A Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, vinculada à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), marcou presença no I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16° Região (TRT-MA), encerrado nesta terça-feira(18), em Barreirinhas, um dos municípios de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O evento reuniu durante dois dias profissionais, gestores públicos e representantes do trade turístico para discutir práticas responsáveis e o fortalecimento de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor.
Durante o seminário, a Superintendência da Setur-MA integrou o painel “Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”, reforçando o compromisso do governo do Maranhão com um turismo ético, protetivo e alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma prioridade da gestão estadual para garantir a promoção de experiências turísticas seguras e responsáveis em solo maranhense.
“Sempre enfatizamos o esforço do governo do Maranhão em garantir ambientes seguros para quem visita nossos Polos turísticos. É dever da Setur atuar na sensibilização dos operadores do turismo, sempre reforçando o combate a qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes”, afirmou a secretária.
A apresentação da Setur destacou as ações estratégicas do Programa Mais Infância, Mais Turismo, que atua na sensibilização de profissionais do setor, mobilização de redes locais de proteção, promoção de práticas seguras nos destinos e disseminação de materiais educativos voltados para a proteção integral de crianças e adolescentes.
“Quando o turismo cresce sem mecanismos de proteção, o risco de violações aumenta. Fortalecer políticas públicas, capacitar profissionais e envolver a comunidade local é essencial para consolidar um destino verdadeiramente responsável”, reforça a assessora técnica da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, Emmyly Freitas.
A coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt, explica que o programa promove palestras e e leva materiais informativos para serem distribuídos em eventos e escolas, com foco na sensibilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“É um convite à sociedade para proteger a infância, garantir seus direitos e assegurar que nenhum deles seja violado. A gente constrói nesses eventos um futuro onde o desenvolvimento do turismo possa caminhar junto com a justiça, garantindo que os direitos das crianças não sejam violados e que a gente continue propagando ideias em relação a esse tema”, detalha Wanda Bittencourt.
Mais informações sobre o seminário
Realizado pelas comissões de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-MA, o I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente capacitou profissionais que atuam na rede de proteção e no setor turístico.
O evento evidenciou atividades de prevenção e enfrentamento a violações de direitos humanos, principalmente em regiões com grande fluxo de visitantes.
Além dos temas trabalho infantil e exploração sexual, o seminário também abordou ao longo da programação o tráfico de pessoas, promoção do trabalho decente e sustentável, turismo responsável e boas práticas na cadeia do turismo.
Informação: Turismo MA
.jpg)



0 comentários:
Postar um comentário