Evento reuniu autoridades militares e representantes institucionais
ALCÂNTARA- O 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Pedro Robson Costa, representou o presidente Edilson Baldez, na cerimônia de transmissão de cargo do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) do coronel Aviador Clovis Martins de Souza ao coronel Aviador Adalberto de Rezende Rocha Júnior. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (07/01) no Pátio de Solenidades do Centro Técnico do CLA, em Alcântara.
Pedro Robson Costa destacou que o Sistema FIEMA reconhece a importância estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do Maranhão e do país. “A participação na cerimônia de transmissão de cargo reforça o respeito e a parceria construída ao longo do tempo com o CLA e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”, disse.
Ele continuou agradecendo os serviços prestados e dando boas-vindas para o novo diretor. “Ao coronel Aviador Clovis Martins de Souza, registramos nosso reconhecimento pelo trabalho realizado à frente do Centro. Ao coronel Aviador Adalberto de Rezende Rocha Júnior, desejamos êxito na nova missão, certos de que o diálogo institucional e a cooperação continuarão contribuindo para iniciativas que promovam inovação, qualificação profissional e oportunidades para a indústria maranhense”
Na oportunidade, estiveram presentes o capitão de Mar e Guerra Ademar Augusto Simões Júnior Simões, Capitão dos Portos do Maranhão; o vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) , major-brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti; o Asp R2 Marcos Nascimento, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército do Maranhão (AORE); o tenente-brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neuberth, diretor-geral do DCTA; o tenente-coronel João Carlos Duque, Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), entre outras autoridades.
Informação: Fiema
Declaração garante regularidade fiscal, evita multas e é fundamental para acesso a crédito; Sebrae orienta MEIs em todo o Maranhão.
Desde o dia 1º de janeiro, os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem realizar a entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigação que deve ser cumprida até o dia 31 de maio. O documento reúne informações sobre o faturamento bruto obtido ao longo do ano anterior e indica se o empreendedor teve ou não empregado no período. A declaração é obrigatória para todos os MEIs, inclusive aqueles que não registraram faturamento ou que mantiveram a empresa sem atividade.
O Maranhão encerrou o ano de 2025 com 340.033 empresas ativas, das quais 140.789, o equivalente a 41,4%, são Microempreendedores Individuais. O número mostra a importância do MEI como porta de entrada para a formalização de pequenos negócios e geração de renda.
A DASN-SIMEI deve ser enviada de forma gratuita e on-line, por meio do Portal do Simples Nacional ou do Portal do Empreendedor. Apesar da simplicidade do processo, o descumprimento do prazo pode gerar consequências para o empreendedor, como multa por atraso, cobrança de juros, impedimento para emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e, em casos prolongados de inadimplência, até o cancelamento do CNPJ.
De acordo com a analista do Sebrae Maranhão, Marise Abdalla, ainda há muitos empreendedores que desconhecem a obrigatoriedade da declaração. “Muitas pessoas acreditam que, por não terem tido faturamento no ano, não precisam declarar. Isso não é verdade. Mesmo sem faturamento, mesmo com a empresa parada, a DASN-SIMEI precisa ser entregue. Todos os MEIs formalizados até 31 de dezembro de 2025 devem fazer a declaração referente a esse ano”, explica.
Benefícios
Além de manter o negócio regular junto à Receita Federal, a entrega da DASN-SIMEI traz benefícios importantes, especialmente para quem busca acesso a crédito. “A declaração é um instrumento essencial na hora de buscar financiamento. As instituições financeiras utilizam essas informações para avaliar a capacidade de pagamento do MEI e definir limites de crédito. Por isso, declarar em dia é fundamental para evitar multas e preservar esse acesso”, reforça Marise Abdalla.
Apoio do Sebrae
O Sebrae Maranhão tem atuado fortemente no apoio aos micro e pequenos empreendedores. Em 2025, a instituição realizou 267.746 atendimentos a clientes, alcançando 83.831 pequenos negócios em todo o estado, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Desse total, 13% dos atendimentos foram direcionados a Microempreendedores Individuais, público que frequentemente busca orientação sobre obrigações fiscais, acesso a crédito e gestão do negócio.
Para facilitar o cumprimento da DASN-SIMEI, o Sebrae orienta que os empreendedores procurem atendimento nas unidades da instituição, nas regionais e nas Salas do Empreendedor espalhadas pelo Maranhão. “O Sebrae e os parceiros estão preparados para recepcionar os microempreendedores, tirar dúvidas e auxiliar no envio da declaração. É um apoio importante para garantir que o MEI continue regular e aproveite as oportunidades de crescimento”, conclui a analista.
Informação: Sebrae MA
Com histórico de cinco premiações nacionais, estudantes do SESI Imperatriz se preparam para a temporada 2026 do Torneio SESI de Robótica
IMPERATRIZ – Robôs, programação, trabalho em equipe e muita curiosidade. Assim é a rotina dos alunos da Escola SESI Imperatriz que participam da temporada 2025/2026 do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão. Ao todo, 8 equipes e 41 alunos, com idades entre 9 e 19 anos, estão imersos em uma intensa preparação para o torneio que acontece nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2026, no SESI Clube Araçagi, em São José de Ribamar.
Desde agosto, os estudantes mantêm uma rotina intensa de treinos, que segue até a semana que antecede o festival. A temporada traz o tema “UNEARTHED”, propondo a exploração das camadas do solo e dos desafios da arqueologia, integrando ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
Mais do que desenvolver robôs, os alunos foram desafiados a criar soluções tecnológicas para problemas reais da arqueologia, como a preservação de sítios históricos, o acesso a áreas de difícil escavação e a proteção do patrimônio cultural.
“A gente aprende que tecnologia não é só robô. É resolver problemas de verdade. Pensar em como ajudar um arqueólogo usando programação e inovação muda totalmente a nossa visão”, destaca a aluna veterana Ayla Aressa da equipe Angel's.
As equipes contaram ainda com orientação de especialistas em arqueologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema Sul) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que compartilharam experiências da área e contribuíram para o alinhamento dos projetos às necessidades do campo arqueológico.
“Essa troca amplia o olhar dos alunos e mostra que a robótica pode dialogar com qualquer área, inclusive com a história e a preservação cultural”, explica o professor e técnico de robótica do SESI Imperatriz, Pablo Mendes.
Durante o torneio, os estudantes serão avaliados em projetos de inovação, programação e desempenho dos robôs em missões temáticas e na vivência dos Core Values da FIRST LEGO League (FLL), que valorizam cooperação, respeito e trabalho em equipe.
A etapa regional do Maranhão reunirá 79 equipes da FLL, além de 13 equipes de STEM Racing e 5 equipes de FIRST® Tech Challenge (FTC), em um evento que reforça a parceria entre SESI Maranhão, FIRST® e Grupo LEGO®.
REFERÊNCIA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL- O SESI Imperatriz vem se consolidando como destaque na robótica educacional, com cinco premiações nacionais conquistadas ao longo das últimas temporadas. Entre os principais resultados estão o 1º lugar em Projeto de Inovação – Regional 2025 e o 1º lugar em Core Values – Nacional 2025, o primeiro troféu nacional da robótica da unidade, marco histórico para Imperatriz.
Além das equipes do SESI, o torneio contará com estudantes de escolas públicas atendidos pelo projeto “Prototipando Sonhos”, iniciativa do SESI-MA que leva o ensino de robótica de forma gratuita a 30 municípios maranhenses, promovendo inclusão social e democratização do acesso à tecnologia.
“Quando vemos alunos de diferentes realidades juntos, criando, aprendendo e sonhando, temos certeza de que a robótica é uma ferramenta de transformação social”, finaliza a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.
Informação: Fiema
Em 2025, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) intensificou as ações para potencializar a qualidade dos serviços prestados no Polo Lençóis e Delta e aumentar a satisfação dos turistas e pessoas que moram na região dos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas, Água Doce do Maranhão, Tutóia, Araioses e Paulino Neves.
Com ações diversas, a Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta ministrou cursos de qualificação profissional, realizou atividades educativas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outras intervenções.
De janeiro a dezembro, por meio do Programa “Mais Qualificação e Turismo”, a Setur-MA capacitou na região 787 pessoas com cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores da cadeia produtiva do turismo ou para pessoas que pretendem trabalhar no segmento.
Cursos de Técnicas para Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem; Hospedagem Familiar: Como Montar um Negócio Cama e Café; Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes; Mídias Sociais Para Promoção do Turismo e Noções Básicas de Empreendedorismo para Artesãos foram algumas das várias capacitações ofertadas no Polo.
Eleito Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) também recebeu atenção e incremento das ações pela Setur-MA, em trabalho conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no ordenamento e na sinalização turística da região.
A secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, fez um balanço bastante positivo do ano em relação às ações desenvolvidas nos municípios turísticos no Polo e a importância de qualificar a população maranhense para atender cada vez melhor os visitantes. Segundo ela, foi mais um ano em que se cumpriu o objetivo de levar melhorias.
“O Maranhão é conhecido por sua hospitalidade e, agora está mais ainda, porque os Lençóis Maranhenses são Patrimônio Natural da Humanidade. Nossa missão é fortalecer e levar cada vez mais ações de capacitação a todos os polos turísticos do estado. Qualificar a população não só melhora a experiência dos turistas, mas também garante o desenvolvimento econômico e social das comunidades, como a qualificação que realizamos nos povoados e nas sedes dos municípios durante o ano. Essas iniciativas valorizam a cultura local e preparam os moradores para serem protagonistas no turismo sustentável”, destacou a secretária.
Enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil
Palestras de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual infantil também fizeram parte da atuação da Superintendência no ano, com ações do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”. Mais de 3.903 crianças e adolescentes foram conscientizados sobre a prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil em todos os polos da atividade turística do Maranhão.
Para fortalecer políticas contra o turismo sexual e proteger as crianças e adolescentes contra o abuso sexual, a Setur-MA aprofundou o debate sobre o tema durante o I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente, realizado em novembro, em Barreirinhas. Durante o evento foram reforçados a importância da prevenção, proteção e construção de ambientes seguros para crianças e adolescentes.
Na ocasião, foram destacadas no encontro as ações realizadas pelo Programa "Mais Infância, Mais Turismo", com ênfase na sensibilização através de campanhas educativas e ações integradas contra o abuso e a exploração infantojuvenil no segmento turístico.
Suporte no atendimento aos turistas
Os turistas que visitaram os Lençóis Maranhenses em 2025 tiveram apoio e suporte do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) nas indicações sobre pontos turísticos, atrações culturais, eventos e atividades de lazer na região.
Durante o ano, foram realizados 18.446 mil atendimentos, sendo 13.910 atendimentos a turistas brasileiros e 4.536 a visitantes estrangeiros, nos CATs do município de Barreirinhas, localizados na Beira Rio e no saguão do aeroporto da cidade. Além dos atendimentos, os turistas receberam materiais informativos como mapas turísticos, guias de turismo e roteiros sugeridos.
A auxiliar técnica da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Emmyly Freitas, disse estar honrada em trabalhar, levar conhecimento para a população e que a qualificação é chave essencial para o sucesso sustentável do turismo na região. “Contribuir para o turismo de uma localidade é uma maneira de apoiar a valorização da cultura, recursos naturais, além de impulsionar a economia local. Meu objetivo é de sempre contribuir para que a experiência de quem visita a região seja enriquecedora e que o turismo seja uma atividade capaz de promover o crescimento econômico, respeitando o meio ambiente e valorizando as tradições locais”, contou a servidora.
Para o superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Jorge Babica, as ações da Superintendência superaram as estimativas traçadas para o ano de 2025. Ainda segundo ele, para 2026 o objetivo será superar os números obtidos em 2025, com um incremento nas ações de divulgação, missões em campo, por exemplo.
“O ano de 2025 foi de muita surpresa e alegria para nós que trabalhamos o turismo em uma região como a dos Lençóis Maranhenses. O nosso planejamento de 2026 consiste em dar continuidade às atividades dos Programas “Mais Qualificação e Turismo”, “Mais Infância Mais Turismo”, além de levar mais ações de divulgação do Observatório para os hotéis e pousadas da região, com o intuito de contribuir para o aumento dos resultados das Pesquisas de Demanda Turística, durante feriados, reforçando ainda a ponte com a rede hoteleira local”, explicou o superintendente.
Informação: Turismo MA
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através da Superintendência de Turismo do Polo Chapada das Mesas, encerrou o ano de 2025 com uma série de iniciativas de sucesso em um dos principais polos turísticos do Maranhão. Entre as ações realizadas em parceria com o trade turístico local, destacam-se projetos voltados para a qualificação profissional, inovação, valorização cultural e promoção de novas experiências.
A Superintendência esteve presente nos principais eventos de mercado do turismo do Brasil, como WTM Latin America, Salão do Turismo e ABAV EXPO, reforçando a promoção dos destinos turísticos da região da Chapada das Mesas.
Além da participação em eventos e feiras nacionais do segmento, a Superintendência de Turismo da Chapada das Mesas participou também de eventos região da região sul do estado, como o Integra Chapada, AgroBalsas, maior feira de agronegócio do Maranhão, e Expoimp, principal feira multissetorial de negócios da Região Tocantina, com estandes que atraíram milhares de visitantes e despertaram interesse pelo turismo de aventura.
“Estamos contentes pelos resultados alcançados. A força do turismo na Chapada das Mesas é uma prova do potencial do nosso estado em cativar os visitantes que querem viver momentos inesquecíveis. Continuaremos potencializando as vivências, alavancando os produtos turísticos e impulsionando os atrativos locais”, garantiu a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Foram realizadas durante o ano também ações de governança com a orientação aos municípios em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro, bem como reforço na formalização dos equipamentos turísticos da Chapada das Mesas, através do Cadastur.
A Superintendência realizou ainda atividades de suporte ao Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur) na atuação junto aos artesãos para emissão da carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O superintendente do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelner, fez um balanço positivo das ações e parabenizou os esforços do Governo do Estado para potencializar ainda mais o turismo na região.
“Foi um ano muito produtivo, onde as ações se tornaram possíveis graças aos esforços e trabalho árduo que a secretária Socorro Araújo e o governador Carlos Brandão fizeram ao longo de 2025. A superintendência da Chapada das Mesas, além de conectar todas as políticas públicas do estado com a região, é um braço da Setur-MA no Polo, dando suporte como foi o caso das Expedições de Turismo, o Projeto Trilha dos Saberes, que fortalece o Turismo de Base Comunitária no maior polo turístico do estado”, elencou o superintendente.
Em 2025, a Setur-MA, por meio da Superintendência da Chapada, realizou uma Press Trip com a finalidade de captação de imagens para a reformulação do Banco de Imagens do Polo Chapada das Mesas.
Informação: Turismo MA
Hospedagem à beira-mar atraiu visitantes do Maranhão e de outras localidades para a agenda de celebração de fim de ano, que culminou na festa da virada
Música, boa gastronomia e conforto deram o tom da terceira edição do Réveillon da Revoada, realizado no Oiti Beach Resort, em Tutóia (MA). Foram seis dias de apresentações musicais e ceia assinada pelo restaurante Casa de Juja na festa da virada, tudo isso finamente emoldurado pelas instalações do resort, hospedagem com a maior piscina à beira-mar da cidade, 56 acomodações, brinquedoteca, quadra de beach tennis, escola de kitesurf, spa, restaurante com vista para o mar, estacionamento coberto e amplo espaço para eventos.
De acordo com a gerente do Oiti Beach Resort, Cláudia Costa, as famílias marcaram presença nas festividades deste fim de ano, entre maranhenses e visitantes oriundos de outros lugares, como Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e até de fora do país. “Durante o período do Réveillon, tivemos uma taxa de ocupação superior a 90% e muitos feedbacks positivos de clientes. Mesmo próximos de nossa lotação máxima, conseguimos entregar uma ótima experiência. Foi gratificante observar tantos clientes satisfeitos”, destacou.
Casal de empresários de São Luís, Lindalva Reis e Ednei Viegas Reis decidiram celebrar o fim de ano no hotel por sugestão de amigos, que também escolheram o Oiti para passar o Réveillon, e por ainda não conhecerem a cidade de Tutóia. “Estava muito comentado que era um resort novo, então aumentou ainda mais a nossa vontade de ir para lá”, contou Lindalva
De acordo com ela, a experiência foi única. “Quartos muito bem distribuídos e limpos, o serviço ofereceu atendimento vip. Amei a cidade e os passeios nas redondezas. O ambiente é propício para a hospedagem em casal e até em família. Achei que atendeu as minhas necessidades por ser um espaço reservado, perto da natureza e a cidade não é tão longe de São Luís e ainda é perto de Barreirinhas, que foi o meu próximo destino”, completou Reis.
A hospedagem foi aprovada ainda pela turista Renata Borja, de Belo Horizonte, que também esteve em Tutóia e no Réveillon da Revoada pela primeira vez, acompanhada do marido, do filho e dos pais. “Nós gostamos muito. O hotel é bem gostoso, a localização é maravilhosa. A natureza de Tutóia é exuberante”, ressaltou. Para ela, o resort é uma hospedagem que atende bem famílias, inclusive pessoas com mobilidade reduzida. “Meus pais são idosos e conseguiram acompanhar tudo conosco”, frisou Borja.
Informação: Vieira - Assessora de Imprensa
Ação de promoção da saúde ocular, realizada em Barreirinhas, entregou, gratuitamente, mais de 600 óculos a beneficiários, que antes haviam passado por consultas com oftalmologistas
O ano de 2026 começou com trabalho e compromisso social por parte do deputado estadual Catulé Júnior. Já na primeira semana do novo ano, o parlamentar deu continuidade ao Mutirão Cuidar dos Olhos, ação voltada à promoção da saúde visual da população maranhense. Na terça-feira (6), Catulé esteve no município de Barreirinhas, onde acompanhou de perto a entrega de mais de 600 óculos à população local.
Os beneficiários contemplados nesta etapa da ação já haviam passado anteriormente por consultas oftalmológicas gratuitas, realizadas por profissionais especializados. Após a avaliação, os pacientes tiveram, ainda, a oportunidade de escolher o modelo de óculos mais adequado ao seu gosto e necessidade, reforçando o cuidado e a atenção com cada pessoa atendida.
A agenda contou com a presença do prefeito Vinicius Vale e da vereadora Irlanda. Eles destacaram a importância da iniciativa e o impacto positivo na vida dos moradores. “Quero agradecer ao deputado Catulé Júnior pelo apoio e pela dedicação em estar aqui, acompanhando de perto essa ação que devolve dignidade às pessoas”, afirmou Vinicius Vale.
“É uma ação que faz a diferença na vida de quem mais precisa. Agradeço ao deputado Catulé Júnior por esse olhar sensível com o nosso povo”, destacou Irlanda.
Emendas parlamentares
O Mutirão Cuidar dos Olhos é fruto de emendas parlamentares do deputado Catulé Júnior, executadas em parceria com prefeituras municipais, a exemplo de Barreirinhas, além do apoio do governador Carlos Brandão e do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. A iniciativa tem como objetivo garantir à população acesso gratuito a consultas oftalmológicas e a óculos.
“Estamos levando qualidade de vida ao povo. Enxergar bem é fundamental para estudar, trabalhar e viver com dignidade. Esse mutirão é uma forma concreta de cuidar das pessoas e de mostrar que o mandato pode transformar vidas”, afirmou Catulé Júnior.
Antes de chegar a Barreirinhas, a ação de entrega de óculos já contemplou diversas localidades do estado, como São Luís, Humberto de Campos, Paço do Lumiar, São João do Sóter, Aldeias Altas, Matões e Caxias, ampliando o alcance do mutirão e consolidando o projeto como uma das principais iniciativas sociais do mandato do deputado.
Informação: Assembleia Legislativa











