segunda-feira, 11 de agosto de 2025

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou, na última sexta-feira (8), as atividades voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC), na aldeia indígena Bacurinho, área localizada no município de Grajaú.

No período de 4 a 8 de agosto, a equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA capacitou 171 indígenas com cursos de criação de passeios e roteiros; criação de portfólio e criação de cardápio.

Paralelamente às capacitações, a Setur-MA executou ações imersivas com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do patrimônio cultural das comunidades tradicionais, através do fortalecimento de atividades e práticas através do TBC.

Entre as atividades executadas foram realizadas visitas técnicas a alguns atrativos turísticos da localidade para levantamento e formatação de roteiros na região, bem como Encontro com Embaixadores Mirins com as crianças da aldeia com o intuito de desenvolver habilidades relacionadas a hospitalidade e valorizar a história e os atrativos locais, despertando sentimento de pertencimento.

Os roteiros de visitação incluíram alguns dos principais atrativos locais como balneários e outros pontos turísticos com grande potencial na região.

Durante a visitação técnica, a equipe conheceu um pouco sobre os preparativos da tradicional Festa da Menina Moça, também chamada de Festa do Moqueado, ritual de passagem da infância para a vida adulta, celebrado pelos povos indígenas Guajajara.

Além das atividades do Trilha dos Saberes, a equipe da Setur-MA prestou suporte à Prefeitura de Grajaú no preenchimento de formulários junto aos indígenas para obtenção da Carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A equipe da Setur-MA encerrou as atividades com a tradicional Feirinha Cultural organizada pela comunidade com a exposição de artesanato, comidas tipicas e apresentação cultural. O evento foi realizado juntamente com a festa da Menina Moça.

“A diversidade cultural do nosso estado é fantástica e, por isso, é muito importante oferecermos oportunidades de fortalecimento do Turismo de Base Comunitária para que possamos apresentar propostas e construir juntos novos roteiros e um conhecimento sobre as experiências que as comunidades indígenas tem a oferecer aos turistas”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Para o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, as atividades desenvolvidas pelo Projeto Trilha de Saberes têm valorizado o objetivo de desenvolver e fomentar o turismo nas comunidades.

“O Trilha de Saberes tem o objetivo de preservar o patrimônio cultural dessas comunidades, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento local de forma inclusiva e participativa. O foco do projeto é ofertar cursos de curta duração e atuar na promoção turística, com olhar diferenciado para os povos originários do estado”, explicou o superintendente.

Patrícia Guajajara, uma das lideranças da aldeia Bacurizinho, parabenizou as ações e agradeceu a Setur-MA pela implementação do Projeto Trilha de Saberes no território.

“Aqui temos a cultura, a culinária, a biodiversidade e o turismo presente em cada canto de nossa terra indígena. Receber esse tipo de ação é muito importante para nossa comunidade, pois reforça nossos anseios de poder mostrar as potencialidades que existem em nosso território. Então, trazer o Trilha de Saberes para formação dentro da comunidade é importante, pois é uma forma de mostrarmos os saberes tradicionais e ancestrais, bastante trabalhado pelo programa da Setur-MA”, explicou a líder indigena.

A aldeia Bacurizinho foi a segunda comunidade indígena habitada pelo povo Guajajara a receber ações do Trilha de Saberes para o Turismo, local com forte representação cultural e na agricultura familiar, bem como no destaque ao artesanato.

A equipe técnica da Setur-MA irá retornar à comunidade para realizar o segundo ciclo de atividades, onde serão analisadas as melhorias implementadas e desenvolvidas pelos alunos que participaram do primeiro ciclo das capacitações.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário