sexta-feira, 27 de junho de 2025

Equipe vai representar o Brasil no Asia Pacific Open Championship, etapa internacional da FIRST LEGO League


SÃO LUÍS – Seis estudantes maranhenses do ensino básico vão representar o Brasil em um dos palcos mais prestigiados da robótica educacional no mundo. A equipe Unimate, da Escola SESI São Luís, foi selecionada para competir no Asia Pacific Open Championship (APOC), etapa internacional da FIRST LEGO League (FLL), que ocorre de 3 a 6 de julho, em Sydney, na Austrália. A classificação veio após a equipe Unimate ficar entre as dez melhores do Brasil na etapa nacional da competição, realizada em Brasília, onde o grupo também conquistou o Prêmio de Excelência em Engenharia, destacando-se entre centenas de projetos avaliados por critérios de inovação, design e resolução de problemas reais.

A edição australiana reunirá 70 equipes de diversos países, selecionadas com base em critérios de desempenho técnico e colaboração. O evento tem foco em soluções práticas com uso de tecnologia, envolvendo desafios de programação, design de robôs e propostas para problemas reais do cotidiano. A programação inclui também atividades culturais e visitas guiadas, promovendo a troca de experiências entre estudantes de diferentes países.

A participação brasileira é liderada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que tem apostado na robótica como ferramenta pedagógica para despertar o interesse de jovens pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática — as chamadas STEAM. De acordo com pesquisa aplicada a 1.400 alunos do 7º Festival SESI de Educação, 43% dos estudantes envolvidos com robótica têm intenção de seguir carreira em engenharia. Além disso, os alunos destacam o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, planejamento e lógica, competências valorizadas pelo mercado. 

“Estamos investindo em nossos jovens para que desenvolvam competências do século XXI e se tornem protagonistas em qualquer lugar do mundo”, afirma Diogo Diniz Lima, superintendente regional do SESI Maranhão, que acompanha a comitiva.

Também integram a delegação a gerente da Escola SESI São Luís, Antonia Cristina Cunha; os técnicos de robótica João Mateus Lima de Araújo e Antonino Lisboa Medeiros Neto, ambos professores do SESI-MA; e os estudantes Arthur Filipe Borges (9º ano), Ellen Victoria Fontes (8º ano), Iara de Monroe Dutra (1º ano), Isabella Viana de Sousa (1º ano), Kaik Nunes Rodrigues (9º ano) e Nayara Bastos Sales (9º ano).

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil precisará qualificar mais de 130 mil engenheiros entre 2025 e 2027 para atender às demandas de setores como automação, mecatrônica, energia, construção e alimentos. Nesse contexto, iniciativas como a do SESI são vistas como estratégicas para fortalecer a base educacional voltada ao desenvolvimento tecnológico do país.

A comitiva maranhense embarca na madrugada do próximo domingo, 29 de junho, rumo à Austrália, levando na bagagem robôs programáveis, sensores e o compromisso de representar o Brasil em um dos maiores encontros internacionais de ciência escolar.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário