sexta-feira, 11 de abril de 2025

Aumento na produção e no número de empregados sinaliza recuperação econômica

SÃO LUÍS – Em fevereiro de 2025, a indústria maranhense apresentou crescimento com o volume de produção aumentando 1,0 ponto em relação ao mês anterior, totalizando 52,3 pontos, conforme a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Este aumento é um indicativo de recuperação na atividade industrial, refletindo uma demanda crescente por produtos e potencialmente resultando em maior geração de receita e empregos no setor.

Além do crescimento na produção, o indicador de "empregados" também registrou uma alta expressiva de 4,9 pontos, alcançando 55,3 pontos. Esse aumento no número de contratações demonstra uma confiança crescente das indústrias na economia local, o que pode melhorar a renda das famílias e impulsionar o consumo. A expectativa é que essa tendência seja mantida.

Por outro lado, a evolução dos estoques de produtos apresentou queda de 6,5 pontos, totalizando 47,2 pontos. Essa redução sugere que as vendas superaram a produção, um sinal positivo de demanda, mas que também pode gerar pressão para um aumento na produção. A utilização da capacidade instalada, por sua vez, caiu 4,0 pontos percentuais, registrando 70,0 pontos, o que pode afetar a eficiência operacional e os custos fixos das empresas, mas também pode ser uma oportunidade para manutenção e atualização de equipamentos.

As expectativas para os próximos seis meses são otimistas, com um aumento de 4,8 pontos na demanda por produtos, totalizando 57,3 pontos. O crescimento nas expectativas de compra de matéria-prima, que subiu 2,3 pontos, também indica que as indústrias estão se preparando para atender à demanda futura. No entanto, a leve queda na expectativa de contratação de empregados, que totalizou 53,9 pontos, pode ser um reflexo das incertezas macroeconômicas que ainda permeiam o setor.

Além da Sondagem Industrial, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão disponibiliza uma série de publicações em seu site https://www.fiema.org.br/, como pesquisas, análises setoriais, informativos, guias, cartilhas e monitoramentos.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário