Festival dos NUCAs do Selo UNICEF será de 06 a 08 de novembro na FETAEMA, em São José de Ribamar, e vai reconhecer as atividades desenvolvidas por adolescentes de municípios maranhenses em mudanças climáticas e proteção contra violências
Nos dias 06, 07 e 08 de novembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reunirá 64 adolescentes do Maranhão para compartilharem boas práticas de participação social protagonizadas em municípios do Selo UNICEF. Com o tema "Com meu NUCA, eu faço a diferença", o Festival reconhecerá o engajamento dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) em atividades relacionadas a temáticas prioritárias para a iniciativa, como mudanças climáticas, enfrentamento a violência racial e de gênero, empoderamento de meninas e dignidade menstrual.
O encontro será realizado na sede da FETAEMA– Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão, em São José de Ribamar e irá reunir adolescentes de 24 municípios do estado. Como parte desta edição do Selo UNICEF, 204 municípios maranhenses criaram NUCAs, reunindo mais de 3 mil adolescentes em grupos que são continuamente estimulados a participar de debates e decisões municipais. “Estamos encerrando o ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF e estes encontros serão também uma oportunidade de reconhecer, celebrar e estimular o fortalecimento das redes de adolescentes criadas a partir dos NUCAs, que já provocaram mudanças importantes em seus municípios”, disse Luiza Leitão, oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do UNICEF.
Durante o encontro presencial, os participantes também terão a oportunidade de visitar o Solar Cultural da Terra “Maria Firmina dos Reis”, os Museus do Reggae e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Além de participar de uma oficina fotográfica com o fotógrafo Paulo Vale, também terão uma roda de conversa formativa sobre enfrentamento a violências e dignidade menstrual com o Coletivo Menina Cidadã, da Cidade Operária.
O Festival dos NUCAs de Maranhão é uma iniciativa do Selo UNICEF e acontece também em outros 16 estados do Norte e Nordeste.
Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. No Maranhão 216 municípios aderiram ao ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF.
SERVIÇO
O quê: Festival Núcleos de Cidadania e Adolescentes (NUCAs) do Selo UNICEF
Quando: 06, 07 e 08 de novembro
Onde: Sede da FETAEMA – São José de Ribamar
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário