terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Para 2025, o projeto é ampliar o número de municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e consolidar roteiros turísticos integrados.

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) conclui 2024 com importantes conquistas no setor de Regionalização, reforçando o compromisso com o desenvolvimento turístico dos municípios maranhenses integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro. Ao longo do ano, as Expedições de Turismo seguiram uma abordagem regional, com foco na estruturação de roteiros integrados em cada polo turístico do Maranhão. Essas iniciativas fortaleceram a cooperação regional e valorizaram as riquezas culturais, naturais e históricas do estado.

A secretária de Turismo, Socorro Araújo, destacou o avanço das ações do setor e afirma que o trabalho integrado dos polos contribui para o desenvolvimento social e econômico do estado. “Estamos construindo, com a colaboração de gestores municipais e comunidades, um turismo que valoriza as características culturais e naturais de cada região. A Regionalização é a base para o avanço das atividades sustentáveis do Maranhão, gerando benefícios reais para a nossa população.”

Diversos Fóruns Regionais de Turismo foram realizados, mobilizando gestores municipais, empresários, comunidades e representantes de segmentos. Os eventos abordaram temas como Turismo de Base Comunitária (TBC), turismo sustentável, Etnoturismo, Afroturismo e fortalecimento de atrativos locais.

A superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, enfatizou resultados positivos das ações para uma perspectiva regional e destacou as atividades de formalização dos Polos. “Eu considero que foi um ano muito importante para o amadurecimento de algumas IGRs que optaram pela formalização como forma de concretizar a gestão descentralizada e estão aptas a receber recursos no âmbito federal ou de outras fontes, por exemplo, as IGRs dos polos turísticos Lençóis e Delta e do Munim. A do Polo Floresta dos Guarás se encontra ainda em processo, fortalecendo a independência dentro do ecossistema de governança”, relatou a superintendente.

Ao longo do ano, ainda como parte das ações das Expedições de Turismo, a Setur-MA também realizou visitas técnicas nos atrativos turísticos incluídos nos roteiros integrados para envolver a comunidade local no processo e identificar demandas. A equipe realizou atividades de capacitação para gestores locais e disponibilizou espaço de informações sobre o Cadastur e sobre o Mapa do Turismo Brasileiro. Essas ações contribuíram para os municípios identificarem oportunidades e para qualificar profissionais da região.

Os Fóruns e Encontros também envolveram comunidades quilombolas e indígenas, com ênfase no objetivo do Programa de Regionalização do Turismo de promover um desenvolvimento turístico mais inclusivo e representativo. Essas comunidades desempenham um papel fundamental ao possibilitar experiências autênticas, que enriquecem o turismo regional.

Agora, a Setur-MA projeta para 2025 a ampliação do número de municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, bem como a consolidação dos roteiros turísticos integrados de cada Polo, buscando a diversificação da oferta turística e fortalecimento das IGRs.

Reprodução: Turismo MA 

Fotos: Arquivo Ascom Setur-MA

0 comentários:

Postar um comentário