A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), promoveu, nesta segunda-feira (17), a oficina “Turismo em Libras - Atendimento”. O treinamento ocorreu no auditório do Edifício João Goulart, localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís, e teve como objetivo qualificar atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) para recepcionar os surdos com mais eficiência e acessibilidade.
A secretária de Turismo, Socorro Araújo, frisou sobre os benefícios dessa capacitação e que este foi mais um passo importante para o setor no estado. “O turismo acessível e o receber bem os nossos visitantes são compromissos da nossa gestão. Com essa oficina, ampliamos o conhecimento dos servidores e, assim, garantimos um atendimento cada vez mais qualificado e inclusivo”, afirmou.
A coordenadora do CAT, Marília Ribeiro, reforçou que a iniciativa melhora a qualidade dos serviços prestados. “Os CATs são a porta de entrada para os visitantes que chegam ao nosso estado. Capacitar os atendentes para a comunicação em Libras é essencial para oferecer um serviço mais eficiente e acessível. Não é a primeira vez que promovemos uma atividade com esse foco e seguimos trabalhando para ampliar a acessibilidade”, disse.
A oficina faz parte de um projeto maior do Ifma que inclui a criação de um glossário de termos turísticos em Libras, fruto de pesquisas e colaboração entre professores, intérpretes e profissionais do setor.
O professor de Libras do Ifma, Klean Carvalho, explicou que a iniciativa busca tornar o turismo mais acessível. “Essa, hoje, é uma etapa de formação e extensão, onde trazemos para a comunidade o conhecimento que a universidade produz. O glossário que estamos desenvolvendo contribuirá para ampliar a comunicação entre a comunidade surda e os profissionais do turismo. Nosso objetivo é garantir que turistas surdos tenham suporte adequado durante suas viagens”, explicou.
Bento Filho, guia de turismo e atendente do CAT do Aeroporto, parabenizou pela iniciativa de capacitar os servidores. “É necessário, afinal de contas, a gente também recebe muito público com vários tipos de necessidades. Então, esse curso, de fato, além de contribuir para a qualificação e melhora no atendimento, também vem dar um suporte maior em termos de informações técnicas que os servidores necessitam. Isso é um avanço, porque é uma oportunidade para o profissional. E esse profissional, de fato, tem que estar qualificado até para atender bem os visitantes”, explicou.
Eduardo Barbosa, estagiário do CAT do Ceprama, relatou que o curso veio para ampliar o conhecimento e dar a atenção para o turista conforme a necessidade de cada um.
“Foi uma grata surpresa, porque quando se fala de atendimento, vem em mente logo o turista americano, europeu, da Itália e da França. Mas a demanda de pessoas surdas é muito maior do que antes. Agora vai ser muito bom, porque se vir alguém, já sei como ajudar e dialogar com ele”, enfatizou.
Informação: Turismo MA
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