Com o tema “Lençóis Maranhenses: um tesouro em nossas mãos” encontros alinharam políticas públicas às demandas locais.
O município de Santo Amaro recebeu, na sexta-feira passada (11), a última etapa do evento “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Instância de Governança Regional do Polo Lençóis e Delta (IGR) e prefeituras.
A programação marcou o encerramento de três dias das atividades que passaram por Barreirinhas e Primeira Cruz, reunindo comunidade, representantes do trade turístico e gestores públicos para debater oportunidades, desafios e estratégias de gestão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, após o reconhecimento da Unesco como Patrimônio Mundial Natural.
Em Santo Amaro, o dia foi marcado pela Mesa Integrada – Desafios e Oportunidades, mediada por Aline Souza, superintendente de Regionalização da Setur-MA, com a participação de representantes do ICMBio e da SEMA-MA. O espaço possibilitou um diálogo técnico sobre ações em andamento e perspectivas para o uso sustentável e a preservação do território. Além do momento de escuta com a comunidade e trade.
Para Ildelene Fontinele, empresária do setor turístico, a iniciativa fortalece a cooperação entre todos os atores envolvidos. “Este momento é para colocar nossos anseios e necessidades, especialmente na questão turística. Saímos daqui com uma grande perspectiva sobre as ações estaduais, tanto as que já estão em andamento quanto as futuras. Estamos satisfeitos com o que ouvimos e com o que conseguimos contribuir em cada fala”, afirmou.
Já Cristiane Figueiredo, chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pelo IcmBio, destacou o caráter colaborativo da agenda. “Foi um momento de construção e compartilhamento com toda a sociedade do trade turístico. Discutimos a gestão do Parque, nossas potencialidades, desafios e como trabalhar melhor essas questões para o futuro. Quero agradecer à Secretaria de Turismo, à professora Socorro e à Coordenação Estadual dos Lençóis Maranhenses”, disse.
Para a mediadora Aline Souza, o evento reforçou o compromisso do Governo do Estado com o diálogo. “A contribuição da comunidade e do trade veio somar ao que o Governo já está realizando para promover melhorias e o desenvolvimento sustentável dessa região tão linda e promissora”, declarou.
Pela Sema, Raíssa Azulay avaliou a importância da integração entre setores. “Foi uma oportunidade valiosa para fortalecer a integração entre comunidade, setor turístico e gestores públicos, alinhando ações para a preservação e o uso sustentável deste território único”.
Na mesma linha, Diego Ricci, coordenador estadual do PNLM, frisou a visão de longo prazo, garantindo que os Lençóis Maranhenses continuem sendo um patrimônio vivo para as próximas gerações. “Cada diálogo que promovemos é um passo para cuidar, proteger e manter viva essa herança para quem está aqui hoje e para quem ainda virá”.
Informação: Turismo MA
.jpg)







0 comentários:
Postar um comentário