sexta-feira, 21 de novembro de 2025

A premiação é parte da programação da Festa da Música no Maranhão e reconhece artistas e incentivadores da cultura maranhense

O superintendente Isaque Nascimento recebeu das mãos do músico Emanuel de Jesus e da produtora Ellen Soares, idealizadores da FMMA, a placa de reconhecimento do Banco do Nordeste como "Empresa Amiga da Cultura". (Crédito: Julliet Almeida)

A Festa da Música no Maranhão (FMMA) chega a mais uma edição neste mês de novembro, com ampla programação que congrega a celebração à rica cultura musical do estado, reconhecimento de artistas de destaque, ações formativas técnicas e iniciativas sociais para democratização da música. Durante o Prêmio Papete, realizado nesta quinta-feira, 20, como parte do projeto FMMA, o Banco do Nordeste foi reconhecido com o prêmio “Empresa Amiga da Cultura”, que destaca instituições que apoiam a cultura no Maranhão.

O Prêmio Papete se consolida como principal premiação da música maranhense ao homenagear artistas locais e regionais que se destacaram no cenário musical do estado ao longo do último ano. Ao todo, foram entregues 36 troféus a artistas, bandas, produtores e grupos culturais que elevaram as manifestações maranhenses ao longo de suas carreiras. A premiação foi marcada, também, pelo Lançamento da Exposição “Memória Musical do Maranhão: da raiz ao futuro”, que destacou a homenageada principal da noite (in memoriam): Patativa. 

“O Banco do Nordeste tem muita satisfação de fazer parte desta iniciativa tão singular de promoção da cultura e reconhecimento daqueles atores que fazem a diferença na valorização das nossas peculiaridades culturais, especialmente na música. Enquanto banco de desenvolvimento, entendemos que o nosso papel passa também pelo apoio às iniciativas culturais, que são pilar fundamental para a sociedade e fazemos isto com muito orgulho. Este reconhecimento de Empresa Amiga da Cultura, recebido nesta noite, é a comprovação de que estamos no caminho certo”, frisou o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento. 

O superintendente Isaque Nascimento entregou o Prêmio Papete às representantes do Festival Internacional de Compositoras - Sonora SLZ, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em valorização da cultura maranhense. (Crédito: Julliet Almeida)

Emanuel de Jesus, músico e idealizador da Festa da Música no Maranhão destaca a relevância das empresas parceiras para realização de eventos que promovem e valorizam a cultura. “Registro o nosso agradecimento especial ao Banco do Nordeste, parceiro fundamental da Festa da Música no Maranhão. No ano passado, o BNB acreditou no nosso propósito e, este ano, reafirma esse compromisso que fortalece a cadeia produtiva da música no Maranhão e ajuda a manter vivo o que somos e o que projetamos para o futuro. Por essa parceria e contribuição à produção cultural no estado, entregamos ao Banco do Nordeste a placa ‘Empresa Amiga da Cultura’. Nosso muito obrigado ao BNB por acreditar na FMM e seguir caminhando conosco”, destacou.

Realizado no espaço Palazzo Eventos, em São Luís, o Prêmio Papete foi embalado ao som do Grupo Afrôs e da Banda FMM acompanhada das artistas Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão e Rose Carrenho e Helô Santana (As Brasileirinhas), além de um pocket show do cantor Jorge Vercillo.

FMMA 2025

As atividades da Festa da Música no Maranhão 2025 tiveram início no último dia 13, com uma programação técnica formativa composta por painéis sobre música, produção e mercado criativo, destinada para empreendedores culturais, das diversas vertentes. Seguiu com a realização do Prêmio Papete, na noite desta quarta-feira, 20, e terá culminância do projeto cultural na noite deste sábado, 22, a partir das 18h, com realização de grande show aberto ao público, na Lagoa da Jansen.

Dentre as atrações da Festa da Música no Maranhão nesse sábado, estão as bandas Afrôs e Soulvenir, as DJs Thay Ribeiro e Jennifer, o cantor Paolo Ravley e o show “Mulheres no Samba da Ilha”, da Banda Festa da Música com cantoras locais. O fechamento da noite fica por conta do show de Jorge Vercillo, com a turnê “JV 30 Part II - Mais um Final Feliz”. A entrada é gratuita e solidária, com doação de 2 kg de alimentos não perecíveis para acesso, por pessoa.

O projeto Festa da Música no Maranhão é uma realização da Interart Produção Criativa, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocínio do Banco do Nordeste.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário