sábado, 29 de novembro de 2025

Espetáculo terá entrada franca no sábado (13.12) e domingo (14.12) às 20h com patrocínio da Potiguar e Governo do Estado do MA

Um espetáculo que já virou tradição natalina em São Luís é o show do cantor Fernando de Carvalho “Estrela Luminosa”, que esse ano acontece nos dias 13 e 14 (sábado e domingo) de dezembro, às 20h no Teatro Arthur Azevedo (TAA).

Sempre com um repertório que festeja o nascimento do menino Jesus e exalta o amor ao próximo, a paz, a fé e a esperança, este é um programa para reunir familiares e amigos em clima de muita emoção. É como dar a “partida”, através da música, nos bons sentimentos que o Natal nos convida a vivenciar.

Vale lembrar que a tradição de (en)cantar e celebrar o Natal, já é mantida há mais de vinte e cinco anos pelo cantor Fernando de Carvalho em suas apresentações. E desde o ano de 2023, quando lançou o seu projeto “Estrela Luminosa”, essa proposta ficou ainda mais especial.

Além de receber diversos amigos artistas no palco, Fernando também passeia pelo cancioneiro brasileiro, resgatando músicas que dão luz a temas como o amor ao próximo, a esperança e a fé.

Muito mais que um show natalino, Estrela Luminosa é um espetáculo musical e teatral, que tem a missão de emocionar pessoas de todas as idades

Terceira Edição promete espetáculo com novas emoções

Em sua terceira edição, o espetáculo terá entrada franca, e foi viabilizado com o patrocínio da Potiguar e do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECMA), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e o melhor, é totalmente gratuito, com distribuição de pulseiras de acesso na bilheteria do TAA, à partir das 13h30, nos dois dias da apresentação.

O cantor adianta que está preparando surpresas musicais e para essa edição vai contar com vídeo mapping assinado por Etevaldo Trajano Jr. e participações mais que especiais dos artistas Dhean Britto (@dh.britto); Dricca Araújo (@driccaar); Edilson Gusmão (@edilsongusmao.musica); Regina Oliveira (@regina_lamparina); Sarah Vale (@vale.sarah) e Valber Caslob (@_caslob).

A direção musical e os arranjos, além de teclado e acordeom ficam por conta do músico Rui Mário. Integram a banda “Estrela Luminosa” os músicos Ronald Nascimento (bateria); ⁠Danilo Santos (sax, flauta e clarinete); Gabriel Oliveira (trompete); Jorlielson Lima (violoncelo); ⁠Davi Oliveira (contrabaixo) além de ⁠Dricca Araújo, Sarah Vale e Valber Caslob (backing vocals). O show tem classificação livre e duração de 90 minutos.

A produção é de Camila Carneiro, com direção artística, roteiro e repertório assinados por Fernando de Carvalho e Rober Rosha.

Uma premiada carreira dedicada à arte de emocionar

Com 27 anos de uma sólida e eclética carreira musical, Fernando de Carvalho coloca seu timbe vocal, (voz de contratenor) considerado raro, a serviço da arte de emocionar as pessoas através de seus espetáculos cuidadosamente produzidos.

Natural de São Luís do Maranhão, é formado em administração de empresas pela UNICEUMA e licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Desde 2011 atua como coordenador artístico do Centro de Ensino Profissionalizante de Música do Estado do Maranhão “Professora Lilah Lisboa de Araújo”.

Iniciou sua vida artística no canto coral onde se descobriu cantor e dono de uma voz de sopranista da família dos contra tenores. Participou como solista das óperas “TOSCA”, de Puccini e “ORFEO E EURÍDICE”, de Glück, ambas sob a direção do então diretor do Teatro Arthur Azevedo de São Luís, Fernando Bicudo.

Em 1997 deixou o canto coral para se dedicar a sua carreira solo. Estreou em 1998 com o show “CANTANDO HOLLYWOOD E A BROADWAY” no Teatro Arthur Azevedo, ganhando o Prêmio Universidade de melhor show do ano.

Em 1999 foi selecionado entre mais de 36 mil candidatos para participar do concurso de novos talentos do “Programa Domingão do Faustão” da Rede Globo. Classificou-se entre os 14 finalistas e se apresentou quatro vezes no programa.

Em 2001, lançou também no Teatro Arthur Azevedo seu primeiro CD intitulado “CLÁSSICOS”. Nesse trabalho, contou com as participações especiais da cantora maranhense Alcione, do cantor paulista Edson Cordeiro, do Coral São João, do músico Oswaldinho do Acordeom e do percussionista maranhense Papete, sob a batuta do músico, arranjador, maestro e produtor musical Miguel Briamonte de São Paulo.

Em 2003 lançou seu segundo CD intitulado “SIMPLESMENTE NATAL” produzido em parceria com o músico e arranjador maranhense Henrique Duailibe.

Em 2005, com o “Grupo Toque Brasileiro”, excursionou pela Europa em sua primeira turnê internacional que passou pela Suíça, Alemanha e Inglaterra.

Em 2007 fez 3 shows na ilha "Terceira” dos Açores em Portugal a convite do músico português Victor Castro.

Em 2008 foi convidado a participar do “Festival de Inverno de Jazz” que acontece todos os anos na cidade de Pedro II no Piauí.

Em 2009 lançou o seu terceiro CD. A coletânea “CELEBRAÇÃO”, uma comemoração aos seus 10 anos de carreira solo.

Entre os anos de 2002 e 2024 apresentou nos principais teatros, praças, arraiais e espaços culturais da cidade, os shows: “ALL THAT JAZZ”, “FERNANDO POPULAR BRASILEIRO”, “SOBRE TODAS AS COISAS, BRASILEIRO”, “ROSAS”, “VIVA SÃO JOÃO DO VALE”, “BAIÃO DE DOIS”, “MEU SÃO JOÃO”, “NÓS”, “CANTANDO HISTÓRIAS”, “AS BODAS DA BOSSA”, “O PEQUENO NOTÁVEL”, “ERA UMA VEZ ...”, "DIVAS, UM TRIBUTO ÀS GRANDES DAMAS DA CANÇÃO" e “ESTRELA LUMINOSA”.

Em 2024, o artista comemorou 30 anos cantando no Natal, tendo se tornado um artista símbolo deste período sempre muito prestigiado e aclamado pelo público em seus concertos.

Desde 2019 realiza, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o espetáculo “NATAL NA CATEDRAL”, que leva gratuitamente a algumas igrejas de São Luís e à basílica de São José de Ribamar, o espetáculo que há 30 anos apresenta na cidade em parceria com o Coral São João (um dos mais importantes e antigos corais do Maranhão) e artistas convidados.

Desde 2023, também apresenta seu mais recente projeto de Natal, o show ESTRELA LUMINOSA, um espetáculo feito para o Teatro Arthur Azevedo onde o artista conta com a participação de artistas convidados e passeia pelo cancioneiro brasileiro, internacional e também de Natal, sempre com mensagens de paz, fé, esperança e amor.

Fernando de Carvalho já participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, tendo sido acompanhado pelo renomado pianista brasileiro Marcelo Bratke, cantou no Espaço Sérgio Mota na sala Funarte e no Memorial JK em Brasília, cantou no Teatro Rival do Rio de Janeiro e se apresentou em programas de TV de alcance nacional como “Hebe” no SBT, “Bem Brasil” na TV Cultura, “Vozes da Igreja” na TV Aparecida e teve dois dos seus shows transmitidos na íntegra pela TV Senado para todo o Brasil.

Há mais de 25 anos, ele também produz e apresenta na Rádio Universidade FM, o programa “OPUS UNIVERSIDADE”, especializado em música erudita.

Informação: InterMídia Comunicação Integrada

0 comentários:

Postar um comentário