Os trabalhos desenvolvidos no Porto do Itaqui são destaques nos mais diferentes espaços a nível nacional e internacional. No mês de março, foi a vez de mostrar projetos e ações desenvolvidas pela Gerência de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social (GERRS) e pela Gerência de Saúde e Segurança (Gesas) junto à sua Coordenadoria de Serviço Médico (Comed).
Da Cúpula Global sobre o clima ao Pacto Global da ONU, as iniciativas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foram compartilhadas para ganhar o mundo e continuar na sua linha de evolução. Confira:
Projeto Impacto Verde é aprovado pela Cúpula Global da Juventude sobre o Clima
O projeto Impacto Verde, criado pela Emap, por meio da GERRS, foi aprovado pela Cúpula Global da Juventude sobre o Clima 2025 (Global Youth Climate Summit 2025). O evento é realizado anualmente em diferentes países, reunindo jovens, de 18 a 30 anos, para desenvolver habilidades de liderança e os apoiar em iniciativas de ação climática.
Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental nas comunidades que estão no entorno do Porto do Itaqui, o trabalho selecionado se junta a um grupo de 500 escolhidos de todo o mundo, que estão comprometidos com medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Impactos reais
De autoria de Maria Luísa Costa, colaboradora da Emap, o projeto parte de uma inquietação para transformar os hábitos negativos de descarte de resíduos, incentivando a reciclagem e práticas sustentáveis nas comunidades vizinhas ao Porto. Através de ações educativas, eventos comunitários e parcerias estratégicas, o projeto busca engajar os moradores e proporcionar uma fonte extra de renda, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente.
“Acredito que a solução está em capacitar os jovens, que podem liderar a mudança que nossas comunidades precisam. Ao educá-las sobre práticas sustentáveis como reciclagem, compostagem e gerenciamento de resíduos, podemos dar às pessoas ferramentas para transformar seus arredores”, detalhou Maria Luísa.
Agora, o projeto será avaliado por uma banca analisadora e, ao final do evento, dez campeões do clima dos países mais vulneráveis serão selecionados para receber US$ 1.000 cada para implementar projetos climáticos e de biodiversidade em suas comunidades. “Quando se trata de lixão a céu aberto, não se fala somente de meio ambiente, mas o cuidado vai além dessa esfera quando entendemos que esse descarte reflete em questões de saúde, econômicas e sociais. Assim, entendemos que é preciso repensar o que é lixo e o que pode ser reaproveitado, e temos como projeto uma forma de monetarização desses resíduos descartados a fim de estimular tanto o cuidado com a sociedade e meio ambiente, como geração de renda”, explicou a gerente de responsabilidade social do porto, Marina Moura.
Emap integra o GT Saúde e Futuro do Trabalho do Pacto Global e Movimento Mente em Foco da ONU
Em março, a Gesas da Emap, junto à sua Comed, compartilharam as ações de saúde e segurança desenvolvidas para os colaboradores(as) do Porto do Itaqui com o grupo de trabalho “Saúde e Futuro do Trabalho” do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O evento, ocorrido no Rio de Janeiro, reuniu empresas ao redor do país para alinhar operações e estratégias a partir de dez princípios universais.
“Participar desse grupo de trabalho possibilita o alinhamento com as melhores práticas internacionais em saúde e segurança ocupacional, ampliando a visão da gerência sobre as novas tendências e inovações. Essa troca de conhecimento enriquece as políticas de segurança do trabalho, promovendo a implementação de soluções mais eficazes para a proteção dos trabalhadores”, informou Jackeline Gama de Figueiredo, gerente de saúde e segurança da Emap.
Iniciativas que movimentam
Durante o evento, a Emap reforçou suas iniciativas alinhadas ao Pacto Global. A cada ano, são realizadas 20 campanhas voltadas à saúde, vacinação e prevenção de doenças. Foi dado ênfase ainda ao “Acolhemente”, programa de Saúde Mental da Emap. Nele, são realizadas avaliações psicológicas e cognitivas, psicoterapia, rodas de conversa, palestras, consultas psiquiátricas e telemonitoramento emocional.
“A participação da Emap no grupo reafirma o compromisso com o trabalho decente e ambientes corporativos saudáveis, seguros e prósperos. Essa troca de conhecimentos é uma ação vital para promover um ambiente laboral mais seguro e saudável, além de posicionar a Empresa como referência no compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores”, comunicou a enfermeira do trabalho da Emap, Benylda Araújo.
Segurança em primeiro lugar
A Emap realiza, de forma contínua, treinamentos e campanhas educativas focadas em segurança e resposta a emergências, envolvendo colaboradores de todas as empresas que operam no porto. Com caráter mandatório, esses treinamentos fornecem informações essenciais, capacitando os participantes a garantir tanto sua segurança pessoal quanto a de toda a equipe, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro. O último treinamento foi sobre o uso do extintor de incêndio, ocorrido no mês de fevereiro.
A atuação dentro desse grupo também oferece a oportunidade de colaborar com outras empresas e instituições que compartilham o mesmo compromisso com a saúde e o bem-estar no ambiente laboral.
Informação: EMAP
0 comentários:
Postar um comentário