sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Esta etapa acontece entre 27 e 29/11, em São Luís

SÃO LUÍS – A Olimpíada do Conhecimento é promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o objetivo de apresentar para o mercado de trabalho, por meio de práticas pedagógicas, o perfil de formação profissional dos alunos formados nas unidades do SENAI. A Olimpíada do Conhecimento Seletiva Estadual Worldskiils Maranhão 2024, acontece de 27 a 29 de novembro, em São Luís, na unidade do SENAI no Monte Castelo, e vai reunir os competidores mais inovadores e com altas habilidades tecnológicas.

Na Olimpíada do Conhecimento, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Na etapa escolar, cada Centro de Formação Profissional e Tecnológica (CEPT) do SENAI escolhe seus melhores alunos. Na etapa estadual, que acontece de 27 a 29/11, em São Luís, são desenvolvidas propostas de provas para as ocupações (formações), o que envolve planejamento, forma de execução e elaboração de produto. Os selecionados na etapa estadual competem na fase nacional, que é decisiva para quem sonha em chegar a WorldSkills Competition para representar o Brasil no exterior e conquistar experiência internacional.

O SENAI Maranhão participa com seis ocupações/modalidades em provas presenciais. As eliminatórias definem os representantes maranhenses que participarão da etapa nacional, que ocorrerá em 2025, em uma das unidades federativas do Brasil, com mais de 1.650 competidores de todos os estados.

Participam alunos de Imperatriz, Balsas, Rosário e São Luís. No Maranhão, os competidores participam em seis ocupações: Instalações Elétricas Prediais, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Panificação, Tecnologia da Moda, com alunos de São Luís; Tecnologias Web, de Rosário e Balsas, e Confeitaria, de Imperatriz.

O especialista e consultor tecnológico do SENAI na área de Alimentos, Marcos Cruz, delegado técnico da Worldskills no Maranhão, disse que para participar o aluno precisa ser disciplinado, crítico, organizado, reflexivo, pesquisador e competitivo.

“O aluno precisa ter capacidade de implementar suas habilidades cognitivas e técnicas que o qualificam a ser um profissional que planeja, executa e gera produto acabado no ambiente de prova. A prova da competição é de caráter prático e está relacionada às atividades de uma indústria atual”, explicou Marcos Cruz. Ele acrescentou que a missão (Projeto Teste) de cada aluno (Competidor), individualmente, é apresentada um dia antes da competição e pode ser alterada em até 30% dos seus módulos de desafios.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário