terça-feira, 2 de setembro de 2025

A educação profissional é um divisor de águas na vida de milhares de pessoas, abrindo portas para o primeiro emprego, uma recolocação no mercado ou a conquista da independência financeira. A conclusão de um curso é mais do que a aquisição de um diploma: é a materialização de um novo começo, repleto de perspectivas ampliadas e sonhos renovados. Recentemente, o SENAC Maranhão protagonizou dois momentos emblemáticos dessa transformação, nos municípios de Santa Inês e Cajapió, que, embora distintos no nível de formação oferecido, compartilham o mesmo objetivo: capacitar pessoas e fortalecer comunidades.

Em Santa Inês, a solenidade de colação de grau do Curso Técnico em Estética foi realizada no dia 21 de agosto, no Espaço Celebrar. O evento marcou a formatura de 23 técnicas, agora preparadas para atuar em um setor exigente e em crescimento. A cerimônia contou com a presença de diretores e da gerente da unidade, Michelle Vasconcelos, que destacou a missão institucional. “Com este evento, o CEP Santa Inês reafirma, mais uma vez, sua missão de preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos e para o fortalecimento da comunidade local. Seguimos transformando vidas por meio da educação”, declarou a Gestora.


Já em Cajapió, a celebração que ocorreu no dia 28 de agosto, teve um caráter de inclusão digital em larga escala. No Centro Comunitário do Município, 135 alunos receberam seus certificados de conclusão do Curso de Operador de Computador, uma iniciativa realizada em parceria com a prefeitura local por meio da Carreta-Escola de Informática do SENAC. A gerente do Núcleo de Unidade Móvel (NUMOV), Maria de Jesus Pereira, comemorou o alto índice de adesão e a baixa evasão: “Considerando o índice de evasão, que foi de menos de 5%, acreditamos que essa parceria foi muito positiva e que a população de Cajapió prestigiou bastante os cursos desenvolvidos”.


O depoimento da concludente Samyra Santos, de 23 anos, sintetiza o poder transformador da iniciativa. “Concluir o curso foi uma experiência marcante e transformadora em minha vida… Aprendi que, para além de uma formação profissional, essa etapa contribuiu ativamente para minha formação como ser humano”, contou. Ela ainda ressaltou a importância de levar educação para onde o povo está: “A presença da Carreta-Escola do SENAC na minha cidade, Cajapió, aproximou a educação profissional de nossa população, trazendo oportunidades que muitas vezes parecem distantes”.

Seja no nível técnico, como em Santa Inês, ou na formação inicial, como em Cajapió, o resultado final é unânime: a ampliação concreta das perspectivas profissionais. De diferentes formas, o SENAC cumpre seu papel, demonstrando que a educação é, de fato, a alavanca mais poderosa para a mudança social e individual.

Informação: Senac MA

0 comentários:

Postar um comentário