Membros da entidade apresentaram na FIEMA as estratégias de atuação conjunta para 2026
SÃO LUÍS – A Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Coreia do Sul (CCIBK Brasil) instalou sua primeira representação institucional no Maranhão, sediada em São Luís. Representantes da entidade, que tem mais de 20 anos de atuação no fortalecimento das relações econômicas, tecnológicas e culturais entre Brasil, Coreia do Sul e países da América Latina, realizaram visita institucional à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) nesta terça-feira (25/11).
O escritório Costa da Silva & Jansen Advocacia, com os advogados Luciane Costa, Nicomedes Jansen e Valber Costa, passa a atuar oficialmente na representação dos interesses da Câmara no Maranhão, sediada em um escritório de advocacia parceiro. O escritório será responsável por estreitar as relações institucionais, empresariais e governamentais, conectando empresários, entidades e órgãos públicos às iniciativas que a CCIBK Brasil vem desenvolvendo em parceria com a República da Coreia do Sul, com foco em cooperação econômica, tecnológica, educacional e cultural.
Comércio exterior e investimentos; indústria, tecnologia e inovação; educação e intercâmbio acadêmico; projetos institucionais e de cooperação técnica; captação de investimentos estrangeiros e apoio à exportação de produtos, além de integração de empresas locais às cadeias globais de valor, são as área de maior interesse da CCIBK Brasil no Maranhão.
O presidente da Câmara Brasil – Coreia do Sul, Pablo de Lima Palhano, e o diretor-geral da CCIBK Brasil, Rodrigo Lourenço, apresentaram oficialmente a nova representação da entidade ao vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner; diretores da entidade e presidentes de sindicatos industriais de setores como Alimentação, Panificação, Bebidas, Sucroalcooleiro, Construção Civil, Gráfico, entre outros.
“A presença da CCIBK Brasil no Maranhão nasce com o compromisso de aproximar o setor público, empresarial e acadêmico das oportunidades estratégicas oriundas da Coreia do Sul, uma das economias mais inovadoras do mundo. A CCIBK Brasil acredita que o Maranhão possui vocação natural para o comércio exterior e relações internacionais, destacando-se por suas potencialidades logísticas, portuárias, industriais, educacionais e culturais. Nossa presença no estado representa um novo capítulo de cooperação bilateral, com impactos diretos para o desenvolvimento econômico e a projeção internacional da região”, disse Palhano.
O vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner, disse que o estado tem possibilidades de estreitar as relações com a Coreia do Sul de uma forma muito interessante, por meio da FIEMA e sua sinergia com os sindicatos e outras entidades empresariais. “Nós acreditamos muito que isso possa nos trazer bons frutos no futuro, especialmente de exportação de produtos maranhenses”, falou Renner.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Tânia Miyake, destacou que o encontro possibilitou enxergar várias oportunidades de negócio na área de bebidas, como a de produtos cuja matéria-prima são típicos da Amazônia e do Cerrado, por exemplo. “Da tiquira ao chá fabricado no estado, vemos grandes oportunidades de cooperação”, frisou Tânia.
Pela primeira vez o estado tem uma representação sul-coreana. Durante o encontro, a CCIBK Brasil apresentou algumas das estratégias de atuação conjunta com a FIEMA para 2026, como a transmissão simultânea de mais de 400 feiras internacionais de tecnologia, indústria e comércio da Coreia do Sul e outros países asiáticos, incluindo uma feira latino-americana; uma plataforma sul-coreana de e-commerce sob a chancela da CCIBK Brasil; captação de recursos na Coreia do Sul e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Informação: Fiema
Fotos: Thaís Miranda



0 comentários:
Postar um comentário