quinta-feira, 11 de dezembro de 2025



O SESI Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (10/12), o prêmio The Best 2025 na categoria "Destaque Nacional de Programas de Robótica". O troféu foi entregue por Thiago Pontes, coordenador do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da FIEMA, a Pedro Henrique Diniz Carvalho, assessor do SESI.

 Referência nacional em robótica educacional e de competição, o SESI Maranhão demonstrou excelência nas competições First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e STEM Racing. Desde 2020, seus alunos se destacam em torneios regionais, nacionais e internacionais.

Na temporada 2024/2025, o SESI organizou o maior torneio único de FLL do Brasil, com 102 equipes, incluindo participantes de nove estados e do projeto Prototipando Sonhos, que, em parceria com a FAPEMA, leva a robótica a estudantes de escolas públicas de todo o Maranhão.

Este ano, na FLL, quatro equipes competiram em Brasília e duas garantiram vagas em torneios na Califórnia (EUA) e Sidney (Austrália). Na STEM Racing, o SESI conquistou os prêmios de Marketing e de Carro mais Veloz, enquanto na FTC, venceu o Inspire Award e representou o Brasil em Houston (EUA). A trajetória do SESI Maranhão demonstra como a aprendizagem da robótica transforma a educação, produz inovação e molda o futuro.

Informação: Fiema 

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu o prêmio de “Evento do Ano” no The Best 2025 pela realização da Expo Indústria Maranhão. Gilberto Matos, coordenador geral da Expo Indústria Maranhão, recebeu o troféu de Tânia Miyake, diretora da FIEMA e presidente do SINDIBEBIDAS. Tânia também foi homenageada com o troféu “Destaques Profissionais” pelo trabalho à frente do sindicato.

A Expo Indústria Maranhão é realizada a cada dois anos pelo Sistema FIEMA com correalização do Governo do Estado e do SEBRAE, e  já entrou para o calendário de eventos de negócios do estado e está consolidada como a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste.

Em sua 6ª edição realizada em 2025, celebrou 10 anos de história, reuniu 314 expositores, 104 palestrantes e mais de 63 mil visitantes. Com a discussão de um tema de alta relevância para as empresas, educação, mercado de trabalho e para o setor industrial em particular, “Inteligência Artificial – A nova revolução” colocou o estado na vanguarda ao discuti-lo com palestrantes nacionais e internacionais.

A Expo Indústria Maranhão 2025, que proporcionou a geração de R$ 318 milhões em oportunidades de negócios este ano, tornou-se um ecossistema que gera conhecimento e inovação; que conecta empresas, academia, profissionais e estudantes; e que projeta soluções para uma economia mais pujante e sustentável.

Informação: Fiema 

Com aproximadamente 5000 atendimentos previstos só em São Luís, Hospital reforça compromisso com a redução das filas no Maranhão

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará neste sábado, 13 de dezembro, do Dia E do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh com o propósito de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. Em todo o país, a previsão é de mais de 52 mil atendimentos. Já no HU-UFMA, serão ofertados aproximadamente 5000 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas.

Esta é a terceira edição do projeto em 2025 e já supera em 53% a anterior, configurando-se como o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “o Dia E simboliza o empenho de toda a Rede Ebserh em garantir que a população tenha acesso rápido e seguro a procedimentos essenciais. Estamos mobilizando nossas equipes com dedicação total para ampliar o cuidado especializado e contribuir de forma concreta para a redução das filas no Maranhão.”

As ações envolverão consultas, exames e procedimentos cirúrgicos voltados à população encaminhada pelos sistemas de regulação. A programação do mutirão no HU-UFMA contemplará atendimentos em diversas especialidades, reforçando o papel estratégico do hospital no cuidado especializado e de alta complexidade no Maranhão.

Os atendimentos seguirão a ordem de agendamento e serão destinados exclusivamente a usuários encaminhados pela regulação do SUS e pela regulação interna do HU-UFMA, sem oferta para demanda espontânea. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição em contribuir para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em ampliar o acesso aos serviços especializados.

Iniciativa

O Dia “E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS.

Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o projeto mobiliza os hospitais universitários federais da Rede Ebserh em mutirões, turnos extras e participação ativa de residentes e estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da estatal com a formação profissional, a assistência humanizada e as necessidades reais da população brasileira.

Dados nacionais dos últimos Mutirões

Na segunda edição, realizada em 13 de setembro, foram realizados nacionalmente 34.290 procedimentos em pacientes que aguardavam nas filas da regulação. O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos.

Esse valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho, em que foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país.

Dados do Maranhão

No Maranhão, o HU-UFMA realizou o número total de 3.920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias na segunda edição, superando a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando foram totalizados 2.471 atendimentos. Sendo o hospital da Rede Ebserh que mais realizou atendimentos nas últimas edições.

Sobre a EBSERH

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Informação: HU-UFMA 


Os amantes da literatura irão ganhar nos próximos dias uma obra literária épica, que viajou no tempo para buscar e resgatar as origens, do exímio contador de histórias e sindicalista, Alziro Ozeas Coelho, nascido em Alcântara/MA - município quilombola, em 1891, num cenário político em que as famílias e o trabalhador viviam oprimidos pela política vigente, que restringia a liberdade de organização sindical.

Trata-se do livro “A Saga do vovô Alziro” que será lançado pela escritora Lourdes Acosta, no próximo dia 12, às 17h30, no hall do edifício Turmalina, no Renascença, para reunir três grandes famílias descendentes.

A obra elucida e narra o mundo que circundou a vida do sindicalista que, em busca de um melhor porvir, se aventurou por lugares e se instalou em São Luís, do Maranhão, formatando ali a sua prole.

- O trabalho é fruto de um levantamento dos dados históricos sobre sua vida, de forma que fiquem conhecidas as conexões e a formação de sua descendência. É entremeada de resultados da metodologia de pesquisas “in loco”, online, depoimentos e entrevistas que veem sendo coletadas desde 2022, quando entrevistamos sua filha caçula, Maria da Graça, em São Luís do Maranhão. Na obra descrevemos suas aventuras, escolhas, irreverência, árvore genealógica e estórias por ele contadas, que aguçaram a imaginação dos seus netos, despertando o gosto pelo saber -, pontuou a autora.

De acordo com o psicólogo clínico José Raimundo Gomes, prefaciador do livro, a obra não nasceu apenas de lembranças, nasceu da urgência de preservar uma memória viva. “É uma memória que pulsa nas histórias contadas, nos nomes repetidos de geração em geração. A Saga do Vovô Alziro é mais do que uma homenagem escrita pela sua neta, é um mapa afetivo de onde viemos e de quem somos. No capítulo “As Origens”, a autora nos faz viajar até Alcântara, no Maranhão, para conhecer o berço de Alziro. Um cenário árido, ainda sob os efeitos do autoritarismo e da desigualdade do começo do século XX, molda a infância e juventude desse homem que se recusava a aceitar o destino imposto aos pobres e trabalhadores”, ressaltou.


Serviço:

Lançamento do livro “A Saga do vovô Alziro

Autora: Lourdes Acosta (jornalista e escritora)

Data do evento: 12/12/2025.

Local: Edifício Turmalina, Renascença. São Luís/MA


Informação: Assessoria de Comunicação 

Projeto leva serviços de saúde ao polo ceramista e mobiliza empresários e autoridades locais 

SÃO LUÍS – A comitiva de diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), liderada pelo presidente Edilson Baldez, esteve em Itapecuru-Mirim nesta terça-feira (9) para acompanhar a última edição de 2025 do SESI Itinerante. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) com apoio do Conselho Nacional do SESI. A visita ocorreu na área de eventos da empresa BB Show, espaço que concentrou a estrutura do projeto, e reuniu lideranças industriais, representantes de sindicatos patronais e o prefeito Filipe Marreca.

O município, reconhecido como um dos principais polos ceramistas do Maranhão, recebeu serviços de saúde, exames e ações educativas oferecidos pelas unidades móveis do SESI. Durante a passagem, a diretoria percorreu as instalações, conversou com equipes e observou o fluxo de atendimentos — que deve alcançar 1.500 pessoas em três dias, segundo o superintendente interino do SESI, César Miranda.

A presença da diretoria foi destacada pelo próprio Baldez, que classificou a iniciativa como “uma demonstração de parceria entre o poder público e o setor produtivo”. Ele afirmou que o SESI Itinerante cumpre papel social relevante, mas que a agenda do dia também teve caráter institucional. “Estamos aqui para prestigiar Itapecuru e seus empresários, que têm mostrado união e disposição em construir soluções conjuntas”, disse.

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicerma, Benedito Mendes, que tem atuação histórica na cidade, afirmou que o engajamento dos setores público e privado fortalece o alcance da ação. Ele encabeçou a solicitação para que o projeto chegasse ao município. “Todas as entidades estão juntas. A cidade ganha com isso”.

O prefeito Filipe Marreca destacou a importância da iniciativa, especialmente pela ampliação dos serviços de saúde municipais possibilitados a partir da parceria com o SESI. “A população recebe de braços abertos esse trabalho, que traz para Itapecuru vários serviços para a população, desde exames laboratoriais, a consultas oftalmológicas, pediátricas”.

ÚLTIMA PARADA DO ANO – Para o superintendente da FIEMA e interino do SESI, César Miranda, a edição de Itapecuru simboliza o encerramento de um ciclo de atividades que percorreu diversas regiões do estado. Ele afirmou que o projeto voltará em 2026 com mais estrutura e mais atendimentos. “O projeto fica em Itapecuru até esta quinta-feira, 11, com muitos atendimentos para a população”.

Moradores aproveitaram os serviços do SESI. A trabalhadora Maria Lindalva Frazão, gerente de RH de uma cerâmica local, a Tanguá, afirmou ter ido à ação para colocar os exames em dia. “Soube pela empresa e vim porque é gratuito. É muito bom para quem trabalha e não consegue marcar tudo durante a semana.”

A lavradora Ana Maria Gouveia Silva, 46, moradora do povoado Mirim, também buscou atendimento no SESI Itinerante e disse ter sido atendida rapidamente. “É uma oportunidade para quem não tem condição. A gente vem e consegue tudo de graça”, afirmou. Ela levou as filhas para consultas e avaliações odontológicas e disse que pretende avisar vizinhos e conhecidos sobre a programação. “Vou divulgar. Até quinta ainda dá para muita gente ser atendido aqui.”

Além da visita ao projeto, Baldez e os diretores da Federação cumpriram agenda com empresários da região, especialmente do setor ceramista, considerado estratégico para a economia local. O grupo também realizou visitas a empresas instaladas em Itapecuru-Mirim.

A comitiva da FIEMA incluiu os vice-presidentes executivos Benedito Mendes, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz; os diretores Osvaldo Pavão e José Orlando Leite Filho; o 1º secretário Pedro Robson Costa; a empresária ceramista Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz; além do presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde, do presidente do Sindigraf, Adênio Queiroga, e do executivo do CIEMA, Álvaro Veloso.

Informação: Fiema 

Fotos - Nestor Bezerra

Inscrições seguem até o dia 16/01 para Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática para Internet

IMPERATRIZ – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), por meio do Edital nº 01/2026 do Programa SENAI de Gratuidade Regimental, abre 120 vagas, divididas igualmente em quatro cursos Técnicos, em Imperatriz. As vagas são destinadas às pessoas de baixa renda, oferecendo uma oportunidade de profissionalização em Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática para Internet, com início das aulas no dia 2 de fevereiro e término entre os meses de abril e agosto de 2027, conforme a duração do curso escolhido.

Ao final do curso Técnico em Automação Industrial, o aluno estará capacitado para desenvolver e implementar sistemas e dispositivos de automação de processos industriais. Já o curso Técnico em Eletrotécnica capacita o aluno para coordenar e executar os processos de instalação, manutenção e elaboração de projetos e sistemas elétricos prediais, industriais e de potência.

Por outro lado, os candidatos interessados no curso Técnico em Eletromecânica serão qualificados para apoiar a gestão da montagem e manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados. Por fim, o curso Técnico em Informática para Internet prepara o aluno para atuar na produção de interfaces e no desenvolvimento de sistemas para internet.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de janeiro de 2026, das 8h às 20h, presencialmente, no SENAI Imperatriz. O candidato deverá apresentar a documentação exigida para o curso escolhido, presente no Anexo II do edital, disponível no site do SENAI, no endereço www.fiema.org.br/senai.

O resultado do processo seletivo, que será realizado por meio de etapa única, será divulgado no dia 20 de janeiro, no site, e a matrícula deve ser realizada no período de 21 a 23 de janeiro. O cronograma completo, com todos os requisitos e o processo de seleção, assim como o período de execução de cada curso, pode ser acessado no edital.

Informação: Fiema 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Cerca de 45 alunos das redes estadual e municipal de educação de Passagem Franca, município localizado na mesorregião leste maranhense, participaram, nesta terça-feira (9), de um City Tour por ruas e casas de cultura do Centro Histórico de São Luís (MA).

A visita foi conduzida por um guia de turismo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), equipamento coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que disponibiliza informações, mapas e roteiros turísticos em apoio a quem visita o Maranhão.

“Temos o compromisso de atuar na promoção do nosso turismo em suas mais variadas vertentes. Para passeios como este, a Setur pode ofertar os serviços do CAT, fornecendo informações qualificadas sobre a nossa história e os nossos patrimônios culturais, sempre com o objetivo de oportunizar aos nossos visitantes experiências inesquecíveis”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

O ponto de partida do City Tour foi o Palácio dos Leões, edifício-sede do Governo do Maranhão, construído em 1626. Na Praça Dom Pedro II, os estudantes conheceram histórias, lendas e um panorama sobre a literatura e a arquitetura maranhense.

Na sequência, a visita guiada percorreu as ruas Portugal e Estrela e passou pelo Mercado das Tulhas, importante rota gastronômica e do artesanato local. Os estudantes de Passagem Franca também tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Arte Sacra — espaço que reúne sinos, cálices, pinturas e esculturas que remontam à formação religiosa maranhense.

O passeio incluiu ainda visita ao Museu Casa de Nhozinho, espaço que homenageia o artista popular Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974), o Nhozinho, mestre na talha de buriti. A Casa de Nhozinho reúne elementos do cotidiano regional, com peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares, plumárias indígenas e brinquedos.

“Hoje nós estamos aqui com uma visita composta por alunos de escolas municipais e estaduais de Passagem Franca. Esse projeto envolve uma imersão cultural, uma imersão histórica sobre nossa cidade, que eles não conheciam. A maioria está vindo pela primeira vez”, enfatizou Carolina Utta, guia de turismo da Setur-MA e responsável pela condução do grupo.

Para Jeane Coutinho, diretora do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto, uma das escolas que participaram do City Tour, a visita guiada é uma oportunidade única de garantir aos alunos acesso a informações essenciais sobre a cultura e a formação histórica da capital maranhense.

“Nós moramos a mais de 500 km daqui, e os estudantes estão maravilhados em conhecer a nossa capital e sua rica história. Ficamos felizes e lisonjeados por ter os guias do Governo do Estado colaborando, enriquecendo muito o nosso passeio e nos trazendo a história como ela é. Isso, para a gente, é muito importante, porque o nosso estudante vai sair daqui munido desse conhecimento”, avaliou a gestora.

Também participaram do City Tour alunos do Centro de Ensino Estado do Paraná, duas escolas municipais de Passagem Franca e três escolas de comunidades rurais da cidade.

Sobre o CAT

Porta de entrada para os visitantes, o CAT conta com profissionais responsáveis por fornecer informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão.

Localizados em pontos estratégicos que recebem grande fluxo de turistas durante todo o ano, os atendimentos coordenados pela Setur estão presentes em locais como aeroportos, rodoviárias, Ceprama, Cujupe, Espigão Costeiro, Centro Histórico e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Tutóia, Riachão e Balsas.

Informação: Turismo MA