quinta-feira, 25 de abril de 2024

As inscrições devem ser feitas na plataforma Futuro.Digital

SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) está com inscrições abertas para vários cursos técnicos e de curta e média duração na Plataforma Futuro.Digital. Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam desenvolver suas habilidades e avançar em suas carreiras profissionais.

Os cursos oferecidos pelo SENAI-MA abrangem diversas áreas, desde tecnologia da informação até operação industrial. Com instrutores altamente qualificados e instalações modernas, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e experiências em primeira mão em suas respectivas áreas de interesse.

Em São Luís, distribuídos nas unidades do SENAI no Monte Castelo e no Distrito Industrial, os cursos com inscrições abertas são: Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Edificações, Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Operador de Logística Portuária, Excel Básico, Reformas e Ajustes de Roupas, Eletricista de Instalações Prediais, Confeitaria e Soldador Eletrodo Revestido.

Em Açailândia, Bacabal e Caxias as inscrições são para os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrotécnica. Já os cursos de curta e média duração são: Manutenção Hidráulica e Pneumática e Comandos Elétricos, Especialização Técnica em Construção de Modelos Digitais -BIM, NR-10, NR-11, NR-35, Condutores de MOPP, Especialização Técnica em Administração de Banco de Dados e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.

Em Imperatriz, além dos cursos oferecidos nas outras unidades, há também Técnico em Informática, Especialização Técnica em Manutenção Industrial, Assistente Administrativo, Torneiro Mecânico, Doces e Salgados, Eletricista de Instalações Prediais e Marceneiro de Móveis Planos. Em Balsas, as inscrições são para o curso de Mecânico de Motores Ciclo Diesel.

Para se inscrever, os interessados podem acessar o site https://www.futuro.digital/ma ou entrar em contato com a unidade local para obter mais informações sobre os cursos disponíveis, requisitos de inscrições e prazos.

E para quem se inscrever até 31/08 faz a inscrição por R$79,90, não perca esta oportunidade de investir em seu futuro profissional e se destacar no mercado de trabalho. Inscreva-se hoje mesmo nos cursos do SENAI Maranhão e comece sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Informação: Fiema 

O primeiro telejornal diário ao vivo da TV UFMA e pioneiro no estado em recurso de acessibilidade consagra-se em um cenário de convergência midiática.

 O JTV UFMA completa, nesta sexta-feira (26), três anos no ar e tem muitos motivos para comemorar. Ao longo desse período, tornou-se o primeiro telejornal do Maranhão a ter intérprete de Libras e ganhou destaque nas redes sociais, tornando-se o campeão da emissora em visualizações no YouTube e Instagram, além de receber várias premiações. O jornal foi destaque na categoria formato no Fórum Nacional da Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU), em 2023.

Com uma proposta inovadora, o JTV UFMA agrega conteúdos pensados para o cenário de convergência midiática, com notícias e quadros de prestação de serviço, pesquisa científica, opinião, cultura e entrevistas. Para a Diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, criadora do formato do telejornal, essas conquistas refletem o compromisso da emissora com a qualidade de sua programação. “O sucesso do JTV UFMA é fruto do seu caráter inovador e do trabalho de uma equipe coesa e comprometida com o jornalismo de qualidade. Mais que informar, o nosso telejornal quer contribuir com a formação das pessoas”, afirma.

Apresentado pela jornalista Ana Tereza Viegas, o JTV UFMA mantém, ao longo desses anos, seu compromisso com o público, primando pela cuidadosa apuração das informações, pelo esmero na produção e na prestação de serviços, apostando em conteúdos mais elaborados, com foco na ciência, na valorização das identidades regionais e na interação com a comunidade.

Para 2024, o JTV UFMA, que o telespectador já conhece e acompanha diariamente às 12h30, seja no canal aberto, ao vivo no site da emissora e nas redes sociais, traz novidades, buscando ser cada vez mais dinâmico e criativo. Com novo visual, novas vinhetas e quadros inéditos, o telejornal traz agora o Sala Cultural, em que a jornalista Luísa Rabelo recebe artistas e músicos para um bate-papo descontraído. E o #Fica a Dica, a agenda cultural de toda sexta, ganha a juventude e o carisma de Joyna Oliveira e Júlia Furtado, que se revezam na apresentação do quadro, trazendo mais leveza e engajamento com o público, além da exibição de videoclipes de artistas locais para encerrar o jornal.

A coordenadora do Núcleo de Jornalismo da TV UFMA, a jornalista e apresentadora Anne Glauce, ressalta que o JTV UFMA é importante dentro da programação da TV, porque além de fazer a ligação da Universidade à comunidade, as notícias veiculadas são pautadas no interesse público. “Falamos diariamente sobre ciência, cultura e também destacamos o factual. Nosso diferencial é a forma com que tratamos a notícia. Aqui os assuntos são mais trabalhados, as entrevistas mais longas, sem falar que somos o único telejornal no Maranhão a ter tradução simultânea em Libras”, frisa a coordenadora.

Leia na íntegra em:

https://portalpadrao.ufma.br/tvufma/noticias/jtv-ufma-comemora-3-anos-de-estreia

Informação: PW 

“Se esse ritmo for mantido por um pouco mais de um ano, poderíamos zerar a lista de espera por transplante de córneas”, disse especialista

Transformar a dor em um gesto de amor ao próximo é o que move a doação de órgãos. O “sim” dito pela família de um ente falecido, traz esperança para quem ainda está lutando pela vida. No mês de março, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atingiu um número expressivo de transplantes de córneas, graças à conscientização das famílias. De um total de 47 transplantes realizados no estado, 45 foram no HU-UFMA. Um número significativo para um único mês, deixando um marco na história da unidade hospitalar.

Para o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, essa marca é muito representativa para as equipes do hospital. “Para ter um transplante bem-sucedido, existem muitas etapas anteriores e um trabalho incansável de diversas equipes assistenciais que se dedicam desde o acolhimento e diálogo com a família do doador, até a logística e operacionalização do procedimento. Então, saber que esse trabalho está tendo um impacto grandioso na vida dos usuários, no caso em questão, devolvendo a possibilidade de enxergar o mundo e abrir portas para experiências antes impensadas para tantas pessoas, nos dá a motivação para continuar o trabalho com cada vez mais empenho e assim impactar mais vidas”, afirmou.

Esse aumento de transplantes é fruto do crescente número de famílias que dizem “sim” à doação.  Quanto mais pessoas doam, mais vidas são beneficiadas, a exemplo da enfermeira, Viviane Martins, de 42 anos, que mora no município de Santa Inês, interior do Maranhão. Desde os 17 anos ela começou a perder a visão gradativamente. Só no ano de 2017 teve o diagnóstico confirmado para ceratocone nos dois olhos. Em 2019, entrou para a fila do transplante de córnea. Enquanto aguardava sua vez, o olho direito ficou ainda mais comprometido, perdendo a visão total, enquanto o olho esquerdo possui menos de 40% da visão, já que o ceratocone é uma doença degenerativa da córnea.

Novas possibilidades após o transplante

O transplante veio como uma chance de ressignificar sua trajetória. “Já tem sete meses que estou transplantada e sou muito grata ao meu doador, a sua família e a toda a equipe do hospital. Estava com uma vida comprometida e a cirurgia me possibilitou grandes conquistas. Consegui tirar minha carteira de habilitação, voltei a trabalhar normalmente. E tudo isso só foi possível porque uma família disse sim para a doação de órgãos que me ajudou significativamente”, afirmou Viviane.

A enfermeira fez questão de deixar um agradecimento público.  “Depois que recebi sua córnea, passei a olhar as coisas literalmente com outros olhos. O simples fato de poder enxergar o mar novamente com as suas cores vibrantes e admirar o entardecer e o pôr-do-sol, é a melhor alegria do mundo”, pontuou com o coração cheio de gratidão.

Conscientização faz a diferença

De acordo com a responsável médica do Banco de Olhos e chefe do Setor de Córnea do HU-UFMA, Roberta Farias, o transplante de córneas é a substituição do tecido da córnea que deveria estar transparente, porém está doente, manchado de branco ou com curvatura muito aumentada ou até perfurado. No transplante há a substituição por uma córnea doada transparente.  O procedimento é indicado nos seguintes casos: distrofia de Fuchs; ceratopatia bolhosa do pseudofacico; leucomas; perfurações oculares; ceratocone avançado, este último responsável por comprometer a visão da Viviane.

Por isso, é importante frisar que as doações estão diretamente relacionadas à conscientização da população sobre o tema, para que Viviane e tantas outras pessoas possam ter suas vidas com mais qualidade. Ela segue fazendo acompanhamento no Centro de Referência em Oftalmologia do HU-UFMA, após transplante no olho direito, e logo precisará entrar de novo na lista de espera para o olho esquerdo. Como o ceratocone é hereditário, seu filho de 16 anos também desenvolveu e precisará de um transplante. Mas a esperança segue firme com eles. 

Banco de Olhos

O HU-UFMA é o único hospital no Maranhão que possui um Banco de Olhos. Funciona ininterruptamente, realizando busca ativa no HU-UFMA e em outras instituições.  As visitas ocorrem principalmente em UPAS, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Também recebem notificações feitas por outros hospitais e suas Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

“Após recebida a notificação, a equipe faz a triagem e a avaliação do potencial doador para posterior abordagem à família quanto ao desejo de doação e, em caso de positiva familiar a equipe procede com a captação do tecido que posteriormente será avaliado, tratado e acondicionado no Banco de Olhos, para posterior dispensação para o transplante de córneas”, explicou a chefe da Unidade de Transplante do HU-UFMA, Priscila Monteiro de Almeida.

Roberta Farias complementou que o maior trabalho no Banco de Olhos é conscientizar as pessoas da necessidade de doação. “Uma doação de córneas só é feita após a morte, e, portanto, precisa da autorização dos familiares diretos para poder conseguir essa autorização.  É possível captar as córneas tanto de pacientes com o coração parado, ou seja, aquele paciente que morreu em casa, que teve um infarto, foi atropelado na rua e que já entrou sem vida no hospital, como também é possível captar do doador de morte encefálica. Um doador faz duas pessoas voltarem a enxergar, e a gente precisa conscientizar as pessoas da necessidade da doação”, frisou.

Priscila Monteiro de Almeida, reforçou que o número conquistado no mês de março trouxe esperança. “Significa mais de um transplante por dia. Se esse ritmo for mantido por um pouco mais de um ano, poderíamos zerar a lista de espera por transplante de córneas”, afirmou.  De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, atualmente possuem 740 pacientes aguardando para ter a possibilidade de voltar a enxergar. 

As notificações para o Banco de Olhos podem ser feitas pelo WhatsApp institucional: (98) 98882-8802.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Informação: HU-UFMA 

Garantindo diversão e adrenalina, a atração ‘Vumbora’ terá 10 metros de altura e 65 metros de comprimento 

O Valparaíso Adventure Park está se preparando para se tornar um dos principais destinos de entretenimento do Maranhão e do país. Recentemente anunciou um investimento de quase R$ 7 milhões para expansão de novas atrações e no aprimoramento da infraestrutura.

Uma das novidades, chamada 'Vumbora', conta com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Já em construção, a previsão de inauguração é em setembro de 2024 e promete proporcionar uma experiência emocionante aos visitantes. Localizada ao lado do 'BoraDescer', a atração oferecerá uma descida repleta de adrenalina, permitindo que os visitantes escolham entre quatro pistas de toboáguas, cada um com efeitos translúcidos e designs gráficos distintos. Com um nível moderado de adrenalina, é uma atração ideal para toda a família se divertir.

Durante o percurso, os aventureiros ficarão de bruços em cima de tapetes e poderão desfrutar de uma vista deslumbrante do parque aquático maranhense. Com 65 metros de comprimento e uma subida de 10 metros de altura, os visitantes poderão atingir velocidade de até 40 km/h.

A escolha do nome "Vumbora" é uma expressão popular brasileira que significa "vamos embora" ou "vamos nessa", sendo uma forma descontraída e animada de convidar alguém para sair ou iniciar uma atividade.

Pablo Madeira, diretor administrativo do Valparaíso Adventure Park, reitera o compromisso de proporcionar não apenas diversão e aventura, mas também uma variedade de opções de entretenimento e serviços de alta qualidade. “Com este investimento, reafirmamos nosso compromisso em oferecer experiências completas e memoráveis para nossos visitantes”, afirmou o diretor. “Com a expansão, o parque visa não apenas atender às expectativas dos frequentadores regulares, mas atrair um público ainda maior, consolidando sua posição como o maior parque aquático do Nordeste e entre os principais do Brasil”, completou.

Sobre o Valparaíso Adventure Park  

O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e com dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

Informação: MAPA360 

O empresário Francisco Neto, do Flor de Vinagreira com a entrada Tiquinho Maranhense

E tem novidades no restaurante Flor de Vinagreira, do empresário Francisco Neto!

O estabelecimento é mais um parceiro do projeto da Associação Comercial do Maranhão (ACM) intitulado “A História não pode esperar- Proteger o passado é investir no futuro” que visa captar recursos para a revitalização do Palácio do Comércio, sede da entidade, e que foi interditado pela Defesa Civil de São Luís no ano passado sob alegação de risco de desabamento.

O Flor de Vinagreira lançou a entrada “Tiquinho Maranhense", que incorpora diversos sabores da gastronomia maranhense e 50% do valor arrecadado com a venda do prato no restaurante será destinado para agregar à corrente de auxílio à campanha lançada em fevereiro deste ano pela entidade empresarial.

O Flor de Vinagreira fica localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.

Informação: ACM

Uma das bandas mais apaixonadas do Brasil está de volta em São Luís com todo o seu romantismo, trata-se da banda Moleca 100 Vergonha que faz show nesta sexta-feira dia 26 a partir das 21h no Texas + com o forrozin da Moleca.

O mega show da banda Moleca 100 Vergonha terá shows da cantora Mayara Lins e Sem Rote. O Texas + vêm se destacando cada vez mais no mundo da diversidade maranhense e sempre tem novidades na casa com shows, além de um atendimento especial e conforto para o público se divertir!

A casa de shows mais amada pelos os maranhenses contam com a assinatura das produtoras Moa Produções e Fernanda Oliveira Produções. Então se liga e vem se apaixonar com o Show da banda Moleca 100 Vergonha no Texas +. Fique por dentro de toda agenda de shows através do Instagram @texasslz

Serviço:

O que: Show da banda Moleca 100 Vergonha

Quando: Sexta-feira dia 26 a partir das 21h

Onde: Texas + Rua Pernambuco, Chácara Brasil Turu São Luís MA

Ingressos: 1° lote - 20 reais

Informações: (98) 985806041 / 981384028

Realização: Moara Produções e Fernanda Oliveira Produções

Informação: WS 

Está querendo ficar craque na ortografia para não errar na redação do concurso? Então, descubra se o plural correto no português é troféus ou troféis.


A Língua Portuguesa é repleta de regras e particularidades que confundem milhares de pessoas. Por exemplo, quando nos deparamos com a palavra "troféu", é natural surgir a dúvida sobre como expressá-la no plural. Afinal, seria "troféus" ou "troféis"?

Você ficou em dúvida antes de responder, veio ao lugar certo. Esta matéria vai esclarecer se o plural correto no português é "troféus" ou "troféis". Acompanhe-nos até o fim da leitura e descubra a resposta certa.

Você não vai querer perder valiosos pontos na redação de um concurso público por causa disso, não é? Confira.

O plural correto é "troféus" ou "troféis"?

Quando dizemos "troféu", estamos nos referindo a um único prêmio que uma pessoa ou empresa recebeu, por qualquer motivo. Segundo a norma culta, o plural correto dessa palavra é "troféus".

A palavra “troféis” está errada e não existe na Língua Portuguesa. Quando se trata do plural de palavras terminadas no ditongo "eu", deve-se acrescentar somente a letra “s” no final delas. Veja os exemplos abaixo para uma melhor compreensão:

  • troféu - troféus;
  • chapéu - chapéus;
  • céu - céus;
  • véu - véus;
  • ilhéu - ilhéus;
  • seu - seus;
  • pneu - pneus;
  • museu - museus.


Às vezes, muita gente acaba fazendo confusão com outra regra de formação do plural, especialmente com palavras que terminam em "el". Neste caso, é preciso retirar a letra “l” e acrescentar “is”. Veja os exemplos abaixo:

  • papel - papéis;
  • cruel - cruéis;
  • pastel - pastéis.


Por que o plural não é troféis?

Agora, você pode estar se perguntando: por que não podemos usar "troféis" como plural? A resposta é simples: em nosso idioma, a palavra "troféu" segue as regras comuns de formação de plural.

Geralmente, para formar o plural de palavras terminadas em "-eu", como é o caso de "troféu", substituímos o "-eu" por "-eus". Assim, temos "troféu" no singular e "troféus" no plural.

Essa é uma regra simples que nos ajuda a expressar corretamente a quantidade de troféus que possuímos ou que estamos mencionando. Selecionamos alguns exemplos de frases com “troféus”. Observe:

  • Eu tenho três troféus de futebol em casa;
  • Os troféus da competição de basquete estão em exposição no ginásio da escola;
  • Os troféus foram entregues aos vencedores da maratona;
  • Ela ganhou vários troféus ao longo de sua carreira esportiva;
  • Nossos troféus são símbolos de dedicação e esforço;
  • Os troféus de bronze foram concedidos aos participantes que ficaram em terceiro lugar no torneio;
  • Eles ergueram os troféus em comemoração à vitória na competição de surf;
  • Os troféus de vidro são especialmente bonitos;
  • Os troféus de ouro são reservados para os campeões da Copa do Mundo de Futebol;
  • Os troféus são uma forma de reconhecimento pelo talento e habilidade de uma pessoa.

Em suma, quando se trata de mais de um troféu, a forma correta é "troféus", segundo as normas gramaticais da Língua Portuguesa.

Jamais use o termo "troféis" e utilize o plural "troféus" para se comunicar de maneira precisa e correta na redação de um concurso público.

Informação: Concurso no Brasil