A agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do mundo, segundo o Anuário Estatístico da Contag e Dieese, demonstrando assim grande importância e impacto na economia de todo o país. A fim de celebrar e promover ainda mais esse trabalho na nossa região, na última quarta-feira (26), aconteceu a abertura da 4ª edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar (FENAFES) e 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), na Lagoa da Jansen, em São Luís.
O evento, que ocorrerá até o dia 29 de novembro, é uma iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e reunirá, em prol da agricultura familiar do Nordeste, diversos trabalhadores rurais, representantes do poder público de nove estados da região e parceiros, entre eles o SENAC Maranhão. As expectativas para estas edições são muito otimistas, como conta a Assessora Técnica da SAF, Ana Paula Dias:
“A expectativa para este ano é muito positiva, especialmente porque a Feira Nordestina será realizada juntamente com a Feira Maranhense da Agricultura Familiar. Essa união fortalece ainda mais o evento, amplia o alcance e cria um ambiente ainda mais favorável para novos negócios. A cada edição percebemos avanços tanto na organização quanto na qualidade dos produtos e na participação do público”, declara a Assessora.
Ainda segundo Ana Paula Dias, também é esperado para este ano um fluxo maior de visitantes, mais oportunidades de vendas, novas parcerias e uma visibilidade ainda mais ampla para os empreendimentos da agricultura familiar. A ideia é consolidar o evento como um dos mais importantes do setor no estado e na região.
Programação das feiras
A programação da FENAFES e da FEMAF está recheada de atividades e contará com espaços voltados para tecnologia, conhecimento, cidadania, cultura, comércio, artesanato e gastronomia. Este último terá a participação do SENAC, que, no dia 28, a partir das 17h, apresentará o Cozinha Show na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, onde os instrutores Franceildo Silva e Thaynara Gaspar levarão ao público demonstrações culinárias ao vivo, compartilhando técnicas, dicas e o autêntico sabor maranhense.
O cardápio da Cozinha Show incluirá receitas feitas a partir de ingredientes regionais, ressaltando fortemente a diversidade e riqueza do nosso estado, como o arroz com cuxá, peixe frito ao óleo de babaçu, cookie de mesocarpo do babaçu e quiche de mesocarpo com recheio de camarão e babaçu.
O evento também oferecerá serviços como emissão de documentos, imunização, atendimento jurídico na área da família, exposição de tecnologias e insumos agrícolas, minicursos, palestras e painéis sobre sustentabilidade, além de contar com mais de 300 expositores do Nordeste, que apresentarão artesanato regional, produtos do campo e produtos in natura, como derivados do babaçu, geleias e doces.
O público também poderá assistir a diversas atrações musicais, como Diogo Nogueira, Roberta Miranda, Juliana Linhares, Os Tropix, Nivaldo Santos, Andreia Frazão, Pinduca, Baré de Casco, Trio Mulundus, Victor Cena, entre outros.
Conexão SENAC e SAF
A parceria inédita do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar é um importante movimento que chegou para unir forças em prol da valorização e divulgação da agricultura familiar, do empreendedorismo e da gastronomia no estado. A presença da Cozinha Show nas feiras levará ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a culinária maranhense e aprender com profissionais da área. A Assessora Técnica da SAF fala sobre a colaboração:
“A parceria com o Senac foi firmada com o objetivo de fortalecer e potencializar a Cozinha Show, tornando-a um dos destaques da feira. Buscamos a instituição por reconhecer sua excelência na formação gastronômica e seu compromisso com a valorização dos sabores maranhenses. Essa união qualifica as apresentações culinárias e enriquece a experiência do público. Assim, unimos esforços em uma colaboração que eleva o padrão do espaço gastronômico e contribui para o sucesso da feira”, explica Ana Paula Dias.
Ações como estas promovem e fortalecem o trabalho de milhares de famílias que se dedicam à agricultura e integram produção, conservação dos recursos naturais, saberes locais e tradições culturais. Para o SENAC, valorizar o trabalho desses agricultores é essencial para fortalecer os vínculos com a terra e a comunidade, promovendo coletivos rurais cada vez mais prósperos e sustentáveis.
Participe das ações
A FENAFES e a FEMAF são uma oportunidade de integração e lazer para toda a comunidade. Com entrada gratuita, os eventos reúnem programação diversificada e experiências que prometem movimentar o público, entre elas, a Cozinha Show do SENAC.
Além da programação cultural e educativa, as feiras também mobilizam solidariedade. Durante o evento, será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar. A iniciativa convida os visitantes a contribuir com 1 kg de alimento e a fazer parte dessa rede de apoio e esperança coletiva.
A programação completa das feiras pode ser acessada nas redes sociais da Secretaria da Agricultura: @sistemasafma
Informação: Assessoria de Comunicação - Senac/MA
Movimento do Sebrae Maranhão marca o Dia do Orgulho Territorial com programação colaborativa e ações que valorizam a identidade cultural do Munim.
O Tô no Mará começa hoje, 28 de novembro, transformando a cidade de Icatu em um grande circuito de cultura, criatividade e celebração do Território Munim. Realizado pelo Sebrae Maranhão em parceria com os municípios do território, o movimento promove a ocupação criativa dos espaços públicos e marca a abertura oficial do Dia do Orgulho Territorial, reunindo Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Rosário, Bacabeira e a cidade anfitriã.
Para a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia, o Tô no Mará é uma ocupação cultural e é um símbolo do potencial do território. “O Tô no Mará nasce como um convite à criatividade, ao encontro e ao reconhecimento do que nos torna únicos enquanto território. Aqui, os municípios se conectam, fortalecem vínculos e mostram, por meio da arte e da colaboração, a força da nossa identidade. É um movimento que valoriza o fazer local, o empreendedorismo, a cultura e o orgulho de pertencer ao Munim. Estamos muito felizes em ver esse momento ganhar vida em Icatu”, ressalta a gerente.
A partir das 8h, do dia 28, as delegações chegam ao município para o café criativo, seguido da abertura oficial do evento e da instalação das intervenções produzidas pelos grupos dos municípios. Os visitantes acompanharam ações que incluem entregas de legados, grafites, instalações simbólicas, jardins afetivos, exposições e apresentações culturais que dão vida às tradições do Munim.
Ao meio-dia, será aberta a Feira Gastronômica, reunindo sabores típicos e empreendedores da região. A feira segue integrada ao circuito de visitação nos pontos criativos espalhados pela cidade. À tarde, o evento ganha ainda mais cor com o cortejo artístico, seguido de apresentações culturais no coreto que se estende até a noite, reforçando o sentimento de pertencimento e celebrando a economia criativa local. A programação segue durante todo o dia 29, com novas visitas ao circuito criativo, Feira Gastronômica e interação com as intervenções instaladas pelos municípios.
O prefeito de Icatu, Wallace Azevedo, também destacou a importância do evento e reforçou o convite para a população. “Icatu está preparada para receber o Tô no Mará e acolher cada visitante e cada delegação com carinho e organização. Temos uma ótima expectativa, porque o movimento coloca nosso território em evidência e mostra a força cultural e criativa do dos municípios do Munim. Essa parceria entre a Prefeitura de Icatu e o Sebrae já deu certo e continuará rendendo frutos para a nossa gente. Será um evento muito promissor, que valoriza nossa identidade, fortalece as conexões com os municípios vizinhos e convida todos os itauenses a viver esse momento especial conosco.”
O Tô no Mará é uma realização do Sebrae Maranhão, em parceria com os municípios de Icatu, Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Rosário e Bacabeira, além do IGR Munim, IGR Lençóis/Delta, AGELIDER e do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Maranhão.
Informação: Sebrae MA
Idealizada pelo Conselho Deliberativo (CDE) da instituição, a iniciativa homenageia pessoas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo no estado.
Valorizando trajetórias inspiradoras que transformam realidades, o Sebrae Maranhão realizou na noite desta quarta-feira (26), em São Luís (MA), a 1ª edição da Medalha do Mérito Empreendedor, iniciativa inédita que homenageia pessoas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo no estado. A premiação, idealizada pelo Conselho Deliberativo (CDE) da instituição, é um reconhecimento àqueles que promoveram ações de excelência alinhadas à inovação, liderança e responsabilidade social.
“A Medalha do Mérito Empreendedor do Sebrae Maranhão é a materialização de um propósito, de uma visão e de uma convicção profunda de que o estado cresce quando acredita nos seus empreendedores e quando investe neles. Celebramos trajetórias que inspiram, emocionam e provam, com resultados e histórias reais, que o empreendedorismo transforma”, destacou o presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, durante a premiação.
O patrono da 1ª edição do evento foi o empresário e engenheiro civil Edilson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e ex-presidente do CDE do Sebrae Maranhão (2016 - 2018). Em reconhecimento à sua dedicação na defesa dos interesses da classe empresarial e no desenvolvimento das indústrias maranhense e brasileira, Edilson recebeu das mãos do presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, a placa de homenagem da Medalha do Mérito Empreendedor.
“Estou muito feliz com a homenagem e com o trabalho que temos feito junto aos micro e pequenos empresários. As oportunidades, os momentos e as pessoas que cruzaram meu caminho desde quando eu nasci foram decisivos para que eu chegasse onde estou. Cada parceria, cada desafio e cada conquista contribuíram para essa trajetória que hoje celebramos”, agradeceu Baldez.
Homenageados
A primeira homenageada com a Medalha do Mérito Empreendedor foi a empresária Ana Luzia Alhadeff, proprietária da Doce Pedaço Biscoitos Finos. Sua trajetória teve início com um desafio pessoal: para cuidar da filha Sofia, diagnosticada com paralisia cerebral e intolerância à lactose, Ana teve a ideia de criar receitas artesanais de biscoitos sem lactose, que deram origem à Doce Pedaço.
A empresa que começou de forma modesta, com um investimento inicial de apenas R$ 300, atualmente produz cerca de dez toneladas de biscoitos por ano, exporta para o México e está em negociação com Portugal, com previsão de faturamento de R$ 220 mil em 2025. Ana Luzia também já conquistou duas vezes o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, consolidando-se como referência em superação e inovação.
“Para mim, este é um momento único, porque falar em empreendedorismo e da minha trajetória está intrinsecamente ligado ao Sebrae. O Sebrae acreditou na Doce Pedaço quando nem mesmo a minha família acreditava. Acreditou que uma professora, voltando ao mercado de trabalho e que tinha deixado o mestrado para cuidar da filha, podia se reinventar, se agigantar e fundar uma empresa de biscoitos artesanais”, disse Alhadeff, agraciada com a Medalha do Mérito Empreendedor pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves.
O advogado, professor, empresário e membro da Academia Maranhense de Letras, Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar, foi o segundo homenageado pela solenidade. Com uma trajetória marcada pela liderança e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do estado, Carlos lecionou história na Universidade Federal do Maranhão por 16 anos e também se destacou no setor empresarial: presidiu a Junta Comercial do Maranhão, a Associação Comercial do Maranhão, o CDE do Sebrae Maranhão (1993 - 1995), além de ter exercido cargos de destaque em entidades nacionais e setoriais, sendo reconhecido como empresário do ano.
“Tenho o privilégio de estar entre os três escolhidos para receber tão honrosa homenagem, que, neste momento, representa também um tributo a milhares de micro e pequenos empresários e empreendedores de todos os ramos da atividade econômica. Estendo igualmente minha reverência aos dedicados servidores desta instituição, o Sebrae Maranhão, da qual também já tive a honra de pertencer”, declarou Gaspar, que recebeu a medalha pelas mãos do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.
O terceiro homenageado foi Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, empresário e industrial maranhense com sólida atuação no setor de construção naval, serviços e transporte marítimo. Graduado em administração de empresas, ele consolidou um grupo empresarial que opera há mais de 40 anos, reunindo mais de 10 mil colaboradores e sendo reconhecido pelas boas práticas de governança sustentável e responsabilidade social.
Presidente da Associação Comercial do Maranhão entre os anos de 2001 a 2024, Luiz é fundador dos grupos Atlântica e Internacional Marítima, organizações que atuam nas áreas de fornecimento de mão de obra para o mercado nacional, e possui estaleiros no Maranhão e Santa Catarina voltados à construção de embarcações de pequeno e médio porte. A atuação do empresário contribui diretamente para a geração de emprego e renda, fortalecimento da economia e integração logística nacional.
“Estamos atuando em quase todo o país e tivemos a audácia de empreender em uma atividade extremamente desafiadora. Gostaria de agradecer ao Sebrae pela iniciativa e pela honra que este reconhecimento nos concede. Estou profundamente honrado e feliz. Essa premiação do Sebrae pode, de fato, ser o incentivo capaz de abrir novos caminhos para muitos empreendedores”, ressaltou Luiz Carlos, condecorado com a Medalha do Mérito Empreendedor pelo diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.
Momento histórico
A Medalha do Mérito Empreendedor consolida um momento histórico para o Maranhão. É a primeira iniciativa do estado voltada exclusivamente a reconhecer empresários ou instituições que fazem a diferença por meio do empreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico com responsabilidade, visão e inovação.
A solenidade, realizada no Multicenter Negócios e Eventos, reuniu empresários, comunicadores, representantes de instituições e autoridades municipais e estaduais, como Marco Moura, secretário Adjunto de Indústria, Comércio e Serviços do Maranhão, e Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, que compuseram o dispositivo de honra ao lado da presidência e da diretoria executiva do Sebrae Maranhão.
Em seu discurso, Esmênia evidenciou a relevância da Medalha do Mérito Empreendedor para o fortalecimento do empreendedorismo no estado. “Quando falamos em reconhecer o empreendedor, não estamos falando apenas de um agradecimento. Esse reconhecimento vai muito além disso. Ele atua como um grande catalisador para o crescimento e para o movimento dos negócios. Existe uma valorização real da entrega e da dedicação desses empreendedores, que hoje são homenageados”, frisou Miranda.
Marco Moura destacou, ainda, a importância da parceria do Governo do Estado com o Sebrae Maranhão. “Este reconhecimento é de suma importância para fortalecer quem empreende. É isso que o Sebrae faz: melhora diariamente a vida das pessoas por meio do apoio e da orientação aos negócios. O Sebrae é um grande parceiro do Governo do Estado, promovendo ações como o Cidade Empreendedora, programa que está sendo implantado nos 217 municípios maranhenses e que tem ampliado oportunidades, impulsionado iniciativas e transformado realidades”, declarou Moura.
A programação da solenidade também contou com o talk show “Inovar é Viver: O Empreendedorismo como Caminho de Sentido”, conduzido pelo psicanalista, escritor e pedagogo Cidinho Marques. A palestra inspirou os participantes a uma reflexão sobre sobre o papel do empreendedorismo como força que move, inspira e constrói novos caminhos.
Informação: Sebrae MA
O documento, que contempla 145 iniciativas para oito fatores-chave, seguirá para a validação pela Confederação Nacional da Indústria
SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) apresentou na última quarta-feira (26/11) à Confederação Nacional da Indústria (CNI) o Mapa Estratégico da Indústria do Maranhão para o período de 2025 a 2032. O documento, que traça uma visão de longo prazo para o desenvolvimento do setor industrial maranhense, está em fase de ajustes finais para futura validação oficial.
O Mapa Estratégico da Indústria foi elaborado pelo Observatório da Indústria do Maranhão, da FIEMA, com base em entrevistas com lideranças locais, levantamento de iniciativas já em curso e discussões técnicas envolvendo oito fatores-chave que impactam a competitividade da indústria. Esses fatores contemplam temas prioritários: infraestrutura; educação; desenvolvimento produtivo, tecnologia e inovação; desenvolvimento humano e trabalho; ambiente de negócios; ambiente econômico; baixo carbono e recursos naturais, e comércio e integração internacional.
Este processo busca garantir que o Mapa Estratégico da Indústria seja uma agenda estratégica efetiva tanto para o estado quanto para o contexto nacional, adaptando as diretrizes gerais do plano da indústria brasileira para atender às particularidades regionais. Após a etapa de ajustes, o documento passará por validação pela CNI, momento em que estarão definidos indicadores e metas para orientar investimentos, políticas públicas e ações do setor privado no Maranhão ao longo da próxima década.
A reunião contou com a presença do presidente da FIEMA, Edilson Baldez; do coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda; do consultor da CNI, Guilherme Tourinho; da analista de Políticas e Indústria da CNI, Luiza Tacca; e de representantes de sindicatos industriais.
Guilherme Tourinho explicou que, em 2024, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte fez o projeto-piloto do desdobramento do mapa nacional para os estados. “No primeiro semestre deste ano, realizamos esse mesmo trabalho com seis Federações. Agora, neste segundo semestre, estamos fazendo com mais cinco, entre elas a FIEMA. Com o mapa a gente tem a definição de ações que vão ser desdobradas para as áreas técnicas”, detalhou.
Já o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, complementou dizendo que o objetivo desse trabalho é levantar uma série de iniciativas que irão tornar a indústria maranhense mais competitiva, mais preparada para enfrentar os desafios futuros. “A iniciativa reafirma a importância de alinhar o planejamento industrial estadual com as tendências globais e nacionais, o que ajuda a atrair investimentos e a promover o desenvolvimento sustentável para o estado em sintonia com as demandas do mercado e da sociedade”, frisou.
Dois projetos coordenados pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) foram aprovados na chamada de atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que mapeia roteiros, experiências e destinos com boas práticas de Turismo Responsável. Entraram para a atualização do mapa os projetos maranhenses ‘Mais Infância, Mais Turismo’ e o ‘Trilha dos Saberes’.
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável elenca ações distribuídas pelas cinco macrorregiões do Brasil que apresentem boas práticas de Turismo Responsável. O mapa abrange práticas relacionadas a seis categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.
Ao todo, foram submetidas 470 inscrições de todo o país, mas somente 210 iniciativas foram aprovadas pelo projeto ‘Brasil, essa é a nossa praia’, ação do MTur que elabora o mapa.
“A aprovação de projetos da Setur-MA chancela o compromisso do governo do Maranhão em propôr práticas éticas e seguras na atividade turística. Seguimos avançando com ações que promovam nossos destinos, garantindo a segurança das nossas crianças e adolescentes, e a criação de roteiros consolidados para o turismo de base comunitária”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Combate à exploração sexual e qualificação para o turismo comunitário
O programa “Mais Infância, Mais Turismo”, idealizado e desenvolvido pela Setur-MA, ficou em segundo lugar na categoria Segurança Turística. A iniciativa promove ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos maranhenses.
“Nosso projeto Mais Infância, Mais Turismo, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, entrou no eixo da segurança no turismo. O intuito do programa é tornar o turismo mais responsável e ético, sem violar direitos de crianças e adolescentes”, explica a coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt .
Já o Projeto Trilha dos Saberes: Experiência no Território Araribóia, também executado pela Setur-MA, foi aprovado na oitava posição do Mapa, na categoria Turismo de Base Comunitária. O Trilha dos Saberes é voltado à capacitação de comunidades tradicionais, como o Território Indígena Araribóia, localizada em Amarante do Maranhão, município no oeste maranhense.
O projeto atende 12 comunidades tradicionais do Maranhão, com o objetivo de desenvolver habilidades e preparar as pessoas nativas para trabalhar com turismo de base comunitária. É no Território Indígena Araribóia que está em construção a primeira universidade indígena do Brasil, o Centro de Saberes Tenetehar Tukàn.
De acordo com o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, a comunidade já passou por duas etapas do Trilha dos Saberes, que incluem, o levantamento dos principais atrativos e a qualificação para o turismo. “Já fizemos a qualificação direcionada para a comunidade, para os nativos, e estamos agora na criação de um núcleo de turismo local, também no território. Estamos bem avançados com a criação e também com a validação dessa experiência”, pontuou Castro.
Os projetos maranhenses incluídos no Mapa foram aprovados após a submissão das iniciativas à Chamada de Manifestação de Interesse nº 01/2025, publicada em julho deste ano pelo Ministério do Turismo. As iniciativas aprovadas serão inseridas no sistema do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável (mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br) até o fim deste mês.
Informação: Turismo MA
São Luís – O fenômeno do humor nacional, Whindersson Nunes, está de volta aos palcos e traz o seu mais novo espetáculo, "Isso Definitivamente Não É Um Culto", para São Luís, Maranhão. O show, que sucede o sucesso aclamado de 2023, "Isso Não é um Culto", promete uma noite de humor afiado, reflexão profunda e a irreverência já característica do comediante piauiense.
O evento acontece nesta sexta, 28/11, no Pavilhão Sebrae, localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau.
Em "Isso Definitivamente Não É Um Culto", Whindersson Nunes aprofunda sua visão única sobre temas universais e da atualidade. O público pode esperar provocações sagazes e ironia em abordagens sobre o iminente fim do mundo, redes sociais, religião e diversos assuntos da contemporaneidade. Trata-se de um espetáculo inovador, que une a comédia stand-up com momentos de grande reflexão.
"Preparem-se para um espetáculo inovador, carregado de ironia, sagacidade e a visão única de Whindersson sobre o mundo de hoje," afirma a produção do evento.
Os fãs maranhenses de Whindersson Nunes têm a oportunidade de vivenciar um novo momento na carreira do artista, onde o riso é o veículo para discussões pertinentes sobre a vida e a sociedade.
SERVIÇO
Evento: Whindersson Nunes | Isso Definitivamente Não É Um Culto
HORÁRIOS:
20h - abertura dos portões
21h30min - Showtime
Local: Pavilhão Sebrae - Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau, São Luís - Maranhão
Classificação Indicativa: +16 anos
Ingressos: www.duxproducoes.com
Informação: Assessoria de Comunicação
Membros da entidade apresentaram na FIEMA as estratégias de atuação conjunta para 2026
SÃO LUÍS – A Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Coreia do Sul (CCIBK Brasil) instalou sua primeira representação institucional no Maranhão, sediada em São Luís. Representantes da entidade, que tem mais de 20 anos de atuação no fortalecimento das relações econômicas, tecnológicas e culturais entre Brasil, Coreia do Sul e países da América Latina, realizaram visita institucional à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) nesta terça-feira (25/11).
O escritório Costa da Silva & Jansen Advocacia, com os advogados Luciane Costa, Nicomedes Jansen e Valber Costa, passa a atuar oficialmente na representação dos interesses da Câmara no Maranhão, sediada em um escritório de advocacia parceiro. O escritório será responsável por estreitar as relações institucionais, empresariais e governamentais, conectando empresários, entidades e órgãos públicos às iniciativas que a CCIBK Brasil vem desenvolvendo em parceria com a República da Coreia do Sul, com foco em cooperação econômica, tecnológica, educacional e cultural.
Comércio exterior e investimentos; indústria, tecnologia e inovação; educação e intercâmbio acadêmico; projetos institucionais e de cooperação técnica; captação de investimentos estrangeiros e apoio à exportação de produtos, além de integração de empresas locais às cadeias globais de valor, são as área de maior interesse da CCIBK Brasil no Maranhão.
O presidente da Câmara Brasil – Coreia do Sul, Pablo de Lima Palhano, e o diretor-geral da CCIBK Brasil, Rodrigo Lourenço, apresentaram oficialmente a nova representação da entidade ao vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner; diretores da entidade e presidentes de sindicatos industriais de setores como Alimentação, Panificação, Bebidas, Sucroalcooleiro, Construção Civil, Gráfico, entre outros.
“A presença da CCIBK Brasil no Maranhão nasce com o compromisso de aproximar o setor público, empresarial e acadêmico das oportunidades estratégicas oriundas da Coreia do Sul, uma das economias mais inovadoras do mundo. A CCIBK Brasil acredita que o Maranhão possui vocação natural para o comércio exterior e relações internacionais, destacando-se por suas potencialidades logísticas, portuárias, industriais, educacionais e culturais. Nossa presença no estado representa um novo capítulo de cooperação bilateral, com impactos diretos para o desenvolvimento econômico e a projeção internacional da região”, disse Palhano.
O vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner, disse que o estado tem possibilidades de estreitar as relações com a Coreia do Sul de uma forma muito interessante, por meio da FIEMA e sua sinergia com os sindicatos e outras entidades empresariais. “Nós acreditamos muito que isso possa nos trazer bons frutos no futuro, especialmente de exportação de produtos maranhenses”, falou Renner.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Tânia Miyake, destacou que o encontro possibilitou enxergar várias oportunidades de negócio na área de bebidas, como a de produtos cuja matéria-prima são típicos da Amazônia e do Cerrado, por exemplo. “Da tiquira ao chá fabricado no estado, vemos grandes oportunidades de cooperação”, frisou Tânia.
Pela primeira vez o estado tem uma representação sul-coreana. Durante o encontro, a CCIBK Brasil apresentou algumas das estratégias de atuação conjunta com a FIEMA para 2026, como a transmissão simultânea de mais de 400 feiras internacionais de tecnologia, indústria e comércio da Coreia do Sul e outros países asiáticos, incluindo uma feira latino-americana; uma plataforma sul-coreana de e-commerce sob a chancela da CCIBK Brasil; captação de recursos na Coreia do Sul e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Informação: Fiema
Fotos: Thaís Miranda
.jpg)
%20e%203%C2%AA%20Feira%20Maranhense%20da%20Agricultura%20Familiar%20.%20Imagem%20Arquivo.jpg)









%20(3).png)
.jpg)




