João Corrêa, da empresa norueguesa TGS, conheceu as equipes de robótica do SESI-MA que irão competir na temporada 2024/2025 da FLL Challenge, com o tema "Submerged"
SÃO LUÍS – A Escola SESI São Luís recebeu a visita, na última sexta-feira, 22, de João Corrêa, diretor da TGS no Brasil, para conhecer os projetos de robótica desenvolvidos pelos alunos da instituição. A empresa, de origem norueguesa e especialista em pesquisa sísmica no fundo do mar, reuniu-se com as equipes de robótica que participarão dos torneios regionais da temporada 2024/2025 da First LEGO League Challenge (FLLC), cujo tema é “Submerged”, que aborda as profundezas do oceano.
Diogo Lima, superintendente regional do SESI e interino da FIEMA, promoveu a visita da TGS à escola e destacou a importância do encontro para os alunos. “Hoje foi um dia muito especial aqui no SESI. Nossos alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos da temporada Submerged para o João, da TGS, uma das maiores empresas de pesquisa sísmica do mundo. Foi uma troca inspiradora para os jovens, que puderam conhecer mais sobre a exploração do fundo do mar diretamente com quem atua na área”, afirmou.
O tema da nova temporada da FLLC se alinha ao trabalho da TGS, que há décadas explora o fundo do oceano em busca de dados sísmicos e geológicos. João Corrêa se mostrou otimista em relação ao futuro dos jovens. "Foi uma experiência maravilhosa ver essa juventude buscando soluções para os problemas que a nossa geração enfrentará. Acredito que o projeto Maranhão daqui a 50 anos será um sucesso, pois o material humano que encontrei aqui é de alto nível”, declarou.
A visita foi intermediada pelo gerente do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, que organizou o encontro entre o SESI e a TGS. A gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha, também esteve presente, reforçando o compromisso da instituição com a educação de excelência e o desenvolvimento de novas parcerias.
TEMPORADA SUBMERGED – A robótica educacional tem sido uma ferramenta importante para preparar os jovens para o futuro, e o SESI Maranhão tem se destacado com um programa que cresce a cada ano. A temporada 2025 da FLLC, cujo tema é "Submerged", será lançada no próximo dia 22 de outubro em São Luís, desafiando os estudantes a desenvolverem soluções para problemas relacionados ao fundo do mar, como sustentabilidade e preservação.
Para Ayla Carolina Castro, aluna do SESI-MA e integrante da equipe "The Crew", a visita da TGS agregou muito valor ao projeto. "Eles se propuseram a nos ajudar em questões financeiras e de atenção aos custos, o que fará uma grande diferença no desenvolvimento do nosso protótipo”, disse a estudante.
Davi Lisboa, aluno da equipe "Iron League", ressaltou a importância de conversar com um profissional da área. "Foi muito importante obtermos mais conhecimento e isso certamente será aproveitado na sala de avaliação e na vida. Nosso projeto pode impactar muitas pessoas que não conhecem o fundo do oceano, como o recife de corais", comentou o aluno.
A robótica do SESI Maranhão, além da FLLC, também integra a F1 in Schools, que foca em empreendedorismo, engenharia e desenvolvimento de produtos. Com 100 equipes competindo em São Luís, o torneio da temporada promete ser um dos maiores do país, reforçando o compromisso do SESI com a educação inovadora e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário