quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O intuito é atender a demanda diária dos bebês em cuidados intensivos neonatais na instituição.

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, precisa da colaboração de mães lactantes para a doação de leite materno, atitude que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.  

O leite coletado é destinado para os bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia, e, para atender essa demanda plenamente, em média, seria necessária a oferta de 2000 ml de leite por dia, mas, a depender do momento, esse volume pode ser ainda maior, chegando a até 3.000 ml por dia. No entanto, em virtude do baixo estoque, se não aumentarem as doações o banco precisará diminuir a oferta. “Temos que redistribuir o que temos e complementar as necessidades com fórmula láctea, que não é o ideal, pois os bebês passam a não usufruir integralmente dos benefícios que o Leite Humano é capaz de produzir. Os bebês internados dependem das doações para serem alimentados com leite materno, que é considerado o padrão ouro da alimentação, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda a essa demanda”, afirma o chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA, Antonio Leonardo Rosa.  

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. Potencialmente todas as mulheres que amamentam podem fazer doações. É uma ação simples, mas valiosa, pois multiplica  os benefícios do leite da doadora a vários bebês, possibilitando progressos de crescimento e uma recuperação mais rápida, que são inestimáveis para os bebês e suas famílias.

O Banco de Leite Humano do HU-UFMA possui uma equipe multiprofissional, muito preparada para oferecer todo o acolhimento e a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras, ou prestar atendimento à mulher que amamenta nas instalações do BLH, que fica localizado na Unidade Materno Infantil – Rua Silva Jardim, s. n., Centro.

Para mais informações, entre em contato com o Banco de Leite do HU-UFMA pelo telefone: 2109-1178 ou pelo WhatsApp: 99163-6833.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário