sexta-feira, 23 de maio de 2025

O Consórcio Alumar e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão celebraram, na segunda-feira (19), um termo de cooperação com foco na promoção do desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade em São Luís. A assinatura ocorreu durante a abertura oficial do MaraDefs, evento promovido pela Defensoria, no Centro Histórico da capital, e contou também com a participação da Prefeitura de São Luís e do Senai.

Com vigência inicial de 12 meses, o acordo estabelece uma parceria institucional voltada ao planejamento e execução conjunta de ações com foco na empregabilidade, na ampliação do acesso a direitos e na geração de renda. 

A parceria se soma a iniciativas que já vêm sendo desenvolvidas pela Alumar nas comunidades vizinhas ao consórcio, como os projetos voltados à formação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio à economia local. Entre essas ações, destaca-se o programa ACTION, que mobiliza voluntários da Alumar em atividades sociais nas comunidades e que, a partir do termo, poderá contar com apoio da Defensoria na oferta de serviços jurídicos e orientações à população.

Além disso, está em construção uma ação conjunta integrada com o Senai, voltada à capacitação técnica e à inclusão produtiva.

Para Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar, a nova parceria fortalece a rede de apoio já existente nas comunidades e amplia as possibilidades de impacto positivo. “Ao lado da Defensoria Pública, vamos unir esforços para ampliar o acesso a direitos, incentivar a autonomia e abrir caminhos para a inclusão produtiva. Essa é uma agenda que dialoga diretamente com o nosso propósito de gerar valor social para a população, agora com uma parceria estratégica”, afirmou.

O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, destacou a importância do envolvimento do setor privado em ações de cidadania. “Essa parceria significa a chance de levar mais dignidade e oportunidades para quem enfrenta situações difíceis. A gente sabe o quanto o acesso ao emprego e à informação pode transformar realidades, e é isso que queremos com esse termo: aproximar, acolher e construir caminhos junto com a população. Agradeço à Alumar pela sensibilidade e pelo compromisso social em caminhar conosco nessa iniciativa que, com certeza, vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

“A Alumar já tem uma trajetória sólida de atuação social nas comunidades vizinhas, com projetos estruturados de geração de trabalho e renda, educação e voluntariado. Com esse termo, unimos forças com a Defensoria para somar expertises e ampliar o alcance das ações. Nosso foco é seguir construindo pontes que levem a mais oportunidades e inclusão”, afirmou Flávio Lima, gerente de Relações Governamentais da Alumar.

Como parte da programação do MaraDefs, a Alumar também levou para a Praça das Mercês uma edição especial da Feirinha da Gente, iniciativa voltada à valorização da economia local e ao fortalecimento de pequenos empreendedores das comunidades vizinhas ao consórcio. Nos dias 19 e 20, oito feirantes participaram do evento, com a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, gerando renda e ampliando sua visibilidade em um espaço de grande circulação.

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.


Eles têm peso, textura e feições que imitam um recém-nascido. Os bebês reborn, bonecas hiper-realistas que reproduzem bebês humanos, vêm ganhando popularidade entre adultos, principalmente entre mulheres, e despertam tanto fascínio quanto polêmica. O fenômeno vem desafiando fronteiras entre realidade e representação, exigindo um olhar atento às motivações psicológicas envolvidas.

Segundo a psicóloga Valéria Figueiredo, docente do curso de Psicologia da Estácio, é preciso entender o contexto em que a busca pelo hiper-real se intensifica. “Na era do imaginário, onde a imagem ganha o centro do capitalismo, precisamos nos perguntar: o que é real?”, provoca. Para ela, vivemos uma “inflação semiótica”, marcada por símbolos descolados de significados concretos. É nesse cenário que os bebês reborn ocupam espaço: “O real perde espaço para o hiper-real.”

Valéria explica que, do ponto de vista psicológico, o apego a esses bonecos pode ter várias camadas de significado. Uma delas está ligada ao instinto de cuidado. “Para mulheres que não puderam ter filhos, vivenciaram perdas gestacionais ou estão lidando com a síndrome do ninho vazio, o bebê reborn pode funcionar como uma forma simbólica de expressão do maternar”, afirma. Ao simular os gestos cotidianos de cuidado, como dar colo, vestir, alimentar, essas mulheres podem encontrar conforto e propósito emocional.

Outro ponto relevante está relacionado ao luto. Em situações de perda, o boneco pode ser um objeto de transição, ajudando na elaboração do sofrimento. “A semelhança com um bebê real oferece um foco para o afeto e a saudade, permitindo uma externalização do sentimento”, observa Valéria. No entanto, ela alerta: “É necessário acompanhamento profissional nesses casos, para evitar que a fantasia substitua a realidade da perda e torne o luto mais difícil de ser elaborado.”

A solidão também aparece como uma motivação recorrente. Em tempos de vínculos frágeis e conexões digitais, o bebê reborn pode representar companhia e estimular interações em comunidades online. “Mesmo inanimado, o boneco pode gerar rotina, conversas e uma sensação

de pertencimento”, comenta a psicóloga. Em certos contextos, ele também representa controle: “O bebê reborn pode ser aquilo que eu desejo no momento — algo que posso controlar, diferente da imprevisibilidade das relações reais.”

Sob a ótica da teoria do apego, o boneco pode suprir necessidades de segurança e proximidade emocional. Pessoas com histórico de traumas ou com padrões de apego inseguros podem encontrar nos reborns uma forma de contato afetivo previsível e livre de riscos.

Contudo, nem sempre a relação é saudável. “Quando o vínculo com o boneco substitui relações humanas significativas ou se torna uma fuga para não lidar com dores emocionais reais, é sinal de que pode haver sofrimento psíquico”, aponta Valéria. Nesses casos, o acompanhamento psicológico é fundamental.

O debate sobre os bebês reborn convida a uma análise mais ampla sobre os limites entre o simbólico e o real, a fantasia e a necessidade de afeto. “Compreender as motivações por trás desse vínculo é essencial para que possamos olhar para essas experiências com empatia, mas também com responsabilidade clínica”, conclui a psicóloga.

Informação: Cores Comunicação 

Posse foi realizada na Fecomércio-MA com a presença de representantes do setor produtivo e do poder público 

São Luís – Pedro Robson Holanda da Costa, primeiro secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), tomou posse como presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (COMTUR SLZ) para o biênio 2025–2027. A cerimônia foi realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), em São Luís, com a participação de representantes de entidades do setor produtivo e do poder público.

A nova mesa diretora do COMTUR foi eleita em assembleia anterior e é composta por representantes de instituições que atuam diretamente na cadeia produtiva do turismo. Além de Pedro Robson (FIEMA), integram a diretoria: Max de Medeiros Soares (Fecomércio/MA), como vice-presidente; Raimundo Nonato da Silva Luz (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão - SEHAMA), como secretário; e Mauro Borralho de Andrade (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE), como tesoureiro.

Durante a posse, Pedro Robson destacou a importância da atuação técnica e colaborativa para o avanço do setor:

“O turismo precisa ser tratado como política de desenvolvimento. Nosso compromisso é com o planejamento, a continuidade das ações e o fortalecimento da articulação entre os diversos segmentos que constroem o destino São Luís”, afirmou.

O secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, também participou do ato solene, destacando a importância da integração entre o poder público e o setor produtivo para a valorização e promoção do turismo na cidade.

A FIEMA reconhece o turismo como um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social e reafirma seu compromisso em contribuir com ações que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade da atividade turística em São Luís.

Informação: Fiema 

Com entrada solidária, o evento valoriza a produção local e reúne 14 marcas e atrações musicais no SESI Araçagi

 

SÃO LUÍS - Nos dias 23 e 24 de maio, o SESI Araçagi será palco de um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do Maranhão: o Festival de Bebidas Maranhense 2025. O festival acontecerá das 18h à 00h, com entrada solidária mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. As inscrições são feitas pela plataforma Sympla.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), com apoio do SESI, SENAI e FIEMA e correalização do Sebrae, o festival que também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Luís e do Governo do Estado do Maranhão, celebra o Dia da Indústria (25 de maio).

Mais do que uma celebração, o evento valoriza a diversidade da produção local de bebidas, reunindo vinhos, cachaças, gins, destilados, cervejas e muito mais. Entre os expositores confirmados estão nomes de peso como Vinhos Almar, Cachaça Baronesa, Cerveja Dailha, Guaaja Tiquira, Herr Agnes Cervejaria, PSIU Indústria de Bebidas, Cachaça Capotira, Dona Cervejaria, Cachaça Lorena, Gin Luar, Hops Beer Brew Cervejaria, Cervejaria Urra Beer, Mitológica Cervejaria, Cachaça Vale do Brejão, Cervejaria Duobos e Chopexpress.

Além das degustações, o público contará com atrações musicais nos dois dias de evento. No dia 23 de maio, com Jamil Jackson e o grupo Argumento animam a noite com muito samba e groove.

Já no dia 24, o palco recebe o peso do rock da banda Original Fire e a energia contagiante do reggae da banda Raiz Tribal, que traz o melhor do reggae maranhense para a festa. Nos dois dias os djs Arsênio Filho e Walter Jr animam os intervalos das bandas.

“O Festival de Bebidas Maranhense 2025 será uma oportunidade única para conhecer o que há de melhor na produção artesanal e industrial do estado, valorizar o produto genuinamente local e celebrar a cultura do Maranhão com responsabilidade e sabor”, enfatizou a presidente do Sindibebidas, Tânia Miyake.

“Nós somos parceiros de qualquer iniciativa vindo dos sindicatos filiados a FIEMA. É muito importante que o maranhense conheça e valorize as bebidas produzidas no Maranhão, muitas inclusive que já ganharam prêmios nacionais e internacionais”, finalizou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.


SERVIÇO:  Festival de Bebidas Maranhense

LOCAL: SESI Araçagi

DATA: 23 e 24 de maio

HORÁRIO: a partir das 18h

ENTRADA SOLIDÁRIA: 1kg de alimento não perecível

INSCRIÇÕES: SYMPLA - https://bit.ly/3YSxxR8

Informação: Fiema 

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Ações da Distribuidora para a Apae de São Luís contribui com a causa educacional

O Conselheiro da Apae de São Luís, Vanderlaan Rolim, a Reitora do CEST, Dra. Maria da Conceição Rolim, a Pres. da Apae de São Luís, Arionildes Silva e Silva, a Pró-Reitora de Pós-Graduação do CEST, Profa. Najala Borges, e o Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares.


Em uma solenidade marcada pela emoção e reconhecimento, o Centro Universitário Santa Terezinha (CEST) e sua mantenedora, a APAE de São Luís, prestaram uma justa homenagem à Equatorial Maranhão, por sua contribuição decisiva e parceria com diversas ações de apoio a instituição. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (21), durante a abertura do I Congresso Transdisciplinar do CEST, realizado no Multicenter Sebrae, que reuniu a comunidade acadêmica, representantes da sociedade civil e autoridades.

A Equatorial Maranhão recebeu a Comenda “Professor Expedito Alves de Melo”, honraria máxima concedida pelo CEST a parceiros que se destacam pelo apoio à inclusão da pessoa com deficiência e ao desenvolvimento humano. Representando a Distribuidora, o Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares, agradeceu a homenagem e destacou a nobre causa da APAE de São Luís, desde a sua fundação pelo já falecido Dr. Expedito Alves de Melo. “O trabalho da Apae de São Luís merece todo o apoio da sociedade pelos benefícios que promove. E a Equatorial Maranhão tem feito diversas parcerias de sucesso com a instituição, a exemplo da doação para a entidade através da conta de energia; projetos de eficiência energética e doação de créditos para a entidade, por meio do programa E+ Reciclagem. Há uma parceria grande e uma sinergia mútua muito boa; e quem mais ganha com isso são as pessoas assistidas pela Apae de São Luís. Receber essa homenagem, que é um reconhecimento público dessa parceria, é motivo de muita satisfação e orgulho para a Equatorial”, declarou José Jorge.

O Conselheiro da Apae de São Luís, Vanderlaan Rolim, e a Reitora do CEST Dra. Maria da Conceição Melo Rolim entregando a comenda “Prof. Expedito Alves de Melo” à Equatorial Maranhão, representada pelo Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares.

A mais recente parceria entre a Equatorial Maranhão e a instituição foi uma doação para a ampliação da Subestação Abrigada da APAE/CEST, além da modernização de toda a sua infraestrutura elétrica. O investimento contemplou não apenas a aquisição de equipamentos e materiais, mas também toda a mão de obra necessária para a execução da obra. “A APAE já havia feito a ampliação de seu prédio, mas enfrentava uma limitação significativa: a impossibilidade de utilizar sistemas de climatização na nova ala. A estrutura anterior, com um transformador de 300 kVA, já não comportava a demanda. A Equatorial viabilizou a ampliação para 500 kVA e permitiu que esse espaço pudesse finalmente ser usado em sua plenitude, com conforto e segurança”, explicou José Jorge Soares.

Antes da doação, a subestação elétrica da APAE de São Luís operava em condições precárias. Com os recursos, foi possível construir uma nova subestação, moderna e eficiente. A presidente da APAE São Luís, Arionildes Silva e Silva, participou da homenagem e lembrou que o apoio da Equatorial veio em um momento crucial para o crescimento da instituição.

Autoridades presentes na abertura do I Congresso Transdisciplinar Cest – Agenda 2030 e os 17 ODS´s.

A Reitora do CEST, Dra. Maria da Conceição Melo Rolim, reforçou o papel das parcerias institucionais na construção de uma sociedade mais justa. “A energia que recebemos da Equatorial não é apenas elétrica — ela é também social e transformadora, e nos fortalece para atuarmos como agentes de mudança em prol da causa da pessoa com deficiência”, pontuou.

A parceria faz parte do plano de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, que atua na geração de renda, em questões culturais, e educacionais visando beneficiar a sociedade, por meio de uma cultura organizacional de alta performance alinhada a projetos que fazem a diferença nas comunidades onde atua. Quando a iniciativa privada se une à sociedade civil com propósito, o resultado é uma transformação real na vida das pessoas. O gesto da Equatorial Maranhão passa a fazer parte da história do CEST e da APAE de São Luís como um marco de compromisso com a inclusão, o respeito e a solidariedade.

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão 

Já estamos no 8º dia dessa deliciosa jornada gastronômica! E você, vai ficar de fora? 

De 15 de maio a 1º de junho, celebramos a 19ª edição do maior festival de sabores do país com o tema:

“A Celebração da Cozinha Brasileira” 


É a sua chance de:

✅ Descobrir novos sabores

✅ Conhecer restaurantes incríveis

✅ Degustar pratos autênticos da culinária brasileira e maranhense

✅ Aproveitar preços promocionais imperdíveis!

Cada prato conta uma história, cada restaurante é uma nova experiência. Bora viver tudo isso?


Acesse agora: https://www.brasilsabor.com.br

Veja os restaurantes participantes e monte seu roteiro de sabores!


Realização: Abrasel Maranhão

Patrocínio: Coca-Cola e Eisenbahn

Apoio: Tramontina Hospitality

Apoio solidário: Fundação Antônio Brunno

Apoio de divulgação: Setur SLZ, Sindegtur MA, Abav MA e Setur Raposa


Informação: ABRASEL MA

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Evento em Carolina reuniu poder público, empresários e especialistas com foco em fortalecer e integrar o turismo na região

O workshop faz parte do direcionamento estratégico para o turismo no estado do Maranhão, com um olhar para a Chapada das Mesas. (Sebrae/Divulgação)

Com o objetivo de construir um turismo mais integrado e sustentável na região sul do Maranhão, o Sebrae realizou, nesta terça-feira, em Carolina, o segundo Workshop de Turismo da Chapada das Mesas. A iniciativa reuniu representantes do poder público, empresários do trade turístico e consultores especializados para validar propostas e avançar na construção do Plano de Desenvolvimento Turístico da Chapada das Mesas.

De acordo com Allana Diniz, analista do Sebrae em Balsas, a ação faz parte de um planejamento estratégico que vem sendo construído em parceria com os atores locais. “Esse é o momento que fortalece e transforma o turismo dentro do nosso polo, tornando-o mais integrado e sustentável. A escuta ativa e a validação das ações são essenciais para garantir que o plano esteja alinhado com as necessidades reais do território”, destacou.

O consultor Luiz Carlos Barbosa, responsável técnico pelo projeto, reforçou que o workshop integra a primeira etapa do processo de construção do plano, com foco na realização de um diagnóstico. “Estamos consolidando um levantamento do que já existe e do que precisa avançar. As ações validadas aqui vão dar concretude ao planejamento, permitindo que, em três, quatro, cinco anos, a Chapada das Mesas esteja consolidada como destino turístico nacional", explicou. Ele destacou ainda o diferencial da região: “A Chapada tem uma diversidade de atrativos que combinam natureza e água, elementos que proporcionam experiências de reconexão e até de cura. Esse é um potencial que precisa ser valorizado e promovido”, salientou.

A Chapada das Mesas têm atributos de Turismo de Natureza e aventura únicos, com cachoeiras e formações rochosas. (Sebrae/Embratur)

Ecoturismo - Localizada no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é um destino de ecoturismo que impressiona pela exuberância natural, com cachoeiras cristalinas, rios, serras e formações rochosas únicas. Além das atrações naturais, a região também se destaca como palco de aventura para os visitantes mais corajosos. Trilhas desafiadoras, rapel, tirolesa e outros esportes radicais garantem uma dose extra de adrenalina e fazem da Chapada um destino completo para quem busca experiências marcantes em meio à natureza.

Para os empresários locais, o evento representou uma oportunidade concreta de aprendizagem e de acesso a novas possibilidades de financiamento e qualificação. Marcos Vinicius Fragoso Arruda, proprietário da Chácara Aconchego, avaliou positivamente a iniciativa: “É um momento muito importante de aprendizado. O Sebrae está mostrando caminhos para a gente buscar os recursos necessários e isso mostra uma preocupação real com o desenvolvimento do turismo”, disse.

O evento reuniu representantes do poder público, empresários do trade turístico  e consultores especializados.(Sebrae/Divulgação)

O secretário Municipal de Turismo de Carolina, Neuton Coelho, também destacou a relevância da atuação do Sebrae para o fortalecimento do setor. “O Sebrae sempre foi um parceiro fundamental para as nossas empresas. Já participamos de diversas ações, como o Aventura Natural e o Integra Chapada, e hoje, com esse workshop, conseguimos balizar onde estamos e o que queremos para o futuro. Essa consultoria é essencial para termos um plano de ação bem estruturado para a gestão de 2025 a 2028”, afirmou.

Além de validar ações para o plano, o evento também consolidou o compromisso dos diversos segmentos envolvidos com a construção de um turismo mais estruturado e competitivo para a região. A próxima etapa será a formulação conjunta do plano definitivo, com foco na captação de recursos e na consolidação do destino Chapada das Mesas no cenário nacional.

Informação: Sebrae MA