O encontro debateu soluções de energia, como manutenção, armazenamento e eficiência energética
SÃO LUÍS – Eficiência energética, motores elétricos e soluções fotovoltaicas foram os temas discutidos no Conecta WEG Maranhão 2024, realizado hoje (26/11) pela WEG, Sindimetal e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) com apoio da Elétrica Visão e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-MA). O encontro proporcionou acesso a conteúdo técnico com especialistas do setor, a lançamentos de produtos e networking com profissionais da indústria. O objetivo é integrar essa cadeia produtiva e fomentar a competitividade.
Ludmila Avelar destacou a crescente busca das indústrias por eficiência energética, não apenas para economia, mas também visando à sustentabilidade e às gerações futuras. A palestrante falou sobre “Eficiência Energética: estratégia para competitividade”. A WEG, de acordo com Ludmila, oferece soluções que promovem essa eficiência e rentabilidade, com foco nos motores elétricos, que são a força motriz das indústrias.
Ela explicou ainda que os motores elétricos, presentes em diversos equipamentos industriais e domésticos, representam uma parte significativa do consumo de energia. “A WEG busca oferecer motores mais econômicos e eficientes, além de sistemas de acionamento que otimizam o consumo de energia, ajustando o funcionamento dos motores conforme a demanda”, frisou. Pela WEG também participou Leonardo Uliana, engenheiro Eletricista e Coordenador Regional WEG Solar - Jaraguá do Sul/SC. Ele falou sobre soluções fotovoltaicas para quem deseja gerar a própria energia.
No evento também foi abordado o tema “Motores Elétricos: Manutenção, Eficiência Energética e Monitoramento” pelos palestrantes da Elétrica Visão: Franklin Nazareno, gerente Operacional, e Gabriel Carvalho, da TI. Franklin, especialista em motores elétricos, tratou da importância da manutenção, eficiência energética e monitoramento desses equipamentos. Ele destacou três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva.
“A manutenção preventiva foca em ações para evitar falhas, como a troca de peças desgastadas. A corretiva entra em ação quando o motor já falhou, exigindo reparos mais complexos e custosos. Já a preditiva, através do monitoramento constante, busca prever falhas e otimizar o tempo e custo da manutenção”, resumiu o gerente. Ele ainda enfatizou o papel crucial dos motores elétricos na indústria, comparando-os ao "coração" que impulsiona a produção. Desde aplicações em larga escala, como em portos, até o uso em veículos elétricos, os motores garantem eficiência e produtividade. Por isso a importância do monitoramento para reduzir custos e tempo de parada, permitindo a manutenção no momento ideal.
Durante o evento, a coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira, participou com informações sobre promoção da saúde de trabalhadores e empresários, incluindo a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. A participação do SESI no Conecta WEG Maranhão 2024 foi alusiva ao Novembro Azul, que alerta para prevenção ao câncer de próstata, e aos 75 anos do Serviço Social da Indústria no estado.
O Conecta WEG Maranhão 2024 marcou o início de uma parceria entre a WEG, empresa multinacional brasileira com sede em Santa Catarina; o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Metropolitana de São Luís e Mesorregião Norte do Maranhão (Sindimetal) e a FIEMA.
O diretor do Sindimetal, José Almir, agradeceu as parcerias e antecipou que a região de Balsas possui todas as condições para a implantação do Sindimetal. “Iniciativas como essa, que colocam foco em tecnologia, são importantes para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor, o que é crucial para o crescimento do Maranhão", disse Almir, reforçando o impacto positivo que essa união pode ter no estado.
Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o superintendente da instituição, César Miranda, destacou a importância do Conecta WEG Maranhão 2024 como uma plataforma para fortalecer a competitividade das empresas locais. Ele enfatizou o compromisso da FIEMA em apoiar empresários e incentivar o desenvolvimento industrial no estado e ressaltou o papel da Federação em criar ambientes propícios para negócios.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário