quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

A instituição financeira vai montar estrutura itinerante de atendimento para oferta de condições diferenciadas aos empreendimentos do município

Em reunião interinstitucional, o Banco do Nordeste definiu estruturação de unidade itinerante de atendimento para ofertar apoio creditício para empreendimentos de Estreito (MA)

Diante dos impactos econômicos provocados pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Governo do Maranhão, Prefeitura de Estreito e com a Associação Comercial da cidade, está implementando um conjunto de ações para apoiar a recuperação econômica do município e amenizar os prejuízos sofridos pela população. 

Entre as medidas anunciadas, o Banco do Nordeste vai oferecer renegociação de dívidas para os clientes com operações de crédito afetadas e disponibilizará linhas de crédito com carência e condições especiais, inclusive por meio do Programa Maranhão Juros Zero, instituído pelo Governo do Estado, voltado para micro, pequenos e médios empreendimentos. A instituição financeira vai estruturar uma unidade de atendimento itinerante, na cidade de Estreito, para facilitar o acesso à população. 

O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, destacou a importância de agir com rapidez para mitigar os prejuízos e retomar a estabilidade econômica local. "Constatamos o impacto severo que a queda da ponte causou. A situação é preocupante, a ponto de empresários precisarem demitir funcionários devido à redução drástica do fluxo econômico. Estamos mobilizados de forma integrada para reverter esse cenário, oferecendo crédito com as condições especiais do Fundo Constitucional, oportunizando renegociação de dívidas e ampliando o apoio financeiro aos empreendimentos do município, em conjunto com ações do Governo do Estado, Governo Federal e demais instituições empresariais e governamentais envolvidas", ressaltou. 

A ponte, que conectava o Centro-Sul do país ao Maranhão e à região Norte, por meio do corredor rodoviário Belém-Brasília, funcionava como eixo estratégico para o transporte de cargas, com um fluxo diário de aproximadamente 2,5 mil caminhões. Desde o acidente, o comércio local sofreu impactos significativos, especialmente nos setores ligados ao transporte e abastecimento, como postos de combustíveis, supermercados e pontos de alimentação, além das condições logísticas para escoamento de grãos por meio do Porto do Itaqui, que impacta também substancialmente o agronegócio do Maranhão e estados vizinhos. 

Isaque Nascimento acrescenta que a situação de emergência, decretada no dia 28 de dezembro, vai viabilizar celeridade nas ações de suporte ao município. “Ainda esta semana, vamos reunir a equipe do Banco do Nordeste, do Governo do Estado e da Prefeitura de Estreito para traçar novas estratégias, incluindo a possibilidade de incentivos fiscais às empresas atingidas”, frisou. 

A estrutura de atendimento do Banco do Nordeste na cidade de Estreito inicia seu funcionamento especialmente direcionado para os microempreendedores urbanos clientes do programa Crediamigo, a partir desta sexta-feira, 10, na Sala do Empreendedor da cidade.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário