quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Dois projetos coordenados pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) foram aprovados na chamada de atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que mapeia roteiros, experiências e destinos com boas práticas de Turismo Responsável. Entraram para a atualização do mapa os projetos maranhenses ‘Mais Infância, Mais Turismo’ e o ‘Trilha dos Saberes’. 

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável elenca ações distribuídas pelas cinco macrorregiões do Brasil que apresentem boas práticas de Turismo Responsável. O mapa abrange práticas relacionadas a seis categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.

Ao todo, foram submetidas 470 inscrições de todo o país, mas somente 210 iniciativas foram aprovadas pelo projeto ‘Brasil, essa é a nossa praia’, ação do MTur que elabora o mapa. 

“A aprovação de projetos da Setur-MA chancela o compromisso do governo do Maranhão em propôr práticas éticas e seguras na atividade turística. Seguimos avançando com ações que promovam nossos destinos, garantindo a segurança das nossas crianças e adolescentes, e a criação de roteiros consolidados para o turismo de base comunitária”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. 

Combate à exploração sexual e qualificação para o turismo comunitário

O programa “Mais Infância, Mais Turismo”, idealizado e desenvolvido pela Setur-MA, ficou em segundo lugar na categoria Segurança Turística.  A iniciativa promove ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos maranhenses.

“Nosso projeto Mais Infância, Mais Turismo, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, entrou no eixo da segurança no turismo. O intuito do programa é tornar o turismo mais responsável e ético, sem violar direitos de crianças e adolescentes”, explica a coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt . 

Já o Projeto Trilha dos Saberes: Experiência no Território Araribóia, também executado pela Setur-MA, foi aprovado na oitava posição do Mapa, na categoria Turismo de Base Comunitária. O Trilha dos Saberes é voltado à capacitação de comunidades tradicionais, como o Território Indígena Araribóia, localizada em Amarante do Maranhão, município no oeste maranhense. 

O projeto atende 12 comunidades tradicionais do Maranhão, com o objetivo de desenvolver habilidades e preparar as pessoas nativas para trabalhar com turismo de base comunitária. É no Território Indígena Araribóia que está em construção a primeira universidade indígena do Brasil, o Centro de Saberes Tenetehar Tukàn. 

De acordo com o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, a comunidade já passou por duas etapas do Trilha dos Saberes, que incluem, o levantamento dos principais atrativos e a qualificação para o turismo. “Já fizemos a qualificação direcionada para a comunidade, para os nativos, e estamos agora na criação de um núcleo de turismo local, também no território. Estamos bem avançados com a criação e também com a validação dessa experiência”, pontuou Castro.   

Os projetos maranhenses incluídos no Mapa foram aprovados após a submissão das iniciativas à Chamada de Manifestação de Interesse nº 01/2025, publicada em julho deste ano pelo Ministério do Turismo. As iniciativas aprovadas serão inseridas no sistema do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável (mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br) até o fim deste mês.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário