Agência Gaivota, no vilarejo de Atins, destaca três passeios que podem ser realizados nesse período, com atividades que vão além do banho nas lagoas do parque
![]() |
Experiências diversificadas são oferecidas o ano todo na vila de Atins, que fica no município de Barreirinhas (Foto: Divulgação/Vila Aty) |
Muitas pessoas visitam os Lençóis Maranhenses em busca de suas lagoas sazonais de água doce espalhadas pelos 155 mil hectares de área do parque. A partir do mês de outubro, no entanto, a maioria delas já está seca ou em níveis muito baixos. Ainda assim há diversas atividades disponíveis no destino, mesmo para quem não abre mão do banho em lagoa. Confira abaixo algumas opções de passeio na região, com saídas do vilarejo de Atins, em Barreirinhas (MA).
Circuito Lagoa da Lua
![]() |
Até dezembro, lagoas do Circuito Lagoa da Lua mantêm profundidade adequada para o banho (Foto: Divulgação/Vila Aty) |
As lagoas que compõem esse circuito não secam totalmente, permanecendo propícias para o banho também no período em que a maior parte das lagoas dos Lençóis já secaram. Com cerca de 4 horas de duração, esse passeio é feito em 4x4, levando aproximadamente 1h20 para chegar às lagoas e 1h20 para retornar a Atins.
"Fica um pouco mais distante, mas a recompensa é grande! São três lagoas próximas umas das outras que permanecem com profundidade entre 1,5 metro e 2 metros nos meses de agosto a dezembro. Na volta, se feito pela manhã, paramos nos restaurantes do Canto de Atins. Se feito pela tarde, temos, na volta, um espetáculo à parte: o pôr do sol do alto das dunas", explica Carina Ribeiro, gerente da Gaivota Eco Tur Hub, agência de experiências turísticas do hotel Vila Aty.
Vassouras, Caburé e Mandacaru
![]() |
Farol do Mandacaru é um dos principais pontos turísticos da região dos Lençóis (Foto: Divulgação/Vila Aty) |
O tradicional passeio náutico pelo rio Preguiças é o roteiro ideal para visitar os três povoados que margeiam o rio em um único dia: Vassouras, Caburé e Mandacaru. Nas primeiras paradas, Vassouras e Caburé, os turistas podem interagir com a fauna local, como os macacos-prego, experimentar a gastronomia da região e se refrescar nas águas do rio ou do mar. Já em Mandacaru, o destaque é o Farol de Preguiças (ou do Mandacaru), que oferece uma visão panorâmica espetacular, além dos tradicionais produtos artesanais.
Embora o passeio possa ser feito a partir de Atins, o ponto de partida mais comum é o porto de Barreirinhas. Nesse caso, a jornada de barco se torna uma agradável introdução ao vilarejo, transformando o transfer de chegada em um passeio de meio período com desembarque em Atins no início da tarde.
Aventura nos Pequenos Lençóis
![]() |
Para os mais aventureiros, quadriciclo é uma ótima maneira de conhecer os Pequenos Lençóis (Foto: Divulgação/Vila Aty) |
Essa é a forma mais eletrizante de conhecer Vassouras, Caburé e Mandacaru! O visitante tem a oportunidade de desbravar os Pequenos Lençóis pilotando um quadriciclo por trilhas de mangue, dunas de areia e pequenas lagoas, sempre acompanhado por um guia.
Partindo de Atins, ele segue em quadriciclo até Mandacaru, onde veículo e condutor são transportados em balsa pelo rio Preguiças até Caburé, vilarejo situado em uma estreita faixa de areia que separa o rio do oceano. De lá, o passeio continua até Vassouras para desfrutar as experiências autênticas que o povoado oferece aos turistas.
Informação: Vieira Assessoria de Imprensa
0 comentários:
Postar um comentário