Ação Empreendedora destaca propostas de melhoria desenvolvidas por jovens talentos para empresas
SÃO LUÍS – Hoje (07/10), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, realizou a edição 2024 da Ação Empreendedora, evento de finalização do curso para jovens aprendizes, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em São Luís. Os alunos apresentaram suas propostas inovadoras, elaboradas ao longo do programa, com foco em melhorias de produtos e serviços, que podem transformar o ambiente corporativo das empresas onde tiveram suas primeiras experiências.
Os projetos apresentados são fruto da observação prática nas empresas e alinhados às necessidades dos negócios. Entre as propostas destacam-se a implantação do ponto eletrônico online, desenvolvida por Matheus Silva; e a otimização do gerenciamento de atividades, executado pela dupla Gabriel Rogério Barros e Gianna Botelho. Outros projetos incluem o planejamento de gastos corporativos com materiais de consumo, realizado por Carlos Victor dos Santos; e visibilidade de mercado e gestão eficiente de estoque, apresentado por Luís Henrique de Carvalho.
As soluções criadas reforçam o potencial de inovação dos jovens e oferecem às empresas novas perspectivas para suas operações. Empresas como Aliança Materiais, Bezerra Oliveira, Buona Massa, Colégio Batista, Crea, Gerdau, Ibrapp, Sebrae, Soservi e TDM foram parte fundamental nesse processo, oferecendo aos jovens, por 17 meses, a oportunidade de observar os desafios diários e propor mudanças.
Outras soluções propostas pelos aprendizes incluem a integração de funcionários e a listagem de ramais, por Arthur Polary; gestão de estoque, desenvolvido por Gabriel Lucas, Paulo Neto, Rhuan Ferreira e Saimon Vitor Cruz; descarte correto de pilhas e sala de descanso, apresentado por Erika Rayanna e Andressa Oliveira, e um sistema de gerenciamento de encomendas, criado por Yasmin Everton e Jefferson Sousa.
Lohanne Cutrim, pedagoga do IEL-MA, conduziu o evento e destacou o objetivo do programa ao final do ciclo de um ano e cinco meses: “O objetivo da ação é que eles apresentem uma proposta inovadora para as empresas onde trabalharam. É uma oportunidade de deixar uma contribuição que pode ser inovadora no futuro. Durante o curso, eles passam por um treinamento completo em serviços administrativos, o que inclui desde recepção e atendimento ao cliente até fundamentos de recursos humanos e noções de direitos trabalhistas."
Para Jaime de Aguiar, analista administrativo do Grupo Gerdau, o programa teve um impacto muito positivo: “Essa foi a nossa primeira experiência com o IEL e fomos abordados de maneira muito positiva. Desde o suporte inicial, até a prática dos jovens aprendizes, tudo foi excelente. Esse momento de apresentação das soluções mostra o quanto elas podem somar tanto para nossa empresa quanto para o mercado de trabalho.”
Arthur Henrique, jovem aprendiz do Sebrae Maranhão, celebrou sua experiência: “Estou muito feliz por concluir essa etapa. Ao longo de 17 meses, adquiri muitos conhecimentos, tanto no IEL quanto na empresa. Me sinto grato por iniciar minha jornada profissional dessa maneira."
Como parte da programação da Ação Empreendedora, a psicóloga convidada, Sofia Ravinny, ministrou a palestra "Liderança: Competência Aliada ao Programa de Aprendizagem", onde abordou a importância do desenvolvimento de habilidades de liderança entre jovens aprendizes.
O Programa IEL Jovem Aprendiz tem como objetivo inserir jovens no mercado de trabalho, garantindo seus direitos trabalhistas e previdenciários, além de oferecer uma formação técnico-profissional. Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática corporativa e ao final, como demonstrado na Ação Empreendedora, apresentando soluções que podem ser inovadoras nas empresas onde trabalharam.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário