quinta-feira, 27 de março de 2025

Evento reunirá especialistas e registrará esse marco histórico na medicina do estado

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) promove, no dia 28 de março de 2025, uma programação especial em alusão aos 25 anos do primeiro transplante de rim no Maranhão. O evento celebra um marco histórico na medicina do estado e destaca a evolução dos transplantes renais na região, ao longo desse tempo foram mais de 800  transplantes renais  realizados.

A programação será realizada em dois auditórios e contará com solenidades, palestras, homenagens e atividades acadêmicas. No Auditório Central da Unidade Presidente Dutra, as atividades terão início às 9h, com a solenidade de abertura. Em seguida, às 9h30, serão realizadas homenagens aos profissionais e as instituições parceiras que contribuíram significativamente para a área. Logo após, às 10h30, o renomado nefrologista Prof. Dr. José Osmar Medina ministrará uma palestra especial sobre a história e os avanços dos transplantes renais no Brasil.

O encerramento da programação ocorrerá no Auditório do Palácio Cristo Rei, às 18h, com a entrega do Título Honoris Causa ao Prof. Dr. José Osmar Medina, em reconhecimento à sua contribuição para a nefrologia e os transplantes renais no Brasil.

O evento celebra não apenas o pioneirismo do primeiro transplante de rim no Maranhão, mas também reforça a importância da inovação e da formação profissional na medicina transplantadora. A presença de renomados especialistas promete agregar conhecimento e inspiração para estudantes, profissionais de saúde e a comunidade acadêmica, o paciente que foi o primeiro transplantado no estado também estará presente no evento.

Sobre o homenageado

O Prof. Dr. José Osmar Medina de Abreu Pestana é uma referência nacional e internacional na área de nefrologia e transplantes renais. Com uma extensa carreira acadêmica e médica, é professor titular emérito da disciplina de nefrologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Internacional de Transplantes (TTS - The Transplantation Society) e diretor superintendente do Hospital do Rim. Ocupa a cadeira número 50 da Academia Nacional de Medicina, é Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e é Representante no Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia - COMSAUDE da FIESP. Sua atuação tem sido fundamental para o desenvolvimento e a expansão dos serviços de transplante renal no Brasil, além de contribuir com pesquisas e inovações na área.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário