terça-feira, 25 de novembro de 2025

SÃO LUÍS - A comemoração dos 78 anos de história do Sesc-MA foi realizada em grande estilo, com sucesso de público, recorde de arrecadação de alimentos e milhares de pessoas festejando o melhor do samba nacional. Celebrado na última quarta-feira (19), o aniversário contou com uma edição histórica do “Samba Sesc” e foi realizado na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís.

Com show histórico do cantor e compositor Xande de Pilares, além de grandes apresentações dos artistas Andréa Frazão, Grupo Argumento e DJ Raphael PH, a festa tinha, também, um tom solidário importante, com os ingressos correspondentes a 1 kg de alimento, arrecadados para o projeto Sesc Mesa Brasil, que visa minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos por meio da parceria com empresas doadoras.

No total, foram mais de seis toneladas e meia arrecadadas pelo “Samba Sesc”, fortalecendo a contribuição do Sesc-MA para o serviço e a transformação social do Maranhão.

“O sucesso deste evento, que além de celebrar o samba, um dos ritmos brasileiros mais importantes, e parabenizar o Sesc por sua grande atuação no Maranhão ao longo de quase 80 anos, vem também da sua preocupação com milhares de maranhenses assistidos pelo Sesc Mesa Brasil, dando assistência à população e contribuindo para o desenvolvimento do estado”, analisou Isoneth Almeida, Coordenadora de Cultura do Sesc-MA.

Mais recordes

Além do impacto na arrecadação de alimentos, o “Samba Sesc” reuniu mais de 8 mil pessoas no Centro Histórico de São Luís - potencializando toda a cadeia econômica da região e gerando renda e oportunidades para centenas de maranhenses.

“Além do impacto cultural, tivemos um grande destaque econômico com o aniversário do Sesc-MA. Movimentamos diversas empresas do mercado de eventos e ainda vendedores, dentro e fora do evento, além de fortalecer o comércio local, com bebidas e alimentos produzidos dentro do estado. Mais uma vez escrevemos um passo importante na geração de renda do Maranhão, dando possibilidades para os nossos maranhenses”, acrescentou Isoneth Almeida.

Sesc Mesa Brasil

Em mais de duas décadas buscando alimentos onde sobra e entregando onde falta, o Sesc Mesa Brasil é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Atualmente, são mais de 26 mil pessoas beneficiadas em 105 entidades sociais cadastradas na capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Itapecuru, Caxias e Aldeias Altas.

Informação: Sesc MA 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O espaço é voltado para educação, inclusão digital e acesso à informação

TUNTUM - O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) inaugurou em Tuntum, dia 22/11, a 25ª unidade da Indústria do Conhecimento. O objetivo é democratizar o conhecimento e promover o desenvolvimento social por meio da educação, inclusão digital e acesso à informação. A nova unidade recebeu o nome da professora Isabel Andrade Araújo em homenagem à sua trajetória dedicada ao ensino da língua inglesa e à formação cidadã no município.

A mais nova unidade da Indústria do Conhecimento está instalada em uma área de 505 m², com 94 m² de área construída, em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Tuntum, na Praça de Eventos Waldir Bor. O centro cultural oferece biblioteca com acervo de 1.500 livros, abrangendo literatura infantil e juvenil, clássicos brasileiros e estrangeiros, além de livros didáticos, enciclopédias e dicionários. Também conta com ambiente de inclusão digital equipado com computadores conectados à internet para pesquisas, estudos e atividades educativas.

Durante o evento de inauguração, foi entregue aos familiares da professora uma placa em sua homenagem, como gesto de reconhecimento da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do SESI à sua contribuição para a educação em Tuntum. A cerimônia de inauguração reuniu o viúvo, irmãos, filhos e netos da homenageada. “Estamos muito felizes por essa homenagem à minha avó. Toda a família está muito feliz e honrada por ela estar fazendo parte dessa transformação que a Indústria do Conhecimento vai fazer na vida de muitas crianças, adolescentes e todas as pessoas que queiram crescer nesse processo de ensino e aprendizagem”, disse a neta Anna Caroline Silva Araújo.

Durante a cerimônia de inauguração estiveram presentes Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI; o superintendente da FIEMA e superintendente interino do SESI, César Miranda; o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa; Ana Izabel Fernandes Azevedo, secretária municipal de Indústria e Comércio e prima da homenageada; Cláudio Azevedo, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA; Vanda Marli, coordenadora de Educação do SESI-MA; Tânia Miyake, Ana Rute Nunes e Oswaldo Pavão, diretores da FIEMA; Joanas Alves da Silva, 2° secretário da Federação; Luís dos Santos Lima e Antônio Rodrigues Carvalho, conselheiros fiscais efetivo e suplente da FIEMA, respectivamente; Adilson Reis, gerente do SENAI Caxias, secretários municipais de Tuntum, vereadores e professores.

DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - Baldez disse que a obra é fruto de um investimento de R$ 700 mil, com recursos próprios, aplicados na construção da unidade e em equipamentos. “Este centro cultural multimeios estimula a leitura, a cultura e a inclusão digital, o que favorece a consciência e a sensibilização para questões sociais. É uma honra podermos homenagear uma profissional que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento educacional e cultural deste município”, falou Baldez. O superintendente da FIEMA e superintendente interino do SESI, César Miranda, disse que o SESI é um instrumento difusor de saúde, de proteção social e um transformador da educação em nosso estado e no país. “Que este novo ambiente cultural sirva como trampolim para que os jovens desta cidade possam sonhar e realizar mudanças na projeção dos seus futuros”, desejou.

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, agradeceu à FIEMA e ao SESI pela entrega da unidade e acrescentou que a obra beneficia os jovens e a comunidade, gera oportunidades de estudo, pesquisa e e renda. “Desejo que a unidade traga avanços educacionais e sociais para Tuntum”, frisou o prefeito. O presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo, destacou que espaço servirá como ponto de partida para pesquisa, criatividade e preparação digital dos jovens, especialmente aqueles sem acesso a livros e a computadores. Ana Izabel Azevedo, enfatizou o legado da sua prima e professora Isabel Andrade na educação local e acrescentou que a entrega da unidade é um momento muito especial para Tuntum.

Além da unidade inaugurada em Tuntum, o SESI anunciou a construção de outras seis unidades da Indústria do Conhecimento, o que amplia a rede de espaços dedicados à democratização do conhecimento, cultura e tecnologia em municípios maranhenses. A Indústria do Conhecimento está estruturada para ser um ambiente multimeios de cultura, pesquisa e aprendizado, com oferta de oficinas, palestras e atividades voltadas para educação, empreendedorismo e geração de renda, em parceria com outras instituições, artesãos locais e escolas.

Informação: Fiema 


O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ponto de apoio e acolhimento de visitantes, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), realiza nesta terça-feira (25), a partir das 9h, um city tour pelo Centro Histórico de São Luís, com participantes do IV Congresso Internacional de Avaliação de Impactos Sociais, evento promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a ser realizado nos dias 26 e 28 deste mês.

A visita guiada pelo CAT terá como ponto de partida o Palácio dos Leões, onde os visitantes conhecerão histórias, lendas e um panorama geral sobre elementos culturais que marcam o local. 

Em seguida, às 9h30, o city tour passará pelo Museu de Arte Sacra, e às 10h30, os visitantes conhecerão os detalhes do Museu do Reggae do Maranhão, primeiro museu sobre o gênero musical, instalado fora da Jamaica. 

Nas ruas Portugal e da Estrela, o city tour realizado pelo CAT apresentará aos turistas, souvenires, os patrimônios culturais do Maranhão e os aspectos arquitetônicos que caracterizam São Luís como a ‘cidade dos azulejos’. 

Em seguida, a visita guiada fará uma rota gastronômica pelo Mercado das Tulhas, no coração do Centro Histórico, destacando a importância do comércio e do artesanato local. O passeio guiado será encerrado com uma visita à Casa do Tambor de Crioula, a partir das 11h30. 

IV Congresso Internacional de Avaliação de Impactos Sociais

O IV Congresso Internacional de Avaliação de Impactos Sociais reunirá pesquisadores vinculados a universidades de vários países, incluindo instituições da Espanha, Chile, Holanda, Estados Unidos, Porto Rico e México.

A programação inclui conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas voltadas para a discussão de riscos e adaptação social, problemas e conflitos socioambientais, governança e regulação socioambiental, sustentabilidade e justiça ambiental.

Sobre o CAT

Porta de entrada para os visitantes, o CAT conta com profissionais responsáveis para fornecer informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão.

Coordenados pela Setur, o CAT ficam localizados em pontos estratégicos que recebem um grande fluxo de turistas o ano todo, como aeroportos, rodoviárias, Ceprama, Cujupe, Espigão Costeiro, Centro Histórico e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Tutóia, Riachão e Balsas.


SERVIÇO

O quê: CAT realiza City Tour com participantes de congresso internacional em São Luís

Quando: terça-feira, 25 de novembro de 2025, a partir das 9

Onde: Centro Histórico e Casas de Cultura de São Luís - ponto de encontro: Palácio dos Leões, na Avenida Dom Pedro II, Centro de São Luís (MA).  

Sugestão de entrevistado: Carol Uta, guia de turismo

Informação: Turismo MA 

O Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama), espaço que pulsa arte e cultura no coração do bairro Madre Deus, região do Centro Histórico de São Luís, será o cenário de uma noite especial no próximo dia 27 de novembro, quando recebe o espetáculo internacional Buena Vista Social Orchestra. O grupo, formado por músicos cubanos que integraram o lendário Buena Vista Social Club, traz a São Luís um show vibrante, que celebra o ritmo e a alma da música tradicional de Cuba.

O evento reforça o papel do Ceprama como um espaço plural, que abriga e valoriza diversas expressões culturais, conectando o público a experiências únicas que unem arte, música e tradição.

Sob a regência do maestro e trombonista Jesus “Aguaje” Ramos, diretor artístico e compositor original do Buena Vista Social Club, a orquestra apresenta uma experiência musical marcante, com banda completa, repertório clássico e produção de alto nível.

Entre os músicos que acompanham Ramos, estão: Luis “Betun” Mariano Valiente Marin (congas e bongô), Emilio Senon Morales Ruiz (piano) e Fabían Garcia (baixo), nomes que fizeram parte da formação original do grupo cubano.

No repertório, não faltarão sucessos que marcaram gerações e tornaram o Buena Vista Social Club um fenômeno mundial, com mais de 50 milhões de discos vendidos e reconhecimento internacional, incluindo o Grammy Awards.

A Buena Vista Social Orchestra promete emocionar o público maranhense em uma noite de celebração, ritmo e nostalgia. O espetáculo é uma realização da produtora Estética Torta e conta com apoio institucional do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).

Vendas de ingresso no site: https://www.clubedoingresso.com/evento/buenavistasocialorchestra-saoluis


Serviço

O quê: Espetáculo Buena Vista Social Orchestra.

Quando: Quinta-feira (27), a partir das 20h.

Onde: Ceprama – Rua São Pantaleão, nº 1322, Bairro Madre Deus, São Luís – MA


Informação: Turismo MA 

Ação oferece condições especiais para quitação e negociação de débitos; clientes devem utilizar somente os canais oficiais da companhia.

A Equatorial Maranhão anuncia o lançamento de sua campanha de Black Friday, que ocorre de 24 de novembro a 05 de dezembro, voltada à regularização de contas em atraso, com o objetivo de facilitar a quitação de débitos e ampliar o acesso a condições especiais de pagamento. A iniciativa busca apoiar clientes em situação de inadimplência, oferecendo alternativas seguras e práticas para renegociação.

A campanha tem como foco incentivar a regularização de contas por meio de condições especiais para quitação, ampliar o acesso a opções de negociação simplificadas que priorizem a praticidade e a redução do tempo de resolução das demandas, além de preservar a segurança das transações, orientando os clientes a utilizarem exclusivamente os canais oficiais da Equatorial para consulta de faturas e pagamento.

Benefícios para os clientes

Durante o período da campanha, os clientes poderão acessar condições diferenciadas para liquidar ou renegociar suas dívidas, com alternativas pensadas para reduzir o impacto financeiro e facilitar o retorno ao consumo regular. Entre os benefícios previstos estão isenção de juros e multas, taxa reduzida e parcelamento dos débitos.

“Na campanha de Black Friday da Equatorial Maranhão buscamos facilitar o acesso dos clientes a alternativas reais de regularização, sempre com foco nas facilidades para o cliente se manter adimplente, segurança no acordo e na transparência do processo”, afirma Vanessa Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.

Abrangência e elegibilidade dos clientes:

• A campanha será executada pelas distribuidoras nas unidades: Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI), Alagoas (AL), Amapá (AP), Goiás (GO) e Rio Grande do Sul (RS).

• Clientes elegíveis: aqueles que possuam pelo menos uma conta de luz em aberto com mais de 180 dias até 1.750 dias (ou seja, até menos de 5 anos) estarão aptos a ter essa fatura agrupada com outros débitos da conta-contrato. Exceto para os clientes desligados, que serão incluídas todas faturas entre 1 e 1.750 dias de vencido.

• Os clientes elegíveis para a campanha estão segmentados em: baixa tensão; cortados; baixa renda; rural; e desligados.


Regras e incentivos de pagamento

• Pagamento exclusivo por cartão via link — não será permitido pagamento por Pix ou em espécie.

• Link de pagamento da fatura será enviado diretamente na própria mensagem encaminhada ao cliente.

• Bloqueio de multas e juros das faturas negociadas (exceto correção monetária), ou seja, encargos por atraso que seriam cobrados na fatura seguinte ao pagamento não serão acrescidos.

• Taxas reduzidas para pagamentos com cartão (débito e crédito), com possibilidade de parcelamento em condições especiais.


Segurança e canais oficiais

A Equatorial Maranhão reforça que não realiza cobranças nem recebe pagamentos por meios não oficiais. A campanha será veiculada exclusivamente pelo canal WhatsApp, por meio de números registrados pela Equatorial, com envio de mensagens apenas para os contatos cadastrados nas bases de clientes elegíveis, conforme as regras de elegibilidade descritas acima.

Para participar, o cliente deve iniciar o atendimento somente pelos números verificados e confirmados nos canais das distribuidoras do Grupo Equatorial. O número oficial da Equatorial Maranhão é o 0800 098 2997 (WhatsApp).

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Evento gratuito promovido pelo Sebrae transforma a orla da cidade em um circuito de arte, sabores e experiências para celebrar o Orgulho Territorial do Munim.

O município de Icatu será o grande anfitrião do Tô no Mará - Edição 2025, movimento promovido pelo Sebrae Maranhão para o território Munim, que valoriza a ocupação criativa dos espaços públicos e celebra o Dia do Orgulho Territorial. A programação inclui atividades e intervenções culturais realizadas pelos municípios de Axixá, Morros, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, que integram o território criativo junto aos municípios de Rosário e Bacabeira. O evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro, reunindo essas cidades em um circuito de experiências culturais, colaborativas e simbólicas que fortalecem o sentimento de pertencimento e a identidade regional.

Tô no Mará: criatividade que transforma territórios

O Tô no Mará é um movimento de apropriação afetiva dos espaços urbanos. Inspirada nos princípios da economia criativa, a iniciativa promove intervenções, arte, lazer, tecnologia, entretenimento e sustentabilidade, convidando moradores e visitantes a redescobrir o território de forma criativa, divertida e transformadora. O objetivo é reforçar o sentimento de pertencimento e a valorização da identidade local.

A artesã Irenildes Reis, moradora de Icatu, expressa com orgulho a expectativa para o evento. “Sou artesã e trabalho exclusivamente com crochê, produzindo peças de vestuário e acessórios. O Tô no Mará é, para mim, uma grande oportunidade de celebrar a nossa riqueza cultural, o talento local e a história lindíssima da nossa cidade. É um momento de mostrar a força que a nossa região tem, dar visibilidade ao nosso artesanato e permitir que ele brilhe, tenha voz e vez. Quero que o público conheça o que é da nossa terra, as histórias, a nossa identidade. Estou ansiosa para viver esse dia e compartilhar tudo o que fazemos com tanto amor e pertencimento”, afirma a artesã. 

Nesta edição, durante os dois dias de programação, o público poderá aproveitar um circuito de experiências que trará arte por toda parte, por meio de apresentações e intervenções artísticas que valorizam as expressões culturais de todo o Território Munim. O evento contará também com os ‘Sabores do Munim’, uma grande Feira Gastronômica com o melhor da culinária local, reunindo desde pratos tradicionais e afetivos até criações autorais. Completando a programação, um Circuito Criativo apresentará ações colaborativas e simbólicas montadas pelos grupos criativos dos municípios, despertando um novo olhar para o patrimônio cultural e natural de Icatu.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Icatu, Sérgio Amorim, destacou o entusiasmo da gestão com a realização do Tô no Mará no município. “Estamos com uma ótima expectativa para o evento. Icatu está se preparando com muito carinho para receber os visitantes e as delegações dos municípios do território, garantindo uma estrutura acolhedora e organizada. O Tô no Mará representa uma grande oportunidade de mostrar o nosso potencial cultural e turístico, além de fortalecer o sentimento de orgulho e pertencimento da nossa população. Temos certeza de que será um evento muito promissor para a cidade e para toda a região do Munim”, destaca o secretário.

Sebrae: Fortalecendo o Território

A iniciativa integra as estratégias do Sebrae Maranhão para fortalecer a economia dos territórios do estado, impulsionar pequenos negócios e promover o desenvolvimento territorial. Conforme explica Shamia Renata, coordenadora do projeto Territórios Empreendedores do Sebrae. “O Tô no Mará é uma ação que dá visibilidade ao que o nosso território tem de mais autêntico: as pessoas, a cultura, a criatividade e o empreendedorismo local. Cada intervenção, cada produto, cada expressão artística revela o talento e a identidade do nosso povo. O Sebrae acredita no poder da economia criativa como motor de desenvolvimento e trabalha para que iniciativas como essa geram oportunidades, renda e orgulho territorial, valorizando o que é nosso e fortalecendo os pequenos negócios da região do Munim”, frisa a coordenadora. 

Realização - O Tô no Mará é uma realização do Sebrae Maranhão, em parceria com os municípios de Icatu, Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Rosário e Bacabeira, além do IGR Munim, IGR Lençóis/Delta, AGELIDER e do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Maranhão. Juntos, esses parceiros fortalecem o território, valorizam a identidade regional e contribuem para promover experiências criativas e transformadoras para toda a população.

Informação: Sebrae MA 

domingo, 23 de novembro de 2025

Realizado em parceria com o Sebrae, o evento reunirá intercambistas do Peru, Angola e República Dominicana para discutir educação e igualdade racial.

A educação empreendedora com foco em políticas de igualdade racial será tema central das discussões do encontro internacional que vai reunir intercambistas do Programa Caminhos Amefricanos – Edição Peru, Angola e República Dominicana. A programação acontece nos dias 24 e 25 de novembro, com atividades na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís (MA), tendo o Sebrae Maranhão como anfitrião.

O Programa Caminhos Amefricanos integra a agenda do Sebrae Nacional voltada à valorização da diversidade, da inovação e do protagonismo jovem. A iniciativa é uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre empreendedorismo, cultura e identidade, além de reforçar o compromisso institucional com o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Ao reunir estudantes estrangeiros e brasileiros, gestores públicos, educadores e empreendedores, o evento cria um espaço de aprendizado mútuo e reconhecimento das raízes afro-latino-americanas, destacando como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de interconexão e transformação social e de combate ao racismo por meio da educação e da cooperação entre nações.

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Sebrae Nacional, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), Universidade Agostinho Neto (Angola) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO (República Dominicana). 

O objetivo do projeto é fortalecer o combate ao racismo e a promover a igualdade racial por meio de intercâmbios internacionais de curta duração, que promovem a troca de saberes entre países africanos, latino-americanos e caribenhos.

Programação

A abertura oficial acontece no dia 24, na Universidade Federal do Maranhão. A partir das 16h, os participantes serão recebidos com uma roda de conversa e apresentação cultural das Caixeiras do Divino, reforçando a simbologia da tradição popular e a conexão do evento com a identidade maranhense.

Às 19h, será realizado o ato solene de recepção dos intercambistas, com falas de representantes da UFMA, do Ministério da Igualdade Racial e do Sebrae, marcando o início da vivência internacional no estado.

No dia 25, a programação segue no Multicenter Negócios e Eventos, no Espaço Zeca Belo, onde os participantes serão recebidos com um café da manhã típico, ao som de apresentações inspiradas em manifestações culturais locais. A abertura institucional começa às 8h30, com representantes do Ministério da Igualdade Racial, Sebrae Nacional e Sebrae Maranhão, trazendo reflexões sobre o papel da educação empreendedora e o impacto do intercâmbio na formação de jovens brasileiros.

Às 9h, acontece o primeiro painel: “Empreender para Transformar”, com estudantes e professores envolvidos no Desafio Liga Jovem, compartilhando iniciativas de inovação nas escolas e projetos com impacto social, ambiental e educacional. A mediação será de Mayna Braga, coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão.

Em seguida, às 9h30, tem início o painel “Experiências Quilombolas – Empreendedorismo e Identidade”, com a participação de lideranças e gestoras do Sebrae Maranhão que atuam em comunidades tradicionais, como Nadir Olga Cruz, Roseane Maia e Rosa Amélia. A mesa contará com relatos sobre inclusão produtiva, cultura, turismo comunitário e desenvolvimento sustentável em territórios quilombolas, com mediação de Flávia Nadler, do Sebrae Maranhão.

A partir das 10h, os participantes seguem para uma vivência imersiva em comunidades quilombolas. As atividades serão divididas entre o Quilombo Fé em Deus (Santa Rita), que oferecerá rodas de capoeira, toque de instrumentos e relatos sobre a história local, e o Quilombo Outeiro (Itapecuru Mirim), onde os visitantes serão recebidos com tambor de crioula, vivências terapêuticas e exposição de artesanato.

“Para nós é importante receber pessoas da mesma cor de pele, com uma história muito parecida com a nossa ancestralidade. Estamos ansiosos para compartilhar nossa cultura e também aprender com eles, fortalecendo a rica cultura africana e latino americana”, afirmou Raimunda Julieta Muniz, presidente da Associação Comunitária Remanescente de Quilombos da Vila Fé em Deus.

A Rota dos Quilombos é o primeiro roteiro organizado de turismo de base comunitária com foco em comunidades quilombolas do Maranhão. Faz parte do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBA), implementado pelo Instituto de Políticas Sustentáveis do Maranhão (INSPOSUMA), executado pela Vale, atendendo às medidas de licenciamento ambiental federal do INCRA.

Informação: Sebrae MA