sexta-feira, 19 de setembro de 2025

O projeto, contemplado pelo edital Rouanet nas Favelas, com Patrocínio da Vale  terá apresentações culturais, oficinas e feira criativa, na Praça Nauro Machado

A primeira edição do Festival Prata da Casa chega ao calendário cultural maranhense reunindo oficinas, apresentações artísticas e manifestações tradicionais. O evento será no domingo, dia 28 de setembro, das 9h às 21h, no Centro Histórico, e conta com a idealização e coordenação de Simei Dantas, referência na salvaguarda do tambor de crioula no Maranhão. O projeto - contemplado pelo edital Rouanet nas Favelas, via Ministério da Cultura, com Patrocínio da Vale - visa valorizar a cultura popular e ampliar o acesso a práticas formativas e de expressão comunitária.

Programação

Uma parte da programação do festival será realizada, na Praça Nauro Machado, a partir das 9h, com atividades voltadas ao público infantil e o público em geral, como apresentações de circo, palhaços, mímicos, contação de histórias e rodas de capoeira.

Ao longo do dia, até as 21h, estão previstas apresentações de teatro, dança, performances, tambor de crioula, samba e shows musicais. Entre os nomes de confirmados, estão Roberto Ricci, César Teixeira, Rosa Reis, Alessandra Lobo e Turma do Vandico.

Oficinas

O festival também oferecerá cinco oficinas: toque de caixas, teatro, capoeira, dança do tambor e ritmo e canto do tambor de crioula. Cada uma delas, terá 30 vagas, com inscrições presenciais, no local, em pontos de cultura, como Tapetes Criações, Escola Acapus e Espaço Mandingueiros.

Como surgiu a ideia

O Festival Prata da Casa surgiu a partir da percepção de que moradores, fazedores de cultura e artistas do Centro Histórico, responsáveis por movimentar a economia criativa local, não têm espaço garantido em grandes eventos realizados na região. A proposta é criar um espaço de visibilidade para esses artistas, reunindo apresentações e oficinas com protagonismo local. Segundo a coordenadora Simei Dantas, o nome do festival reflete essa proposta: “O nome Prata da Casa traduz esse objetivo: valorizar os talentos que estão aqui, no Centro Histórico, que produzem e resistem culturalmente. Esse festival é uma forma de reconhecer e fortalecer essa diversidade cultural”, declarou. 

Espaços complementares

Além das apresentações e oficinas, o público terá acesso a:

  • Praça de alimentação, com pratos da gastronomia maranhense;
  • Feira Criativa, com dez barracas de artesanato, estética afro, brechó, produtos ligados à matriz africana e ao tambor de crioula; 
  • Espaço do Divino Espírito Santo, tradição da Rua da Palma, montado na Praça Nauro Machado.

Estrutura e segurança

A estrutura do evento contará com apoio de bombeiros civis, ambulância, seguranças e ambulância. Também haverá banheiros químicos e para PCD, recursos de acessibilidade e intérpretes de Libras, área acessível e audiodescrição.

Minibio de Simei Dantas:

Coordenadora do Festival Prata da Casa, Simei Dantas é fundadora do Tambor de Crioula de Nossa Senhora, reconhecido como Ponto de Cultura, desde 2007, ano em que a manifestação foi titulada patrimônio imaterial do Brasil. Sua trajetória é marcada pela salvaguarda do tambor de crioula, promovendo ações de fortalecimento da tradição e a iniciação de milhares de crianças do Centro Histórico de São Luís nessa expressão cultural.

Nascida na Madre Deus, berço cultural da capital maranhense, Simei acumula vivências em grupos tradicionais, como Fuzileiro da Fuzarca, Turma do Quinto e Boi da Madre Deus. Também atua em quilombos do estado, desenvolvendo atividades de preservação cultural e conscientização, sempre inspirada pela herança espiritual e artística de lideranças como dona Denil Prata, referência da Casa das Minas.

Serviço

O quê: Festival Prata da Casa

Onde: Praça Nauro Machado, entre outros espaços no Centro Histórico de São Luís

Quando: Domingo, 28/09/2025

Horário: 9h às 21h

Oficinas: 5 modalidades, 30 vagas cada, inscrições no local

Entrada: gratuita

Mais informações: @festivalpratadacasaslz 

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário