segunda-feira, 14 de julho de 2025

Neste ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo comemora 80 anos de existência e atuação exponencial na economia brasileira. Em consonância com essa data especial, nos dias 7 a 11 de julho, a cidade de Brasília recebeu o Conecta e o Sicomércio, eventos que visaram à integração e ao fortalecimento das entidades que compõem o Sistema Comércio e que buscaram colocar os pequenos negócios no centro das discussões, reconhecendo seu papel imprescindível na geração de empregos e no desenvolvimento social do país.

A programação teve início na segunda-feira (07), com o Conecta, que, além de buscar o crescimento dos associados do Sistema Comércio, teve também o objetivo de fortalecer a imagem da CNC junto às federações, ao SESC e ao Senac, promovendo uma atuação estratégica, inovadora e integrada por meio de palestras, trocas de experiências e apresentações de soluções e práticas de sucesso. O evento foi direcionado aos Presidentes de federações, Técnicos de Comunicação/Marketing, Jurídico/Sindical, Relações Institucionais, Tecnologia/Inovação e Planejamento, Diretores, Assessores de comunicação dos Departamentos Regionais do SESC e do SENAC e Superintendentes/Executivos das federações estaduais e nacionais que estiveram na cidade para vivenciar essas imersões.


Ainda no dia 07, aconteceu o 6º Fórum Nacional de Superintendentes das Federações do Sistema Comércio, no qual os participantes foram apresentados a atualizações sobre temas relevantes, apresentados pelas áreas técnicas da CNC, e alinharam informações, entendimentos e posicionamentos, a fim de garantir uma visão sistêmica do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, o fórum promoveu a integração entre os Superintendentes que atuam diretamente ligados à alta gestão das federações.

Na terça-feira (08), os eventos se sucederam com o segundo dia do Conecta e com a Reunião Ordinária da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio, na qual Diretores da CNC, Suplentes de diretoria convocados e convidados se reuniram para discutir assuntos institucionais. No dia seguinte, aconteceu a Reunião da Comissão de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio (CERSC), na qual os membros efetivos e suplentes convocados deliberaram sobre assuntos de enquadramento e registro sindical.

O último dia do Sicomércio foi muito marcante e enriquecedor. Nele, sindicatos de todo o país apresentaram práticas inovadoras que demonstraram como a atuação sindical pode ser estratégica e representativa. Os espaços foram divididos em: eixo de relações sindicais, eixo de representação institucional, eixo de atuação gerencial, eixo de desenvolvimento de negócios e eixo de comunicação institucional, nos quais foram compartilhadas experiências e realizadas diferentes atividades voltadas à sustentabilidade institucional, à modernização da representação e à valorização da base empresarial de cada região.

Segundo o Presidente da CNC, José Roberto Tadros, o Sicomércio 2025 se consagrou como o maior encontro de sindicalistas e líderes empresariais do comércio no mundo. O evento reuniu mais de 1.200 sindicatos, que, juntos, puderam discutir os rumos do comércio brasileiro e internacional, evidenciando o compromisso da CNC e dos líderes sindicais com o futuro do Brasil.

Informação: Senac MA 

0 comentários:

Postar um comentário