quarta-feira, 13 de agosto de 2025

O city tour contou com um grupo de cerca de 50 alunos de vários municípios do estado que estão na capital participando do segundo bloco das competições dos JEMs.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) promoveu nesta terça-feira (12), um passeio turístico guiado para alunos participantes dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2025. O city tour contou com um grupo de cerca de 50 alunos de vários municípios do estado que estão em São Luís participando do segundo bloco das competições regionais.

Os alunos deram uma pausa nas competições e visitaram alguns pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís, além de roteiros turísticos que se destacam dentro do segmento cultural, histórico, gastronômico, hoteleiro e de recepção aos turistas na capital.

Organizado pela coordenação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o city tour faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel-MA), com o intuito de proporcionar uma nova experiência aos atletas, ajudando a fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento à cultura maranhense.

Este foi o segundo passeio realizado pela Setur-MA de cinco city tours que serão realizados em agosto para alunos que estão em competição pelos JEMs.

“O city tour é uma forma de proporcionar aos visitantes conhecer a riquíssima história do Maranhão e ressaltar a valorização das tradições e a importância dos pontos turísticos da nossa cidade”, afirmou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

O passeio guiado iniciou pelo Teatro Arthur Azevedo, onde os alunos realizaram uma visitação para conhecer um pouco sobre a história e fundação de um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Maranhão.

A visitação seguiu para a Praça João Lisboa e Largo do Carmo, que são considerados os mais antigos logradouros da capital e bastante ligados a fatos históricos importantes, como a batalha entre holandeses e portugueses, ocorrida em 1643.

O próximo ponto de parada foi a Praça D. Pedro II, local onde encontram-se as sedes dos governos estadual e municipal, o Palácio dos Leões e o de La Ravardière, respectivamente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), sede do poder judiciário. O logradouro é bastante visitado pela sua importância histórica e turística.

A visitação seguiu para o Museu da Gastronomia, onde o grupo pode conhecer um pouco da história da culinária do Maranhão, bem como da contribuição dos povos que influenciaram a cultura do estado e a mescla de sabores que deram origem a gastronomia própria.

O passeio guiado finalizou na Praça Nauro Machado considerado um dos pontos mais emblemáticos da Praia Grande, contornado por casarões coloniais, espaços de cultura e forte presença gastronômica.

Natural do município de Tutóia, o estudante Muriel Richard disse estar maravilhado com as belezas arquitetônicas e a história de São Luís.

“Conhecer a história do Maranhão é, sem dúvida, bastante prazeroso e gratificante para qualquer maranhense. A história do nosso estado é a coisa mais bela que existe, principalmente, no que diz respeito à parte cultural, arquitetônica e gastronômica. Esses passeios são uma oportunidade dos maranhenses conhecerem um pouquinho da riquíssima história de nosso estado. Estou maravilhado”, contou o estudante.

Para a guia de turismo Carolina Utta, o passeio é uma oportunidade de mostrar e contar um pouco da história do Maranhão.

“O passeio é uma forma de passar para esses estudantes um pouco da educação patrimonial e proporcionar a eles a possibilidade de criar e fortalecer uma bagagem cultural sobre a história do Maranhão”, explicou a guia de turismo.

A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista, Marília Ribeiro, disse que os passeios guiados são idealizados com o objetivo de proporcionar as melhores experiências possíveis aos visitantes.

“Proporcionar as visitas a esses locais que possuem parte da nossa história é uma forma de consolidar a cultura maranhense e mostrar o que há de melhor em nossa cidade”, enfatizou a coordenadora.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário