Movimento que conecta cultura, turismo e economia criativa na capital maranhense vai ocorrer no mês de setembro, com ênfase na sustentabilidade. Quinta edição do Mobiliza SLZ entrou na jornada nacional do Sebrae Pré-Cop30.
![]() |
Em junho, a coordenação do Mobiliza SLZ realizou encontro para ouvir a comunidade e apresentar as primeiras informações sobre a edição de 2025 (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ) |
A criatividade desempenha um papel importante na construção de um futuro mais sustentável. É isso que a 5ª edição do Mobiliza SLZ pretende enfatizar durante nove dias de atividades simultâneas em diversos pontos de São Luís (MA), de 6 a 14 de setembro. Ao exaltar a biodiversidade da capital maranhense, a identidade visual do Mobiliza 2025 ilustra a relação intrínseca entre cultura e sustentabilidade, tema que o movimento se propõe a evidenciar este ano.
"O Mobiliza São Luís é uma iniciativa voltada ao fortalecimento dos empreendedores que atuam na cultura, no turismo e na economia criativa de São Luís. Neste ano, quando o país vai receber a COP-30, que é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o legado que queremos deixar para a cidade é a reflexão sobre como os empreendedores desses segmentos podem gerar impactos sociais e ambientais positivos para as futuras gerações", disse o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, idealizador do movimento.
![]() |
A produtora Déborah Arruda participou da edição 2024 e está envolvida novamente no movimento em 2025 (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ) |
O Mobiliza SLZ 2025 foi incluído na Jornada Pré-COP30 do Sebrae Nacional, que consiste em um calendário de participações da instituição em eventos realizados em diversas cidades do país ao longo deste ano, nos quais são discutidas pautas da 30ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, programada para ocorrer no mês de novembro, em Belém (PA). Em contribuição à agenda climática, o Sebrae selecionou cinco eixos estratégicos conectados aos pequenos negócios.
Entre esses eixos, o movimento maranhense abarca principalmente o de "Empreendedorismo Feminino, Diverso e Inclusivo". Na edição de 2024, as mulheres representaram 75% dos produtores de eventos e atividades da programação. Uma delas foi Déborah Arruda, da Rede de Prosperidade Familiar, que desenvolveu a ação "Trilhas da Prosperidade" na área Itaqui-Bacanga, um dos territórios criativos da capital maranhense mapeados pelo Sebrae. A atividade beneficiou inúmeras famílias da comunidade. "Temos a expectativa de impactar ainda mais pessoas na área da economia criativa, do empreendedorismo, da sustentabilidade. Pensar também novos caminhos possíveis para o planeta por meio de ideias criativas, inventivas", anunciou.
![]() |
Coordenadora do Mobiliza, Danielle Abreu apresentou as novidades da edição deste ano aos criativos em primeira mão (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ) |
Além disso, o Mobiliza SLZ também se relaciona com os eixos estratégicos de "Inovação para uma Economia de Baixo Carbono e Bioeconomia" e "Resiliência Climática Territorial e Economia Circular", considerando o expressivo engajamento de vários empreendedores criativos com atuação nos segmentos de moda, música e em negócios que utilizam recursos biológicos renováveis.
De acordo com Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ, a principal missão do movimento, desde o início, é reforçar o senso de pertencimento. "Há diversas iniciativas aqui, em São Luís, que são muito ricas dentro da economia criativa, e que parte da população da cidade ainda não conhece. Precisamos valorizar o que é nosso, o que é produzido aqui, comprar dos pequenos negócios e, também, celebrar a cultura do Maranhão e de São Luís", ponderou.
![]() |
A identidade visual do Mobiliza SLZ é atualizada todos os anos e, em 2025, remete à sustentabilidade e às discussões da COP-30, ao trazer elementos da natureza local |
Intercâmbio Cultural — Outra novidade desta edição do Mobiliza SLZ é um intercâmbio com a França, integrando as ações do Ano Cultural Brasil-França 2025. A Central Única de Favelas (CUFA) da França vai promover, neste fim de semana, a Expo Favela Innovation Paris 2025, evento de inovação e empreendedorismo das favelas. O empreendedor vencedor ganhará uma viagem para a capital maranhense, custeada pelo Sebrae Maranhão, para uma imersão e momento de troca com os criativos maranhenses no Mobiliza 2025.
Inscrições de projetos — Com vagas limitadas, no dia 14 de julho serão abertas as inscrições para que produtores possam submeter iniciativas nos eixos de cultura, turismo ou economia criativa desenvolvidas em São Luís (MA), principalmente nos territórios criativos do Centro, Itaqui-Bacanga, Liberdade, Coroadinho e Cidade Operária, locais priorizados pela coordenação. As inscrições serão realizadas até o dia 07 de Agosto, exclusivamente por meio do site mobilizaslz.com.br.
Informação: Assessoria de Comunicação/Mobiliza SLZ
0 comentários:
Postar um comentário