segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A ação disponibiliza diversos serviços gratuitos para a população

BACABAL – O Sistema FIEMA participa do programa Praça da Justiça e Cidadania, instalado no estacionamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Bacabal, com ações do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) e do Serviço de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA). A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Justiça Federal, Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, Prefeitura de Bacabal, e demais instituições parceiras.

O projeto SESI Itinerante estará presente, a partir desta terça-feira (2), com atendimentos na área de saúde e segue até quinta-feira (4), das 8h às 18h, reunindo iniciativas voltadas ao acesso da população a serviços essenciais.

A programação disponibiliza atendimentos em clínica geral, pediatria, odontologia e oftalmologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma, oficinas de alimentação saudável e atividades culturais. 

Dentro do evento, as equipes do SESI-MA atuarão de forma integrada às demais instituições, com foco na ampliação de atendimentos de saúde e apoio às demandas da comunidade, em especial quilombolas.

O SESI-MA também está presente com apresentações e interações com a Robótica e as mesas educacionais que são equipamentos interativos com hardware, software e materiais concretos que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para crianças em fase de alfabetização e letramento., além de pintura facial para os pequenos.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O SENAI Bacabal também participa do evento com uma exposição técnica sobre energia fotovoltaica. A atividade apresenta conceitos relacionados ao funcionamento dos sistemas solares, orientações sobre instalação e manutenção e informações sobre benefícios econômicos e ambientais da energia renovável. Instrutores e alunos conduzem a apresentação, promovendo troca de conhecimento com os visitantes e fortalecendo a disseminação de tecnologias cada vez mais presentes em ambientes industriais e residenciais.

A Praça da Justiça e Cidadania reúne, em um único espaço, serviços de documentação, orientação jurídica, assistência social, saúde e capacitação. A iniciativa integra o Programa Casas de Justiça e Cidadania, previsto na Recomendação nº 26/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva a atuação colaborativa entre órgãos públicos, com objetivo de prevenir conflitos e facilitar o acesso comunitário a direitos fundamentais.

Informação: Fiema 

A ação acontece 02/12, em São Luís, e discutirá o uso eficiente e sustentável do etanol automotivo

SÃO LUÍS –  A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Maranhão, por meio do Projeto Inova Indústria, promovem capacitação técnica sobre o uso sustentável do etanol automotivo, nesta terça-feira (02), em São Luís. A iniciativa tem correalização do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa) e do Sindicato das Indústrias de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanalcool).

Buscando contribuir com o desenvolvimento eficiente e sustentável do setor automobilístico maranhense, a ação integra perspectivas técnicas automotivas ao potencial de expansão do etanol como alternativa energética sustentável. A programação inclui uma mesa redonda educativa mediada pelo presidente do Sindicanálcool, Milton Campelo, e oficinas de capacitação que abordam temas comuns à inovação no setor sucroalcooleiro e os impactos do uso do etanol em veículos e no meio ambiente.

Milton Campelo destacou a relevância da capacitação, ressaltando a necessidade de atualização sobre a evolução dos motores flex e defendendo o uso pleno do etanol. “Vivemos enfrentando drásticas mudanças climáticas em que a ciência tem dito, de forma consolidada, que a causa do aquecimento global decorre da emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. A utilização do etanol gera benefícios para todos. Para o motor do veículo, para a sociedade, para o planeta e para o futuro”, ressaltou.

Já para a presidente do SINDIREPA, Leonor Gomes de Carvalho, a capacitação representa um passo essencial para o fortalecimento do setor. “Hoje, o etanol é uma realidade cada vez mais presente na frota brasileira. E compreender suas características, tecnologias associadas e impacto no sistema dos veículos é fundamental para garantir um serviço eficiente, seguro e de qualidade. Além disso, essa capacitação fortalece o profissionalismo do setor ao conectar conhecimento, sustentabilidade e inovação, três pilares que precisam caminhar juntos no mercado automotivo”, falou Leonor

O evento acontecerá no auditório do Observatório da Indústria, na sede da FIEMA (3º andar), a partir das 18h30. As inscrições para a capacitação estão disponíveis no endereço https:inscricao/etanol-em-foco.

 Informação: Fiema 

Parceria com a Gerando Falcões impulsiona implantação do Programa Favela 3D e deve beneficiar cerca de 2 mil famílias

O Instituto Equatorial anunciou um investimento de R$ 1 milhão para apoiar a implementação do Programa Favela 3D no Residencial Paraíso, em São Luís. A iniciativa, realizada em parceria com a Gerando Falcões, tem previsão de beneficiar aproximadamente 2 mil famílias com ações focadas em dignidade, desenvolvimento social e redução da pobreza multidimensional.

O anúncio foi feito durante a Convenção Regional Nordeste I, pelo fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, que destacou a ampliação da parceria com o Instituto Equatorial, reforçando o compromisso de ambas as organizações com a transformação social em territórios vulneráveis.

Sobre o Programa Favela 3D

O Favela 3D propõe uma transformação sistêmica das favelas, indo além da estética urbana e focando em intervenções nas áreas educacional, social, econômica e de infraestrutura. A iniciativa considera a pobreza como um fenômeno multidimensional e dinâmico, que exige soluções integradas para promover a ruptura do ciclo de desigualdades.

O programa atua em oito áreas estratégicas:

• Moradia digna e urbanismo social;

• Acesso à saúde;

• Cidadania e cultura de paz;

• Direito à educação;

• Primeira infância;

• Autonomia da mulher;

• Cultura, esporte e lazer;

• Geração de renda;

A jornada do Favela 3D segue cinco estágios de evolução: da pobreza extrema à quebra do ciclo de pobreza, promovendo condições reais para prosperidade ao longo de gerações.

Etapas e entregáveis do programa:

Diagnóstico do território

A primeira etapa consiste na coleta de dados do território, incluindo diagnóstico comunitário e técnico. Esse processo permite compreender o perfil das famílias, necessidades locais e oportunidades de intervenção. O mapeamento político também integra essa fase, facilitando o diálogo com Município e Estado para alinhamento com políticas públicas.


Plano Favela

O Plano Favela é o documento-base que estrutura as soluções escolhidas pela própria comunidade. É construído a partir de oficinas, assembleias e avaliações técnicas e contempla

• Síntese das análises e pesquisas realizadas;

• Planejamento de implementação e cronograma anual;

• Mandala da Favela, que reúne as soluções priorizadas;

• Estudo de sustentabilidade financeira;

• Estimativa de custos e estrutura necessária;

O plano reflete as prioridades definidas pela população, especialmente em relação à infraestrutura urbana.

Operação inicial

Após a finalização do Plano Favela, têm início as ações práticas nas frentes de Geração de Renda, Desenvolvimento Social e Moradia e Urbanismo.

As famílias receberão acompanhamento individualizado, com planos de desenvolvimento para superar a pobreza e alcançar condições de dignidade.

Embora não haja previsão de construção habitacional, intervenções de urbanismo serão articuladas com governos estadual e municipal, garantindo ações alinhadas às políticas públicas.

Atuação do Instituto Equatorial

Além do investimento em São Luís, o Instituto Equatorial também participa do Programa Favela 3D nos estados de Goiás e Alagoas, reforçando seu compromisso nacional com iniciativas que promovem inclusão, desenvolvimento e redução de desigualdades.

“Com esse aporte, o Instituto reafirma sua crença na transformação social por meio de investimentos diretos e na construção de soluções duradouras em parceria com organizações da sociedade civil, governos e comunidades”, afirma Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial.

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Na última sexta-feira (28), foi inaugurado o agora restaurado e requalificado Complexo Trapiche Santo Ângelo, no Centro Histórico de São Luís, um momento que marcou a entrega à população maranhense de um novo espaço coletivo e cultural. O evento reuniu instituições, agentes culturais, autoridades, como o prefeito Eduardo Braide, e representantes do setor de comércio maranhense, dentre eles o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Feijó, e o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, que prestigiaram essa data marcante para a história da nossa cidade..

Considerada a maior intervenção já realizada em um bem do patrimônio cultural da cidade, a obra, que foi entregue pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), chega para ser um novo espaço para a população ludovicense. O Complexo Trapiche, que por muito tempo esteve abandonado, agora será palco da educação, cultura, inovação e criatividade.

Escolhido especialmente pela Prefeitura de São Luís para ser o braço educacional no Complexo Trapiche, o Senac Maranhão oferecerá qualificação profissional por meio de atividades práticas desenvolvidas em um ambiente real de trabalho, com foco na formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho nos setores de comércio de bens, serviços e turismo. A parceria da instituição com a prefeitura marca um selo de união em prol da educação e do progresso da cidade, ressalta o Presidente da Fecomércio, Maurício Feijó.

 “Participamos deste momento histórico para São Luís e para o Maranhão, que é a inauguração deste espaço no Complexo Trapiche Santo Ângelo, que para nós representa muito mais que uma parceria público-privada: representa a formalização de uma parceria e o fortalecimento do nosso compromisso com a educação profissional, com o desenvolvimento econômico e com a valorização do patrimônio cultural da nossa capital”, conta o Presidente.

O local é composto por cinco galpões que abrigam diferentes atividades e serviços, como o Centro de Criatividade e Inovação (CECHICS), uma Unidade de Altas Habilidades (SEMED), seis secretarias municipais, espaço multiuso para a realização de oficinas, judô, dança, programação cultural e científica. O restaurante e a cafeteria do Senac ficarão localizados no galpão 3 "Luiz Phelipe Andréas, e funcionarão como ambientes prático-pedagógicos, integrando teoria e prática.

O novo Complexo Trapiche Santo Ângelo chegou para ser mais um cartão-postal da nossa cidade, conectando conhecimento e criatividade, valorizando a culinária e o comércio local e integrando cada vez mais as comunidades maranhenses. O espaço promete movimentar a economia criativa e fortalecer a produção cultural, tornando-se um ponto de encontro para iniciativas educacionais, culturais, turísticas e gastronômicas. Além disso, o Trapiche se propõe a ser um ambiente de convivência e troca de experiências, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento social de São Luís.

 Informação: Assessoria de Comunicação - Senac/MA

Obra integra ações de recuperação do Centro Histórico 

BACABAL - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, participou da solenidade de entrega do Complexo Trapiche Santo Ângelo, no Centro Histórico de São Luís. O evento marcou a reabertura do conjunto arquitetônico formado por armazéns construídos entre o final do século XIX e o início do século XX, além das chaminés remanescentes da antiga estrutura fabril e energética da capital, reconhecido como um dos principais marcos da memória comercial e industrial da cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide ressaltou a importância histórica e urbana do Trapiche, destacando o esforço institucional necessário para recuperar o espaço. Ele agradeceu ao Sistema S pelas contribuições ao desenvolvimento de São Luís e mencionou, em nome de Baldez, iniciativas conjuntas já realizadas. Braide também citou o Projeto Canteiro-Escola, enfatizando seu papel na formação profissional e em ações de preservação no município.

Ao comentar a entrega do complexo, o presidente da FIEMA destacou o simbolismo do momento. “A recuperação do Trapiche Santo Ângelo fortalece a relação da cidade com sua história e abre novas possibilidades de uso para atividades produtivas, culturais e de formação”, afirmou Baldez.

A solenidade contou ainda com a presença dos vice-presidentes executivos da FIEMA, Fábio Nahuz e Celso Gonçalo, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA.

Com mais de 14 mil m² restaurados e R$ 60 milhões investidos, o Complexo Trapiche Santo Ângelo renasce como um polo cultural, administrativo, turístico e de inovação. A obra foi executada com recursos da Prefeitura de São Luís, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Vale S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) foi responsável técnica pelo restauro, acompanhamento e fiscalização.

A programação de inauguração reuniu apresentações de grupos de bumba meu boi dos principais sotaques do Maranhão, antecedendo o descerramento das placas de cada um dos armazéns.

A restauração envolveu a recuperação integral dos cinco armazéns, agora nomeados em homenagem a personalidades maranhenses, além da preservação das duas chaminés históricas e implantação de mirante, áreas de convivência e requalificação arquitetônica e urbanística de todo o conjunto.

Informação: Fiema 

São 145 vagas para a cidade de Bacabal 


BACABAL – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), por meio do Programa SENAI de Gratuidade Regimental, está oferecendo 145 vagas em Bacabal para profissionalização Técnica gratuita em Edificações e Segurança do Trabalho no formato presencial e semipresencial, respectivamente. Esta é uma oportunidade para aqueles que querem começar o ano de 2026 qualificados profissionalmente. As inscrições iniciam hoje (01/12) e encerram dia 09/12.

O Processo Seletivo nº 01/2026 oferece 30 vagas para o curso Técnico em Edificações para o turno noturno e 35 vagas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, no turno matutino, no formato presencial. Já aos interessados em realizar o curso no formato semipresencial, o edital nº 02/2026 oferece 80 vagas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, divididas igualmente nos turnos vespertino e noturno.

Ao final do curso Técnico em Edificações os alunos estarão prontos para atuar na execução, acompanhamento e controle de obras, desenvolvendo competências em leitura e interpretação de projetos, além de terem conhecimentos técnicos para auxiliar engenheiros e arquitetos e domínio de normas de segurança e qualidade.

A formação em Técnico em Segurança do Trabalho capacita o estudante para realizar ações preventivas, monitorar ambientes laborais, identificar riscos e orientar empresas na redução de acidentes, atuando sob princípios de responsabilidade social, saúde ocupacional e sustentabilidade.

As inscrições serão realizadas até o dia 09 de dezembro, no SENAI Bacabal, nos horários das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 21h, ou realizadas no site oficial https://www.fiema.org.br/senai, aba Seletivos, Processos Seletivos – Alunos. O edital completo, com outras informações sobre o cronograma, a documentação necessária para a inscrição e o processo de seleção, já está disponível no mesmo endereço.

Informação: Fiema 

Cerimônia reconheceu empresas e instituições 

SÃO LUÍS- O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, prestigiou a Noite Empresarial 2025 acompanhado dos vice-presidentes executivos da entidade, Cláudio Azevedo  e Celso Gonçalo, que integraram a comitiva durante o evento promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do MA (Fecomércio-MA) na sexta-feira (28).

A cerimônia reuniu empresários, autoridades, dirigentes sindicais, conselheiros e gestores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em encontro voltado ao fortalecimento das relações institucionais e ao incentivo de atividades econômicas no Maranhão.

A programação reconheceu empresas e instituições distribuídas em cinco categorias: Valorização do Capital Humano, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Social e Econômico, Relevância Regional e Ênfase em Inovação. As premiações contemplaram ações desenvolvidas ao longo de 2025.

Informação: Fiema