Obra beneficiará milhares de clientes com mais segurança e qualidade no fornecimento de energia no Leste do estado
A Equatorial Maranhão, em seu contínuo compromisso com a melhoria da qualidade do fornecimento de energia no estado, inaugura nesta terça-feira (21), a obra de ampliação de potência da Subestação de Codó. Com um investimento superior a R$ 6 milhões, a modernização beneficiará diretamente milhares de clientes nos municípios de Codó e Timbiras, garantindo mais segurança e confiabilidade ao sistema elétrico da região.
De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica no Leste do Maranhão vem apresentando um crescimento bem acima da média nos últimos anos, refletindo o avanço econômico e o aumento das atividades produtivas na região. Entre janeiro e agosto de 2025, o consumo de energia foi cinco vezes superior à média nacional, quando comparado ao mesmo período de 2024.
O município de Codó é um destaque nesse cenário e, de 2020 a 2024, registrou um aumento no consumo de energia de 55,6%, em comparação com a região Leste do estado, que apresentou um crescimento de 33,2%. Esses resultados reforçam a importância dos investimentos realizados pela Equatorial Maranhão na expansão e modernização da rede elétrica, garantindo mais otimização e capacidade para acompanhar o ritmo de desenvolvimento da região.
Para o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Tiago Barbosa, a ampliação da Subestação de Codó representa um importante avanço para o município e toda a região. "Essa entrega garante maior segurança energética para residências, comércios e indústrias. Além disso, a nova estrutura fortalece o desenvolvimento econômico local, pois uma rede mais robusta atrai novos investimentos, gera emprego e renda. Estamos preparando o sistema elétrico para o futuro, acompanhando o crescimento populacional e comercial de Codó e das cidades vizinhas nos próximos anos," afirmou Tiago.
A entrega da obra para o município faz parte do plano de investimentos da Distribuidora para modernizar a rede elétrica em todo o Maranhão, visando um fornecimento de energia com mais qualidade para todos os maranhenses. Com a conclusão da ampliação da SE de Codó, a Equatorial Maranhão reafirma seu papel como agente fundamental para o avanço socioeconômico do estado.
Mais desenvolvimento para o Leste maranhense
A região Leste do Maranhão vem recebendo investimentos da Equatorial com obras e ações que modernizam a infraestrutura elétrica e asseguram mais qualidade, segurança e continuidade do fornecimento. Estão programadas também renovações de subestações nos municípios de Coelho Neto, Caxias, Codó e São João dos Patos, garantindo que a população disponha de um fornecimento de energia à altura de suas necessidades.
Programa Mais Energia Maranhão
Todas essas obras fazem parte do programa Mais Energia Maranhão, que reúne iniciativas de modernização da rede elétrica, inovação tecnológica, digitalização dos serviços e obras estruturantes em todo o estado.
Nos últimos quatro anos, já foram investidos R$ 3,3 bilhões em todo o Maranhão, contemplando desde ampliações de subestações até a construção de novas linhas de distribuição, beneficiando milhões de pessoas e criando condições para que o estado avance em desenvolvimento econômico, qualidade de vida e competitividade.
Incentivo que impulsiona o desenvolvimento social
Para acompanhar o desenvolvimento da região, ao passo em que investe na modernização do sistema elétrico, a Distribuidora direciona esforços para o desenvolvimento humano e social das comunidades maranhenses apoiando projetos sociais, com o objetivo de fortalecer comunidades e promover ações de impacto social, econômico e ambiental.
Em Codó, o polo do Projeto Alvorada será inaugurado nesta terça-feira (21). Patrocinado pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa social tem foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas como futebol e jiu-jitsu, além de reforço escolar. Ainda no município, existe o projeto Meninas Quilombolas em Ação, que conta com o patrocínio do Instituto Equatorial. A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida das famílias chefiadas por mulheres, incentivando hábitos alimentares saudáveis, segurança alimentar e geração de renda sustentável, beneficiando 40 famílias do Quilombo Santo Antônio dos Pretos.
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
0 comentários:
Postar um comentário