quinta-feira, 26 de junho de 2025

Evento reuniu profissionais e colaboradores para discutir acessibilidade, equidade e enfrentamento às barreiras sociais e atitudinais.

Na manhã desta quinta-feira (26), o Hospital Universitário da Ufma (HU-Ufma) sediou a palestra “Capacitismo, não! Quebrando paradigmas e desconstruindo barreiras”. O palestrante foi o subsecretário da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), Luiz Thadeu Nunes, referência na temática. O evento contou com a participação de profissionais da saúde, colaboradores, estudantes e convidados.

“É fundamental garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos, especialmente das pessoas com deficiência. Desde que assumi o cargo, em março de 2023, temos trabalhado intensamente, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, no mapeamento de pontos turísticos e execução de adaptações necessárias em São Luís, para tornar esses espaços mais acessíveis e acolhedores. A participação em eventos como este fortalece ainda mais nosso compromisso com a inclusão”, destacou Luiz Thadeu.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, pontuou a relevância do debate. “A diversidade e a acessibilidade são pilares essenciais para o turismo sustentável e humano. Nosso papel é construir uma rede de empatia, onde todos possam viver experiências turísticas com dignidade e respeito. O Maranhão é para todos e estamos investindo para que essa realidade se concretize”.

Para Rodrigo Carvalho, analista em Publicidade e Propaganda do HU-Ufma, o evento foi um marco significativo dentro do ambiente hospitalar. “Considero de extrema importância. Para mim, como pessoa com deficiência e colaborador do HU-Ufma, é muito gratificante ver um hospital deste porte, que é referência no estado há tantos anos, abrindo espaço para discutir diversidade e inclusão. Acredito que isso reafirma o compromisso do HU, não só com a saúde física dos seus pacientes e colaboradores, mas com a defesa dos nossos direitos, da dignidade humana, equidade e possibilidades de crescimento. Foi uma manhã de muitos aprendizados, trocas e, acima de tudo, de reconhecimento para nós enquanto profissionais e cidadãos”.

A psicóloga organizacional do HU-Ufma, Nelma Pereira, idealizadora da palestra, explicou que o tema surgiu da necessidade de promover mais espaços de diálogo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e no atendimento hospitalar. “Nossa proposta é sensibilizar os colaboradores e gestores sobre a importância de atitudes inclusivas. O capacitismo ainda é uma barreira estrutural e cultural e precisamos enfrentá-lo com conhecimento, empatia e prática diária”.

A presença da Setur-MA na II Jornada sobre Diversidade e Inclusão reforça o compromisso do Estado com a valorização da dignidade humana, construindo um ambiente cada vez mais acessível e acolhedor para todos.

O que é capacitismo?

Capacitismo é a discriminação, preconceito e exclusão social direcionados a pessoas com deficiência, baseados na crença de que elas são inferiores ou menos capazes devido às suas condições físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais. É uma forma de preconceito estrutural que se manifesta em atitudes, comportamentos, barreiras físicas e sociais e sistemas que impedem a plena participação e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário