quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Primeira edição do Programa Meu Primeiro Emprego é concluída com 30% de inserção no mercado

A entrada no mercado de trabalho e a independência financeira são os sonhos de muitos jovens, mas a falta de experiência e oportunidades dificulta a realização desse desejo. Pensando em solucionar essa questão, a Prefeitura de Caxias, em parceria com o Senac Maranhão, desenvolveu no início do ano o Programa Meu Primeiro Emprego e, agora, no dia 11 de novembro, em Caxias, celebrou o encerramento da primeira turma com a entrega de certificados.

O evento foi um momento marcante que celebrou a formação dos 46 alunos concludentes do programa. Dentre os convidados estavam o prefeito de Caxias, Gentil Neto, a Diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, a Diretora do CEP Caxias, Rosilene Bonfin, e demais autoridades, servidores, empresas locais e familiares dos formandos.

Programa Meu Primeiro Emprego 

O Programa Meu Primeiro Emprego é um projeto que nasceu com o objetivo de proporcionar aos jovens de 18 a 24 anos a primeira experiência profissional, aliando formação técnica e prática supervisionada. A primeira edição contou com 250 inscritos, dos quais 50 foram selecionados e inseridos em empresas locais dos mais diversos segmentos, como saúde, tecnologia, moda, comércio e serviços, além de instituições de ensino.

Nessa parceria, o Senac Maranhão ficou responsável pela parte teórica da formação, atuando como Agente de Integração e oferecendo aos estudantes uma trilha do conhecimento composta pelos cursos: Qualidade no Atendimento, Excel Básico, Estratégias e Negociação de Vendas, Análise de Perfil do Consumidor, Oratória e Administração Financeira no Comércio. Assim, de segunda a quinta-feira, os jovens compareciam às empresas para realizarem as atividades práticas e, às sextas, participavam da capacitação teórica do Senac.

A união do Senac com a Prefeitura de Caxias representou um grande avanço que beneficiou fortemente os jovens da cidade, como conta Rosilene Bonfin, Gerente do CEP Caxias:

“A parceria da Prefeitura Municipal de Caxias, por meio do Programa Meu Primeiro Emprego, juntamente com o Senac, representa um avanço significativo para a nossa juventude. Quando o poder público, a classe empresarial e o Senac caminham juntos, entregamos muito mais que qualificação: entregamos transformação. Cada jovem atendido é prova de que investir em educação profissional é abrir portas, mudar vidas e construir um futuro mais preparado, inclusivo e cheio de possibilidades para Caxias”, declara a gestora.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, demonstrou muita satisfação com a concretização do projeto:

“[Sinto] muita gratidão em saber que cada esforço valeu a pena e que o sonho se tornou realidade. Esse trabalho que foi realizado pela nossa gestão no Programa Meu Primeiro Emprego deu oportunidade a 50 jovens caxienses de 18 a 24 anos de terem a sua primeira oportunidade de trabalho”, conta o gestor público.

Além disso, o Prefeito da cidade expressou muita gratidão às empresas e ao Senac pela parceria e por terem aberto suas portas para receberem os jovens caxienses, e ainda anunciou que, no próximo ano, vem a segunda edição do programa, com vagas para 100 participantes.

A primeira edição do programa foi encerrada com um resultado muito positivo: 30% dos jovens foram contratados pelas empresas onde realizaram suas experiências profissionais. Esses jovens agora enxergam novas possibilidades para suas trajetórias, como é o caso da estudante Emilly Lopes, que participou do programa e ficou muito feliz pela oportunidade:

“É muito gratificante a experiência de trabalhar em uma empresa, ter contato com o mercado de trabalho e desenvolver minhas habilidades. Gratidão ao Senac pela capacitação, estamos saindo do programa ainda mais confiantes”, declara a jovem.

O Programa Meu Primeiro Emprego chegou para transformar o futuro de dezenas de jovens, levando a eles oportunidades de mudança de vida. A atuação do Senac reforçou, mais uma vez, o compromisso da instituição de educar para o trabalho de maneira cada vez mais inovadora e inclusiva.

Informação: Senac MA 

0 comentários:

Postar um comentário