Apesar de queda, o indicador do Maranhão está acima das médias do Nordeste e do Brasil
SÃO LUÍS - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Maranhão apresentou uma queda de 1,2 pontos em novembro de 2024, atingindo 59,0 pontos. Apesar dessa redução, o indicador permanece acima do grau de confiança, refletindo um otimismo persistente entre os empresários locais. Este resultado é particularmente significativo quando comparado ao contexto nacional e regional, onde o ICEI no Brasil e no Nordeste registraram, respectivamente, 52,6 e 56,1 pontos no mesmo período.
A análise detalhada do ICEI no Maranhão, produzida pela Federação das Indústrias do Estado do maranhão (FIEMA), revela um cenário complexo. O setor de construção civil apresentou um crescimento de 0,7 ponto, alcançando 60,6 pontos, indicando um aumento potencial de investimentos em novos empreendimentos. Por outro lado, a indústria extrativa e de transformação sofreram uma queda de 2,5 pontos, totalizando 57,6 pontos, influenciada por fatores como alta carga tributária e necessidade de modernização tecnológica. “Esses dois aspectos pesam na avaliação, conforme relatado por empresários do setor”, frisou o economista José Henrique Polary, coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA.
As condições atuais das empresas no Maranhão foram avaliadas em 57,8 pontos, o que sugere que os empresários estão confiantes na gestão de seus próprios empreendimentos, impulsionados por aumento na produtividade, inovação e expansão de mercado. Além disso, a melhoria na utilização da capacidade instalada é vista como um indicador de confiança dos empresários na sustentabilidade do crescimento das empresas.
Já a percepção empresarial sobre a economia brasileira melhorou, atingindo 52,3 pontos, enquanto as condições do estado do Maranhão foram avaliadas em 53,3 pontos, refletindo uma percepção positiva. Em relação às expectativas para a economia brasileira, o Maranhão e as próprias empresas também permanecem acima do grau de confiança, com 54,9, 56,7 e 63,3 pontos, respectivamente.
Esses resultados são um reflexo do otimismo moderado dos empresários industriais no Maranhão, que, apesar das quedas registradas, continuam a ver o futuro com cautela e esperança. A confiança nos próprios negócios e a economia local permanece alta, indicando um ambiente de negócios mais favorável no estado.
ANÁLISE COMPARATIVA: Em outubro de 2024, o ICEI-MA alcançou 60,2 pontos, consolidando o segundo melhor resultado do ano, com um aumento de 1,9 ponto em relação ao mês anterior, sustentado pela atividade crescente nos setores de construção, indústria extrativa e de transformação.
Setorialmente: A indústria de transformação e a extrativa registraram 60,1 pontos, um aumento de 2,2 pontos, refletindo o impacto positivo do aumento de produção e da otimização de operações. Já o setor de construção atingiu 59,9 pontos, seu segundo melhor resultado do ano, com um avanço de 2,7 pontos, impulsionado pela melhoria no mercado de trabalho e projeções otimistas para o semestre seguinte.
Para acessar o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI) de outros períodos e demais pesquisas, sondagens, estudos, monitoramentos, relatórios e perfis, acesse o site da FIEMA no endereço www.fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário