A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) lançou, nesta segunda-feira (7), o edital do projeto Trilha dos Saberes Para o Turismo, voltado à capacitação de comunidades tradicionais, visando o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) nessas localidades.
O lançamento ocorreu de forma virtual pela secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, para os presidentes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) que integram os nove polos turísticos maranhenses e que têm interesse em indicar comunidades tradicionais para participarem do projeto.
Para participarem da chamada pública, as comunidades selecionadas devem estar localizadas nos territórios dos polos turísticos, conforme o Mapa do Turismo Brasileiro, com representação de uma IGR
Como previsto no edital, cada presidente de IGR poderá fazer a inscrição indicando uma comunidade de seu respectivo polo, desde que atenda aos critérios da seleção, entre eles, ser reconhecida como comunidade tradicional (quilombola, indígena, ribeirinha ou outra); além de potencial para atividades turísticas, como recursos naturais, patrimônio histórico e cultural.
O projeto será composto por dois ciclos de cursos e palestras, onde serão realizados os diagnósticos, as etapas de realização dos cursos de capacitação e, por fim, a formação de uma comissão temporária de desenvolvimento turístico das localidades, com o objetivo de propor estratégias e elaborar um planejamento de desenvolvimento do turismo nas comunidades selecionadas.
A iniciativa do projeto Trilha dos Saberes tem como objetivo identificar e discutir oportunidades para o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades tradicionais, promovendo a valorização de sua cultura, história e tradições.
A secretária Socorro Araújo destacou a importância do Trilha dos Saberes como importante ação de fomento do turismo nas comunidades tradicionais.
“Nós acreditamos no potencial turístico e na capacidade das comunidades tradicionais fazerem do turismo uma mola propulsora de desenvolvimento e geração de renda nessas localidades. As comunidades tradicionais têm muito a oferecer em termos de história, tradição e belezas naturais. Essas atividades serão de fundamental importância nas ações de identificação, produção, cultura e de fomento do turismo nas comunidades tradicionais. Esta é uma ação bastante significativa para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária”, destacou Socorro Araújo.
O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, reforçou que as ações desenvolvidas pelo projeto Trilha dos Saberes irão contribuir para fortalecer o Turismo de Base Comunitária no Maranhão.
“O foco do projeto é ofertar cursos de capacitação e atuar na promoção com destaque para as comunidades tradicionais, quilombolas, povos originários e ribeirinhos do estado. Essa iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio cultural dessas comunidades, ao mesmo tempo que fomenta o desenvolvimento local de forma inclusiva e participativa”, explicou o superintendente.
A lista das comunidades indicadas por cada polo turísticos no estado será divulgada no dia 25 de abril.
Confira o edital no seguinte link: https://turismo.ma.gov.br/pregoes?status=&type=
As inscrições podem ser realizadas até 22 de abril, através do preenchimento do formulário disponível no site da Setur-MA: https://turismo.ma.gov.br/ ou diretamente no link https://forms.gle/GFLfjRo3B81LDGq79 , e ainda de forma presencial na sede da secretaria, localizada na Praça Dom Pedro II, nº32 - Centro Histórico de São Luís, no horário das 13h às 18h.
Os interessados devem preencher também as declarações de interesse presentes nos anexos I e III do edital e enviá-las devidamente assinadas pelo líder comunitário e pela secretaria municipal responsável pela pasta do turismo do município ao qual a comunidade faz parte.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário