quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Dois projetos coordenados pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) foram aprovados na chamada de atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que mapeia roteiros, experiências e destinos com boas práticas de Turismo Responsável. Entraram para a atualização do mapa os projetos maranhenses ‘Mais Infância, Mais Turismo’ e o ‘Trilha dos Saberes’. 

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável elenca ações distribuídas pelas cinco macrorregiões do Brasil que apresentem boas práticas de Turismo Responsável. O mapa abrange práticas relacionadas a seis categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.

Ao todo, foram submetidas 470 inscrições de todo o país, mas somente 210 iniciativas foram aprovadas pelo projeto ‘Brasil, essa é a nossa praia’, ação do MTur que elabora o mapa. 

“A aprovação de projetos da Setur-MA chancela o compromisso do governo do Maranhão em propôr práticas éticas e seguras na atividade turística. Seguimos avançando com ações que promovam nossos destinos, garantindo a segurança das nossas crianças e adolescentes, e a criação de roteiros consolidados para o turismo de base comunitária”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. 

Combate à exploração sexual e qualificação para o turismo comunitário

O programa “Mais Infância, Mais Turismo”, idealizado e desenvolvido pela Setur-MA, ficou em segundo lugar na categoria Segurança Turística.  A iniciativa promove ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos maranhenses.

“Nosso projeto Mais Infância, Mais Turismo, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, entrou no eixo da segurança no turismo. O intuito do programa é tornar o turismo mais responsável e ético, sem violar direitos de crianças e adolescentes”, explica a coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt . 

Já o Projeto Trilha dos Saberes: Experiência no Território Araribóia, também executado pela Setur-MA, foi aprovado na oitava posição do Mapa, na categoria Turismo de Base Comunitária. O Trilha dos Saberes é voltado à capacitação de comunidades tradicionais, como o Território Indígena Araribóia, localizada em Amarante do Maranhão, município no oeste maranhense. 

O projeto atende 12 comunidades tradicionais do Maranhão, com o objetivo de desenvolver habilidades e preparar as pessoas nativas para trabalhar com turismo de base comunitária. É no Território Indígena Araribóia que está em construção a primeira universidade indígena do Brasil, o Centro de Saberes Tenetehar Tukàn. 

De acordo com o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, a comunidade já passou por duas etapas do Trilha dos Saberes, que incluem, o levantamento dos principais atrativos e a qualificação para o turismo. “Já fizemos a qualificação direcionada para a comunidade, para os nativos, e estamos agora na criação de um núcleo de turismo local, também no território. Estamos bem avançados com a criação e também com a validação dessa experiência”, pontuou Castro.   

Os projetos maranhenses incluídos no Mapa foram aprovados após a submissão das iniciativas à Chamada de Manifestação de Interesse nº 01/2025, publicada em julho deste ano pelo Ministério do Turismo. As iniciativas aprovadas serão inseridas no sistema do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável (mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br) até o fim deste mês.

Informação: Turismo MA 

São Luís – O fenômeno do humor nacional, Whindersson Nunes, está de volta aos palcos e traz o seu mais novo espetáculo, "Isso Definitivamente Não É Um Culto", para São Luís, Maranhão. O show, que sucede o sucesso aclamado de 2023, "Isso Não é um Culto", promete uma noite de humor afiado, reflexão profunda e a irreverência já característica do comediante piauiense.

O evento acontece nesta sexta, 28/11, no Pavilhão Sebrae, localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau.

Em "Isso Definitivamente Não É Um Culto", Whindersson Nunes aprofunda sua visão única sobre temas universais e da atualidade. O público pode esperar provocações sagazes e ironia em abordagens sobre o iminente fim do mundo, redes sociais, religião e diversos assuntos da contemporaneidade. Trata-se de um espetáculo inovador, que une a comédia stand-up com momentos de grande reflexão.

"Preparem-se para um espetáculo inovador, carregado de ironia, sagacidade e a visão única de Whindersson sobre o mundo de hoje," afirma a produção do evento.

Os fãs maranhenses de Whindersson Nunes têm a oportunidade de vivenciar um novo momento na carreira do artista, onde o riso é o veículo para discussões pertinentes sobre a vida e a sociedade.


SERVIÇO

Evento: Whindersson Nunes | Isso Definitivamente Não É Um Culto

HORÁRIOS:

20h - abertura dos portões

21h30min - Showtime

Local: Pavilhão Sebrae - Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau, São Luís - Maranhão

Classificação Indicativa: +16 anos

Ingressos: www.duxproducoes.com


Informação: Assessoria de Comunicação 

Membros da entidade apresentaram na FIEMA as estratégias de atuação conjunta para 2026

 

SÃO LUÍS – A Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Coreia do Sul (CCIBK Brasil) instalou sua primeira representação institucional no Maranhão, sediada em São Luís. Representantes da entidade, que tem mais de 20 anos de atuação no fortalecimento das relações econômicas, tecnológicas e culturais entre Brasil, Coreia do Sul e países da América Latina, realizaram visita institucional à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) nesta terça-feira (25/11).

O escritório Costa da Silva & Jansen Advocacia, com os advogados Luciane Costa, Nicomedes Jansen e  Valber Costa, passa a atuar oficialmente na representação dos interesses da Câmara no Maranhão, sediada em um escritório de advocacia parceiro. O escritório será responsável por estreitar as relações institucionais, empresariais e governamentais, conectando empresários, entidades e órgãos públicos às iniciativas que a CCIBK Brasil vem desenvolvendo em parceria com a República da Coreia do Sul, com foco em cooperação econômica, tecnológica, educacional e cultural.

Comércio exterior e investimentos; indústria, tecnologia e inovação; educação e intercâmbio acadêmico; projetos institucionais e de cooperação técnica; captação de investimentos estrangeiros e apoio à exportação de produtos, além de integração de empresas locais às cadeias globais de valor, são as área de maior interesse da CCIBK Brasil no Maranhão.

O presidente da Câmara Brasil – Coreia do Sul, Pablo de Lima Palhano, e o diretor-geral da CCIBK Brasil, Rodrigo Lourenço, apresentaram oficialmente a nova representação da entidade ao vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner; diretores da entidade e presidentes de sindicatos industriais de setores como Alimentação, Panificação, Bebidas, Sucroalcooleiro, Construção Civil, Gráfico, entre outros.

“A presença da CCIBK Brasil no Maranhão nasce com o compromisso de aproximar o setor público, empresarial e acadêmico das oportunidades estratégicas oriundas da Coreia do Sul, uma das economias mais inovadoras do mundo. A CCIBK Brasil acredita que o Maranhão possui vocação natural para o comércio exterior e relações internacionais, destacando-se por suas potencialidades logísticas, portuárias, industriais, educacionais e culturais. Nossa presença no estado representa um novo capítulo de cooperação bilateral, com impactos diretos para o desenvolvimento econômico e a projeção internacional da região”, disse Palhano.

 

O vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner, disse que o estado tem possibilidades de estreitar as relações com a Coreia do Sul de uma forma muito interessante, por meio da FIEMA e sua sinergia com os sindicatos e outras entidades empresariais. “Nós acreditamos muito que isso possa nos trazer bons frutos no futuro, especialmente de exportação de produtos maranhenses”, falou Renner.

A presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Tânia Miyake, destacou que o encontro possibilitou enxergar várias oportunidades de negócio na área de bebidas, como a de produtos cuja matéria-prima são típicos da Amazônia e do Cerrado, por exemplo. “Da tiquira ao chá fabricado no estado, vemos grandes oportunidades de cooperação”, frisou Tânia.

Pela primeira vez o estado tem uma representação sul-coreana. Durante o encontro, a CCIBK Brasil apresentou algumas das estratégias de atuação conjunta com a FIEMA para 2026, como a transmissão simultânea de mais de 400 feiras internacionais de tecnologia, indústria e comércio da Coreia do Sul  e outros países asiáticos, incluindo uma feira latino-americana; uma plataforma sul-coreana de e-commerce sob a chancela da CCIBK Brasil; captação de recursos na Coreia do Sul e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

 Informação: Fiema 

Fotos: Thaís Miranda

Intercambistas do Peru, Angola e República Dominicana vivenciam experiências em territórios quilombolas e conhecem iniciativas de impacto social e educação empreendedora no Maranhão.

O Sebrae Maranhão se tornou, no dia 25, um ponto de encontro de culturas, histórias e ancestralidades, reunindo jovens de diferentes países com fortes raízes afro-latino-americanas em uma experiência marcada pela troca de saberes e pela celebração da diversidade. Os intercambistas do Programa Caminhos Amefricanos, foram recebidos no Multicenter Negócios e Eventos pelo presidente do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, pela diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, e pelo diretor Técnico, Mauro Borralho.

A recepção marcou o início de uma programação pensada para valorizar o protagonismo juvenil e mostrar como o empreendedorismo pode fortalecer identidades, transformar territórios e aproximar diferentes realidades. No Multicenter, os intercambistas participaram de dois painéis voltados ao impacto social e à educação empreendedora. O primeiro, “O empreendedorismo como caminho de impacto social e educacional”, apresentou experiências de estudantes e professores do Projeto Ecolab, da Escola IEMA do Anil, desenvolvidas dentro do Desafio Liga Jovem. Já o segundo, “Empreendedorismo e Identidade: práticas educativas e produtivas nos territórios quilombolas”, trouxe reflexões sobre vivências quilombolas e práticas que conectam cultura, sustentabilidade e geração de oportunidades. Os dois momentos foram conduzidos por especialistas do Sebrae e destacaram iniciativas brasileiras e ações realizadas nas escolas maranhenses.

O Programa Amefricanos é realizado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituições de ensino do Peru, Angola e República Dominicana, além do Sebrae Nacional e da Capes. No Maranhão, o Sebrae Maranhão também atua como parceiro na construção da agenda formativa e das vivências em território.

Vivência em territórios quilombolas

À tarde, os intercambistas seguiram viagem para conhecer duas comunidades tradicionais referência em resistência, espiritualidade, arte e sustentabilidade: o Quilombo Fé em Deus, em Santa Rita, e o Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru-Mirim.

No Quilombo Fé em Deus, foram recebidos pela matriarca Julieta Muniz, guardiã de histórias e tradições que atravessam gerações. Ela apresentou a comunidade e o Barracão Cultural Angoleiros do Quilombo, onde os visitantes tiveram contato direto com expressões da cultura maranhense, como o Tambor de Crioula, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“A nossa comunidade está muito feliz em receber os irmãos do Peru, de Angola e da República Dominicana. Para nós, é uma alegria imensa abrir as portas do Quilombo Fé em Deus e compartilhar um pouco do nosso modo de viver, das nossas histórias e da arte que nasce deste lugar. Que vocês levem daqui não só o que viram, mas o que sentiram, porque este quilombo vive da memória, da resistência e do afeto”, declarou a matriarca. 

Os intercambistas também aproveitaram o momento para vivenciar ritmos como o tambor de Crioula, aprender sobre ancestralidade e compreender como a capoeira, a música e a oralidade funcionam como instrumentos de proteção cultural e fortalecimento comunitário. A intercambista peruana Yolanda Sosa destacou o quanto a experiência foi enriquecedora, “Conhecer de perto como essas comunidades, mesmo diante de tantos desafios, conseguem se organizar, se desenvolver e garantir meios dignos de subsistência é algo inspirador. É muito positivo ver que o Estado reconhece e apoia esse trabalho. Acredito que esse modelo deveria ser replicado em muitos outros países, porque pessoas negras existem em diversos lugares, mas nem sempre contam com a mesma estrutura ou organização que vimos aqui no Brasil. Vivenciar isso de perto é extremamente gratificante”, ressaltou a intercambista. 

A imersão continuou no Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, comunidade com mais de 200 anos de história. Lá, o grupo foi acolhido por Maria de Jesus Vieira, conhecida como Mãe Diana, que compartilhou saberes sobre o uso de plantas medicinais, a força espiritual do território e tradições como o festejo do terreiro e a Caixa do Divino.

“Aqui no Oiteiro dos Nogueiras, nós aprendemos com a natureza, com as plantas que curam, com os encantados que nos protegem e com o Divino que guia nosso caminho. Tudo o que sabemos vem dos mais velhos e de quem veio antes deles, e é por isso que resistimos ao tempo, guardando nossa fé, nossas tradições e o respeito pela terra. É uma alegria compartilhar esses saberes com nossos visitantes que vieram de tão longe, porque cada visita ajuda a manter viva a história da nossa comunidade”, ressaltou mãe Diana. 

Entre encantamento e escuta, os jovens se conectaram profundamente com a força simbólica e educativa do território, reconhecendo como práticas comunitárias podem inspirar políticas públicas e projetos transformadores.

O intercambista angolano Roberto Paulino falou sobre a profundidade do encontro e o impacto das vivências nos territórios visitados. “A experiência de hoje foi muito especial. Tivemos a oportunidade de compreender melhor a enorme diversidade cultural do Brasil e aprofundar temas ligados à espiritualidade e à ancestralidade. Foi emocionante perceber tantos pontos em comum entre o Maranhão e Angola. Voltamos para casa levando aprendizados importantes e memórias muito positivas desta vivência”, relatou.

Ao final do dia, a experiência foi avaliada pelo grupo como um mergulho sensível nas formas de viver, resistir e empreender presentes no Maranhão. A troca de saberes reforçou a importância de iniciativas de cooperação internacional capazes de ampliar horizontes e gerar novas perspectivas sobre diversidade, pertencimento e inovação.

A dominicana Luisa Jiménez resumiu o sentimento coletivo, “foi uma experiência muito agradável e sensível. Pude aprender mais sobre os quilombos, identidade, sua cultura, suas danças e, principalmente, sobre tudo que eles têm construído e preservado ao longo do tempo. É admirável ver como mantêm viva a história e a identidade do povo”, frizou. 

A intercambista angolana Marcelina Pedro contou que, visitar os quilombos, a fez sentir  uma conexão imediata com seus ancestrais. “Assim que pisei no Quilombo, parecia que havia uma comunicação profunda com os meus ancestrais. A comida me fez sentir em casa, lembrar de Angola, vi o tom da minha pele aqui. Fomos recebidos com muito carinho, de um jeito que aquece o coração. A dança também me tocou profundamente. Senti que, através dela, existe uma forma bonita de interação, onde as pessoas criam laços fortes, expressam alegrias, aliviam tristezas e celebram a vida. Foi tudo perfeito. Muito obrigada”, destacou.

Fortalecendo Parcerias

A professora Kátia Regis, coordenadora de Justiça Social do Ministério da Igualdade Racial, destacou a importância da vivência nos territórios tradicionais e o impacto dessa experiência para o programa. “Estar nos quilombos, conhecer de perto essas histórias e poder compartilhar essa vivência com jovens que vêm de países tão distantes e, ao mesmo tempo, tão próximos de nós, é extremamente significativo para o Caminhos Amefricanos. Vivenciar esta rota quilombola, aqui no Maranhão, nos permite compreender, de forma concreta, o que representa o processo histórico de luta dessas comunidades e sua contribuição para a resistência da população negra no Brasil. Também nos ajuda a entender como essa realidade ecoa nas trajetórias de outros povos que enfrentam exclusão, mas seguem firmes em seus processos de resistência.”

O presidente Celso Gonçalo destacou o compromisso da instituição com ações que ampliam oportunidades e favorecem o diálogo intercultural. “Para nós, do Sebrae Maranhão, receber esses jovens é uma honra e também uma responsabilidade. Acreditamos no poder transformador do empreendedorismo, mas também na importância de construir pontes entre diferentes culturas, territórios e histórias. Iniciativas como o Caminhos Amefricanos aproximam realidades, fortalecem identidades e ampliam horizontes. Quando trocamos saberes, todos crescemos, seja o Sebrae, os intercambistas e as comunidades que visitamos. Que essa experiência marque cada um de nós e gere novas possibilidades de futuro em seus países e aqui no Brasil, no nosso Maranhão”, concluiu.

Informação: Sebrae MA 

Deputada ressaltou que decisão do STF representa o respeito à legalidade e constitucionalidade

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), repercutiu, na manhã desta quarta-feira (26), na sessão plenária, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou o resultado da eleição para Presidência da Casa e garantiu a permanência dela no comando do Legislativo.

Com o voto do ministro Edson Fachin, o STF encerrou, na segunda-feira (24), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de autoria do partido Solidariedade questionando o resultado da eleição para a Presidência da Alema, realizada em novembro do ano passado. Dessa maneira, dez ministros se manifestaram a favor de Iracema e pela legalidade e constitucionalidade do processo.

“Uma decisão por 10 a 0 não deixa dúvidas, mas um recado: quem venceu não fui eu, mas a Assembleia Legislativa do Maranhão. Venceu o respeito às regras, a democracia interna, a Casa do Povo. E quando a democracia vence por 10 a 0, quem ganha é o Maranhão”, frisou.

Respeito às normas

A parlamentar frisou que o resultado também representa o respeito às normas democráticas que regem o país. “O Supremo Tribunal Federal reconheceu o que aqui dentro já sabemos: que a democracia não é frágil, que as instituições funcionam, e que a verdade, por mais que demore, sempre vence. O que o Supremo confirmou não foi uma preferência, mas o respeito à legalidade, à tradição desta Casa e à estabilidade que o Maranhão precisa”, disse.

Primeira mulher a presidir o parlamento estadual em 190 anos de história, Iracema Vale fez um resgate de sua trajetória, falando sobre as dificuldades e desafios superados até ocupar o cargo que ocupa atualmente, fruto da confiança dos maranhenses e dos deputados que a elegeram como presidente da Casa.

“Eu cheguei aqui como mulher simples, criada na fé, formada pela escuta das dores do povo. E foi essa formação que me guiou nesse período: ouvir antes de reagir, construir antes de confrontar e trabalhar antes de aparecer. Não escolhi o caminho da reação, mas da responsabilidade. Porque a minha missão, desde o primeiro dia, nunca foi disputar espaço, mas honrar a confiança do Maranhão. Ser a primeira mulher a presidir esta Casa em quase dois séculos de história é um desafio. Ser a primeira mulher cuja eleição chega ao Supremo é um desafio ainda maior. Mas eu nunca vi isso como um peso. Vi como missão, como caminho aberto para que outras mulheres caminhem também”. destacou.

Apartes

Líder do governo na casa, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) destacou que a vitória da presidente Iracema Vale tem um significado especial, pois representa um marco contra a violência que as mulheres estão sujeitas.

“A violência contra as mulheres não é apenas física. Na Lei Maria da Penha, há vários tipos de violência contra as mulheres. Há uma que não está lá, mas convivemos, que é a violência política. Ela é real, existe e mulheres como Vossa Excelência mostram ao Brasil que lugar de mulher é onde ela quiser. A senhora tem conduzido essa Casa com maestria, serenidade, com olhar e afago de uma ‘mãezona’. Hoje, o Parlamento está feliz porque entrega de vez, sem mais dúvidas e incertezas, o cargo de presidente à Vossa Excelência”, destacou o parlamentar.

Representando o segmento evangélico, a deputada Mical Damasceno (PSD) destacou que a vitória de Iracema Vale foi fruto das bênçãos que o Espírito Santo vem derramando sobre a vida dela em todos os sentidos. “Estou muito feliz. Confesso que senti o Espírito Santo. O lugar da mulher é onde Deus quiser e foi Deus que lhe deu essa força e aprovação no STF. Eu creio que Deus direcionou todos os ministros para que esse momento acontecesse. Isso é Justiça”, disse.

Ricardo Arruda (MDB), por sua vez, destacou a importância do respeito à soberania da Casa e às regras internas, o que foi confirmado pela decisão do STF. “Essa vitória não é sua apenas, mas do Parlamento. Algo que nós temos que ter sempre em vista é a importância de mantermos as nossas prerrogativas e decisões. Entendemos que a nossa Casa tem que ser soberana naquilo que é entendimento interno”, afirmou.

Ana do Gás (PCdoB) enalteceu as qualidades da presidente Iracema. “Mas também é mérito dessa pessoa forte. Temos que fazer jus à sua capacidade de liderar, de ser leal e reconhecer a sua liderança aqui”, pontuou.

O deputado Florêncio Neto (PSB) destacou a parceria construída em bases sólidas com a presidente Iracema Vale.

“Deus me deu uma mão para segurar nos meus primeiros passos nesta Assembleia e que, ao mesmo tempo, é de cuidado, mas que também é, quando precisa, de mostrar o caminho correto. Algo que me identificou com a senhora é a dificuldade em dissimular sentimento, emoção, em fingir amizade ou estreitamento. Estes 10 a 0 é um resultado muito impactante, que mostra o tamanho do direito que Vossa Excelência tem de ocupar este lugar. Este não é o epílogo desta trajetória. Vossa Excelência não para aqui, porque tem um futuro grande. Nós somos chamados pelo povo, e tem uma massa de gente que confia, e a Iracema Vale é confiança”, disse o deputado Florêncio Neto (PSB).

Catulé Júnior (PP), Júnior Cascaria (Podemos), Eric Costa (PSD), Dra. Helena Duailibe (PP), Dr. Yglésio (PRTB), Arnaldo Melo (PP), Dra. Vivianne (PDT), Florêncio Neto (PSB), David Brandão 9PSB), Kekê Teixeira (MDB), Fred Maia (PDT), Wellington do Curso (Novo), Júnior França (PP) e Aluízio Santos (PL) também parabenizaram a presidente Iracema Vale pela vitória no STF.

Informação: Assembleia Legislativa 

Evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em São Luís, e mobiliza representantes do poder público, movimentos sociais, especialistas e cidadãos para debater políticas urbanas, sustentabilidade e desenvolvimento dos territórios

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão – ConCidades/Ma e do Observatório das Metrópoles estão promovendo a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Maranhão, nos dias 27 e 28 de novembro, no Rio Poty Hotel, em São Luís. O evento vai reunir delegados, gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais, empresários e diversos segmentos da sociedade civil para discutir políticas públicas urbanas e os desafios do desenvolvimento sustentável.

O encontro integra a etapa estadual da Conferência Nacional das Cidades e tem como foco a construção coletiva de diretrizes que promovam cidades mais justas, inclusivas e acolhedoras. Para o tecnólogo em gestão ambiental e conselheiro estadual das cidades, professor Ronald Chaves, a conferência é um marco de união e diálogo. “As conferências são momentos de escuta, participação e união, onde governo e sociedade caminham lado a lado por cidades mais justas, sustentáveis e acolhedoras”, destaca.

Construção coletiva: o Maranhão debate suas cidades

Chaves reforça que o evento é aberto a diferentes perfis e que a participação ampla fortalece a formulação das políticas públicas urbanas. “Você é nosso convidado especial — movimento social, sociedade civil, secretário municipal, empresário, pesquisador, professor, ativista social. É fundamental estarmos juntos para trabalharmos uma política pública urbana de qualidade”, afirma.

A fala do conselheiro complementa o caráter democrático do encontro, que reúne diversos setores para debater temas urgentes e estratégicos, como saneamento, habitação, gestão ambiental e qualidade de vida.


Temas centrais 

Durante os dois dias de programação, os participantes irão discutir e deliberar sobre pautas estruturantes para o desenvolvimento urbano e ambiental do Maranhão, entre elas:

Saneamento básico

Habitação

Mobilidade urbana

Gestão e planejamento ambiental

Qualidade de vida e políticas públicas integradas

Desenvolvimento sustentável dos territórios

O evento contará ainda com a participação de porta-vozes do Governo do Estado, como o secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos, Janilson Soares Lima (SECID), que deve contribuir com análises técnicas sobre desafios atuais e perspectivas para a gestão urbana no Maranhão.


Serviço:

O quê: 6ª Conferência Estadual das Cidades do Maranhão

Horário: 

Quando: 27 (8h às 12h – 14h às 17h30) e 28 de novembro (8h30 às 12h – 14h às 17h30)

Onde: Rio Poty Hotel – Av. dos Holandeses, no 2/5, quadra 32, Ponta D´areia, São Luís


PROGRAMAÇÃO OFICIAL


Dia 27 de novembro • Quinta-feira

MANHÃ

8h — Credenciamento

9h — Abertura

9h30 – Palestra Magna –

Com representantes do Ministério das Cidades

Letícia Teixeira — Arquiteta e Assessora Técnica da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades

Marcel Cláudio Sant’Ana — Coordenador-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Ministério das Cidades

11h — Leitura e Aprovação do Regulamento da 6ª CEC

11h45 — Intervenções

12h — Intervalo


TARDE

14h — Eixos Temáticos

16h05 — Intervalo

16h15 — Apresentação em plenária dos resultados de cada eixo de debate

17h — Debate em plenária para priorização das propostas a nível nacional

17h30 — Encerramento


Dia 28 de novembro • Sexta-feira

MANHÃ

8h30 — Apresentação das propostas dos municípios para o estado

Com o Observatório das Metrópoles

9h30 — Debate em plenária para priorização e aprovação das propostas estaduais

10h30 — Intervalo

11h — Informes sobre a COP 30

12h — Intervalo


TARDE

14h — Plenária de orientação para a escolha dos(as) delegados(as) para a Conferência Nacional das Cidades

— Eleição das entidades para o novo mandato do CONCIDADES

16h — Intervalo

16h30 — Homologação das eleições e apresentação dos eleitos

17h30 — Encerramento solene


Informação: Assessoria de Imprensa

A Operadora Maxx realizou de forma especial a entrega oficial do prêmio principal de sua campanha de valorização dos clientes: uma moto Honda Pop 110i 0 km.

A cliente que ganhou uma moto 0 Km da Maxx Maria de Lourdes Ferreira com seu prêmio.

A cerimônia aconteceu no palco do Circo Le Petit, em São Luís, durante uma das apresentações do espetáculo que conta com o apoio da operadora.

A grande vencedora foi a cliente Maria de Lourdes da Costa Ferreira, moradora do bairro São Francisco, que há mais de 11 anos utiliza os serviços de internet da Maxx. Ela recebeu o prêmio do Diretor de Operações da Maxx, Jeferson Bandeira, que representou a empresa no evento.

A cliente sorteada pela Maxx Maria de Lourdes Ferreira com seus familiares Letícia Castro, Emanuele Pereira e Raimundo Simões.

A campanha da Maxx contemplou clientes de todas as cidades que recebem os serviços da operadora: São Luís, Paço do Lumiar, Ribamar, Raposa, Chapadinha, Vargem Grande, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Itapecuru e Santa Inês. O sorteio incluiu assinantes dos serviços de internet 100% fibra óptica, TV HD, telefonia fixa e móvel, reforçando o compromisso da empresa em valorizar e reconhecer seus consumidores.
As colaboradoras da Maxx Tácita Natália (Comercial), Fabrícia Braga (MKT) e Júlia Mendonça (RH).
Fabrícia Braga e Victor Ákilla da Maxx comandaram a entrega da moto 0 km.
Os apresentadores Marcos Davi e Madalena Nobre.


Informação: InterMídia Comunicação Integrada