sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Obras e manutenções exigem atenção redobrada para evitar riscos e perigos com a energia elétrica

Neste período que se aproxima das festas de fim de ano, cresce a quantidade de obras e reformas em casas, apartamentos e também nas empresas.

É o momento em que muitas famílias aproveitam o 13º salário para realizar aquela manutenção que foi adiada ou a tão esperada reforma da casa.

Por isso, a Equatorial Maranhão alerta que o período também exige cautela para evitar riscos elétricos, que podem causar prejuízos materiais e até acidentes graves. “Nos meses que antecedem as festas, o aumento de reformas é expressivo e a pressa para deixar tudo pronto pode levar a descuidos. A segurança deve ser prioridade e, quando falamos de energia elétrica, precisamos redobrar a atenção”, alertou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão.

Ele reforça que a eletricidade deve ser tratada com atenção em qualquer tipo de intervenção — seja pintura, troca de revestimentos ou ampliação de cômodos: “Devemos contar com profissionais qualificados para lidar com instalações elétricas, evitando improvisos e o uso de materiais inadequados”, destacou Gabriel Vieira.

Principais cuidados recomendados pela Equatorial Maranhão:

  1. Nunca realize obras próximas à rede elétrica: Mantenha uma distância segura em relação aos fios e postes, principalmente na instalação de andaimes ou uso de escadas metálicas, hastes para pintura e outros objetos. Qualquer contato ou aproximação com a rede elétrica pode provocar choques fatais.
  2. Desligue o disjuntor geral da instalação antes de mexer em tomadas, interruptores ou fiações: Mesmo pequenas trocas devem ser feitas com a energia desligada. Essa medida simples evita choques e curtos-circuitos.
  3. Use materiais certificados: Cabos, fios, plugues e disjuntores devem ter o selo do Inmetro, que garante a segurança e a conformidade com as normas técnicas. Produtos não certificados aumentam o risco de superaquecimento, curtos-circuitos e incêndios.
  4. Não faça ligações clandestinas e “gambiarras”: Além de ilegais, as ligações clandestinas podem causar curtos, colocar em risco toda a instalação elétrica da residência e provocar interrupções no fornecimento de energia da localidade.
  5. Qualquer irregularidade deve ser comunicada à Equatorial, que oferece canais específicos para denúncias e regularizações, como a Central 116.
  6. Reforce a atenção com áreas externas e umidade: Em locais como quintais, varandas, áreas de serviços, lavanderias e jardins, o ideal é usar tomadas e luminárias com proteção contra respingos de água (IP44 ou superior). Também é importante não manusear equipamentos elétricos com o corpo molhado, já que a água pode conduzir energia.
  7. Mantenha cabos e extensões fora do alcance de crianças: Durante reformas, é comum haver ferramentas e fiações expostas. A recomendação é organizar o ambiente para evitar acidentes domésticos, principalmente com crianças e animais.
  8. Contrate um profissional habilitado: Serviços elétricos devem ser executados por profissionais capacitados, que sigam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantam segurança na instalação.

O que não fazer em uma reforma ou obra em geral

• Não use fios desencapados ou com emendas expostas. Utilize apenas conectores e isolantes próprios para eletricidade;

• Não pintar ou rebocar paredes próximas à rede de energia sem a devida avaliação da distância de segurança. Ferramentas metálicas podem conduzir eletricidade;

• Não instalar tomadas ou extensões sem aterramento. Isso aumenta a chance de acidentes;

• Não deixe fios expostos durante ou após a obra. Além do risco de choque, eles favorecem curtos-circuitos e incêndios.

A Equatorial Maranhão reforça que, ao seguir essas recomendações, o consumidor não apenas protege a vida e o patrimônio, como também evita interrupções no fornecimento de energia causadas por acidentes.

Sustentabilidade também faz parte da obra

Além da segurança, a Distribuidora destaca a importância de planejar reformas com responsabilidade ambiental. Optar por lâmpadas LED, desligar ferramentas elétricas quando não estiverem em uso e aproveitar a luz natural do dia são atitudes simples que reduzem o consumo de energia e refletem em uma conta mais leve no fim do mês.

A empresa lembra que economizar energia é também uma forma de cuidar do planeta, reforçando o compromisso de cada cidadão com um futuro mais sustentável.

O que fazer em casos de acidentes

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, não toque na vítima, desligue o disjuntor, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192).

Se o acidente acontecer em via pública, envolvendo a rede elétrica, acione também a Equatorial Maranhão, pela Central de Atendimento 116.

Essas orientações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, campanha da Equatorial Maranhão que tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário