quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Idealizada pelo Conselho Deliberativo (CDE) da instituição, a iniciativa homenageia pessoas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo no estado.

Valorizando trajetórias inspiradoras que transformam realidades, o Sebrae Maranhão realizou na noite desta quarta-feira (26), em São Luís (MA), a 1ª edição da Medalha do Mérito Empreendedor, iniciativa inédita que homenageia pessoas ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo no estado. A premiação, idealizada pelo Conselho Deliberativo (CDE) da instituição, é um reconhecimento àqueles que promoveram ações de excelência alinhadas à inovação, liderança e responsabilidade social.

“A Medalha do Mérito Empreendedor do Sebrae Maranhão é a materialização de um propósito, de uma visão e de uma convicção profunda de que o estado cresce quando acredita nos seus empreendedores e quando investe neles. Celebramos trajetórias que inspiram, emocionam e provam, com resultados e histórias reais, que o empreendedorismo transforma”, destacou o presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, durante a premiação.

O patrono da 1ª edição do evento foi o empresário e engenheiro civil Edilson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e ex-presidente do CDE do Sebrae Maranhão (2016 - 2018). Em reconhecimento à sua dedicação na defesa dos interesses da classe empresarial e no desenvolvimento das indústrias maranhense e brasileira, Edilson recebeu das mãos do presidente do CDE do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, a placa de homenagem da Medalha do Mérito Empreendedor.

“Estou muito feliz com a homenagem e com o trabalho que temos feito junto aos micro e pequenos empresários. As oportunidades, os momentos e as pessoas que cruzaram meu caminho desde quando eu nasci foram decisivos para que eu chegasse onde estou. Cada parceria, cada desafio e cada conquista contribuíram para essa trajetória que hoje celebramos”, agradeceu Baldez.

Homenageados

A primeira homenageada com a Medalha do Mérito Empreendedor foi a empresária Ana Luzia Alhadeff, proprietária da Doce Pedaço Biscoitos Finos. Sua trajetória teve início com um desafio pessoal: para cuidar da filha Sofia, diagnosticada com paralisia cerebral e intolerância à lactose, Ana teve a ideia de criar receitas artesanais de biscoitos sem lactose, que deram origem à Doce Pedaço.

A empresa que começou de forma modesta, com um investimento inicial de apenas R$ 300, atualmente produz cerca de dez toneladas de biscoitos por ano, exporta para o México e está em negociação com Portugal, com previsão de faturamento de R$ 220 mil em 2025. Ana Luzia também já conquistou duas vezes o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, consolidando-se como referência em superação e inovação.

“Para mim, este é um momento único, porque falar em empreendedorismo e da minha trajetória está intrinsecamente ligado ao Sebrae. O Sebrae acreditou na Doce Pedaço quando nem mesmo a minha família acreditava. Acreditou que uma professora, voltando ao mercado de trabalho e que tinha deixado o mestrado para cuidar da filha, podia se reinventar, se agigantar e fundar uma empresa de biscoitos artesanais”, disse Alhadeff, agraciada com a Medalha do Mérito Empreendedor pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves.

O advogado, professor, empresário e membro da Academia Maranhense de Letras, Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar, foi o segundo homenageado pela solenidade. Com uma trajetória marcada pela liderança e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do estado, Carlos lecionou história na Universidade Federal do Maranhão por 16 anos e também se destacou no setor empresarial: presidiu a Junta Comercial do Maranhão, a Associação Comercial do Maranhão, o CDE do Sebrae Maranhão (1993 - 1995), além de ter exercido cargos de destaque em entidades nacionais e setoriais, sendo reconhecido como empresário do ano.

“Tenho o privilégio de estar entre os três escolhidos para receber tão honrosa homenagem, que, neste momento, representa também um tributo a milhares de micro e pequenos empresários e empreendedores de todos os ramos da atividade econômica. Estendo igualmente minha reverência aos dedicados servidores desta instituição, o Sebrae Maranhão, da qual também já tive a honra de pertencer”, declarou Gaspar, que recebeu a medalha pelas mãos do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

O terceiro homenageado foi Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, empresário e industrial maranhense com sólida atuação no setor de construção naval, serviços e transporte marítimo. Graduado em administração de empresas, ele consolidou um grupo empresarial que opera há mais de 40 anos, reunindo mais de 10 mil colaboradores e sendo reconhecido pelas boas práticas de governança sustentável e responsabilidade social.

Presidente da Associação Comercial do Maranhão entre os anos de 2001 a 2024, Luiz é fundador dos grupos Atlântica e Internacional Marítima, organizações que atuam nas áreas de fornecimento de mão de obra para o mercado nacional, e possui estaleiros no Maranhão e Santa Catarina voltados à construção de embarcações de pequeno e médio porte. A atuação do empresário contribui diretamente para a geração de emprego e renda, fortalecimento da economia e integração logística nacional.

“Estamos atuando em quase todo o país e tivemos a audácia de empreender em uma atividade extremamente desafiadora. Gostaria de agradecer ao Sebrae pela iniciativa e pela honra que este reconhecimento nos concede. Estou profundamente honrado e feliz. Essa premiação do Sebrae pode, de fato, ser o incentivo capaz de abrir novos caminhos para muitos empreendedores”, ressaltou Luiz Carlos, condecorado com a Medalha do Mérito Empreendedor pelo diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Momento histórico

A Medalha do Mérito Empreendedor consolida um momento histórico para o Maranhão. É a primeira iniciativa do estado voltada exclusivamente a reconhecer empresários ou instituições que fazem a diferença por meio do empreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico com responsabilidade, visão e inovação. 

A solenidade, realizada no Multicenter Negócios e Eventos, reuniu empresários, comunicadores, representantes de instituições e autoridades municipais e estaduais, como Marco Moura, secretário Adjunto de Indústria, Comércio e Serviços do Maranhão, e Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, que compuseram o dispositivo de honra ao lado da presidência e da diretoria executiva do Sebrae Maranhão.

Em seu discurso, Esmênia evidenciou a relevância da Medalha do Mérito Empreendedor para o fortalecimento do empreendedorismo no estado. “Quando falamos em reconhecer o empreendedor, não estamos falando apenas de um agradecimento. Esse reconhecimento vai muito além disso. Ele atua como um grande catalisador para o crescimento e para o movimento dos negócios. Existe uma valorização real da entrega e da dedicação desses empreendedores, que hoje são homenageados”, frisou Miranda.

Marco Moura destacou, ainda, a importância da parceria do Governo do Estado com o Sebrae Maranhão. “Este reconhecimento é de suma importância para fortalecer quem empreende. É isso que o Sebrae faz: melhora diariamente a vida das pessoas por meio do apoio e da orientação aos negócios. O Sebrae é um grande parceiro do Governo do Estado, promovendo ações como o Cidade Empreendedora, programa que está sendo implantado nos 217 municípios maranhenses e que tem ampliado oportunidades, impulsionado iniciativas e transformado realidades”, declarou Moura.

A programação da solenidade também contou com o talk show “Inovar é Viver: O Empreendedorismo como Caminho de Sentido”, conduzido pelo psicanalista, escritor e pedagogo Cidinho Marques. A palestra inspirou os participantes a uma reflexão sobre sobre o papel do empreendedorismo como força que move, inspira e constrói novos caminhos.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário