transporta os profissionais, mas também ajuda na instalação das unidades móveis. Tenho a alegria em atender a população e faço isso com toda a satisfação’, falou Bruno Durans, motorista.

Como parceiro do SESI, Elilson Pólvoas reforçou que o objetivo dele é tornar a aquisição dos óculos acessíveis às pessoas que precisam. “Por onde a gente passa, sente o calor humano e o carinho das pessoas pelos profissionais do SESI Itinerante”, lembrou.

A presença desses profissionais nos municípios, mesmo que temporária, pode impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que enfrentam desafios no acesso à saúde. Já foram percorridos centenas de quilômetros para encontrar e colaborar com mais de 180 mil maranhenses em mais de 312 mil atendimentos.

“Ao final de cada jornada, olhamos para trás com a certeza de que nosso trabalho faz a diferença. E é com esse sentimento de realização e gratidão que seguimos em frente, prontos para nossa próxima parada, levando saúde e bem-estar por todo o Maranhão”, sintetizou a jornalista Cíntia Machado.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário