sexta-feira, 28 de março de 2025

A educação é uma chave poderosa que abre muitas portas, até mesmo ultrapassa fronteiras. Esse é o caso de Maria Luiza Rodrigues (17), maranhense, aluna de escola pública e do Programa de Aprendizagem do Senac de Timon, que foi selecionada para representar o Maranhão na sexta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 26 e 30 de maio deste ano.

O PJM é uma estratégia do Setor Educacional do Mercosul que promove um espaço de encontro e diálogo para os jovens estudantes da rede pública dos países membros e associados do bloco, além de propor o fortalecimento de suas identidades, tornando-os cidadãos conscientes, ativos e comprometidos com suas comunidades e com a sociedade.

O programa também ajuda os participantes a desenvolverem habilidades como domínio da linguagem, resolução de situações-problema, debates, além de incentivá-los a criarem propostas relacionadas a assuntos de interesse comum. Neste ano, por exemplo, o tema do evento é “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Ao todo, cada estado concorre com seis candidatos, e eles devem apresentar um projeto que remeta ao tema principal. Os três mais votados irão representar o estado na etapa nacional. Maria Luiza se classificou em primeiro lugar, com 460 votos, e irá apresentar o projeto "Integralização da educação ambiental dentro das escolas, respeitando a ODS-13". Além de representar o estado no evento nacional, a aluna terá a oportunidade de concorrer a uma vaga para a etapa internacional.

Maria Luiza conheceu o Parlamento Juvenil do Mercosul por meio de sua professora Sandra, que posteriormente a orientou na elaboração do projeto. Além disso, Malu atribui ao Senac a possibilidade de ter se desenvolvido de maneira proveitosa para o evento: "Creio que ser aluna do Senac me ajudou muito, pois aqui aprendi a desenvolver a minha oratória, escrita, experiência e conhecimento, não só para o trabalho, mas para a vida", declara a jovem.

O Programa de Aprendizagem do Senac é uma ferramenta poderosa que tem transformado o futuro de milhares de jovens pelo país. Compromissada com uma educação profissional de qualidade, a instituição se empenha em preparar os alunos para atuarem de forma comprometida com a qualidade de seu trabalho, cônscios de seu papel na sociedade, e possibilitando a eles um futuro no qual possam alçar voos tão altos quanto os de Malu. Além disso, o Senac tem o objetivo de ampliar o protagonismo juvenil, social e econômico, reforçando o nosso compromisso com a formação integral do ser humano.

Mariana Sousa, professora do eixo de Gestão e Comércio do Senac de Timon, expressa orgulho pela aluna e destaca o seu comprometimento: "Aprendiz dedicada, sempre apresentou bom desempenho e protagonismo em sala de aula, e demonstra que com dedicação e empenho nossos alunos podem se destacar cada dia mais", conta a professora.

A educação tem um poder transformador e, por meio dela, futuros podem ser reescritos e sonhos podem ser realizados. Maria Luiza sabe bem disso e reconhece que, por meio dos estudos e do programa PJM, a sua vida foi impactada positivamente.

“A importância desse programa é enorme, demonstra que o governo pode, sim, proporcionar grandes ações e oportunidades para jovens como eu, que vêm de escola pública e que não têm condições financeiras, apenas o poder do conhecimento. É de extrema relevância que outras pessoas conheçam o PJM, pois dessa vez fui eu, mas amanhã pode ser o filho de alguém ou algum colega de classe. Promover projetos e ações é visualizar oportunidades e coisas boas para os jovens”, ressalta a jovem.

Assim como para Maria Luiza, o Senac compreende que é por meio da educação que podemos transformar o mundo. Por isso, é importante estarmos preparados quando o futuro bater à nossa porta.

 Informação: Senac MA 

0 comentários:

Postar um comentário