quarta-feira, 2 de julho de 2025

Somente no HU-UFMA, estão previstas mais de 120 cirurgias e 300 procedimentos, sendo o hospital com o maior número de cirurgias nesta ação


São Luís (MA) –  No próximo sábado (05), a partir das 8h, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) será palco de mais uma edição do Dia E, ação coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). A iniciativa integra o projeto Ebserh em Ação e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do país.

Nesta edição, estão previstos 7.811 atendimentos em nível nacional, incluindo 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames, contemplando especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, saúde da mulher, entre outras. As atividades acontecerão simultaneamente em toda a rede.

Diferentemente de um mutirão aberto ao público, os atendimentos serão voltados exclusivamente a pacientes da própria fila de espera, previamente agendados pela equipe assistencial. Somente no HU-UFMA, estão previstas mais de 120 cirurgias e 300 procedimentos, sendo o hospital com o maior número de cirurgias programadas em todo o país.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressaltou que a iniciativa contribuirá de forma significativa para atender à grande demanda por procedimentos. “Essa é uma ação estratégica, que mobiliza toda a nossa equipe e reafirma o papel dos hospitais universitários como espaços de assistência, ensino e formação. Sermos o hospital com o maior número de cirurgias programadas neste Dia E é motivo de orgulho e reforça a capacidade do HU-UFMA em oferecer uma resposta concreta às necessidades da população maranhense, com responsabilidade, eficiência e cuidado humanizado" destacou a gestora.

A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas e a procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula e pelo Ministério da Saúde, a ação contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizados 166 mutirões pela Rede Ebserh.

Desde seu lançamento, o projeto Ebserh em Ação mobiliza os hospitais universitários federais para a realização de mutirões, com a participação ativa de residentes e estudantes da graduação, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população.

SAIBA MAIS

Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh.  Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais ­(HUFs).

A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  


SERVIÇO:

Mutirão de Cirurgias, consultas e exames - Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

Quando? 05/07

Horário? A partir das 8h

Onde? Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil.

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário