Momento voltado para a sensibilização sobre o tema abordará a importância do diagnóstico precoce
São Luís (MA) - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) realizará, no dia 28 de fevereiro, um evento especial para marcar a campanha Fevereiro Laranja, à atenção sobre a leucemia e a importância do diagnóstico precoce deste conjunto de doenças que pode acometer pessoas de todas as idades. A iniciativa visa reforçar o alerta para a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode registrar mais de 11.500 novos casos no Brasil no triênio 2023-2025.
A programação acontecerá no Auditório Central da Unidade Presidente Dutra, das 09h às 11h, e contará com a presença de especialistas renomados, além de pacientes que compartilharão suas experiências com a doença e o transplante de medula óssea.
O evento trará informações essenciais sobre os diferentes tipos de leucemia, como a mieloide aguda (LMA), mieloide crônica (LMC), linfoide aguda (LLA) e linfoide crônica (LLC), além das opções de tratamento disponíveis, que incluem quimioterapia, transplante de medula óssea e terapias inovadoras, como os anticorpos monoclonais e a terapia gênica com o CAR-T Cell.
O médico hematologista e chefe do Setor de Apoio Terapêutico do HU-UFMA, Yuri Nassar, ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado: "Os sintomas mais comuns da leucemia incluem cansaço, fadiga, indisposição, sangramentos, infecções recorrentes, perda de peso e febre. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames como o mielograma, citometria de fluxo e testes genéticos, que ajudam a estratificar a doença e definir o tratamento mais adequado para cada paciente."
A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo não apenas informar, mas também incentivar a doação de medula óssea, que pode salvar vidas. Durante o evento, os participantes poderão entender melhor o processo de doação e como se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
A participação no evento é gratuita e aberta ao público. A conscientização e a solidariedade podem fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que lutam contra a leucemia. Participe!
Programação:
09h - Mesa de abertura:
Dra. Joyce Santos Lages - Superintendente do HU-UFMA
Dr. Dyego José de Araújo Brito - Gerente de Atenção à Saúde (GAS)
Dra. Ana Luiza Rodrigues Bezelga Assef - Chefe da Divisão de Apoio Terapêutico e Diagnóstico (DADT)
Dr. Yuri Nassar - Chefe do Setor de Apoio Terapêutico e Representante do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR)
09h45 - "Leucemias e Transplante de Medula Óssea"
Dr. Yuri Lopes Nassar - Médico Hematologista
10h - "Renata: uma história de superação e amor"
Renata Corrêa Veloso - Psicóloga
10h15 - "Doação de Medula Óssea, Doação de Vida"
Martha Paula - Médica e doadora de medula óssea
10h30 - "O impacto de um doador na vida de um paciente"
Dr. Frederico Vitório Lopes Barroso - Médico Ginecologista e Obstetra do HU-UFMA, receptor de transplante de medula óssea
11h - Encerramento
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU-UFMA
0 comentários:
Postar um comentário