A agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do mundo, segundo o Anuário Estatístico da Contag e Dieese, demonstrando assim grande importância e impacto na economia de todo o país. A fim de celebrar e promover ainda mais esse trabalho na nossa região, na última quarta-feira (26), aconteceu a abertura da 4ª edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar (FENAFES) e 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), na Lagoa da Jansen, em São Luís.
O evento, que ocorrerá até o dia 29 de novembro, é uma iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e reunirá, em prol da agricultura familiar do Nordeste, diversos trabalhadores rurais, representantes do poder público de nove estados da região e parceiros, entre eles o SENAC Maranhão. As expectativas para estas edições são muito otimistas, como conta a Assessora Técnica da SAF, Ana Paula Dias:
“A expectativa para este ano é muito positiva, especialmente porque a Feira Nordestina será realizada juntamente com a Feira Maranhense da Agricultura Familiar. Essa união fortalece ainda mais o evento, amplia o alcance e cria um ambiente ainda mais favorável para novos negócios. A cada edição percebemos avanços tanto na organização quanto na qualidade dos produtos e na participação do público”, declara a Assessora.
Ainda segundo Ana Paula Dias, também é esperado para este ano um fluxo maior de visitantes, mais oportunidades de vendas, novas parcerias e uma visibilidade ainda mais ampla para os empreendimentos da agricultura familiar. A ideia é consolidar o evento como um dos mais importantes do setor no estado e na região.
Programação das feiras
A programação da FENAFES e da FEMAF está recheada de atividades e contará com espaços voltados para tecnologia, conhecimento, cidadania, cultura, comércio, artesanato e gastronomia. Este último terá a participação do SENAC, que, no dia 28, a partir das 17h, apresentará o Cozinha Show na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, onde os instrutores Franceildo Silva e Thaynara Gaspar levarão ao público demonstrações culinárias ao vivo, compartilhando técnicas, dicas e o autêntico sabor maranhense.
O cardápio da Cozinha Show incluirá receitas feitas a partir de ingredientes regionais, ressaltando fortemente a diversidade e riqueza do nosso estado, como o arroz com cuxá, peixe frito ao óleo de babaçu, cookie de mesocarpo do babaçu e quiche de mesocarpo com recheio de camarão e babaçu.
O evento também oferecerá serviços como emissão de documentos, imunização, atendimento jurídico na área da família, exposição de tecnologias e insumos agrícolas, minicursos, palestras e painéis sobre sustentabilidade, além de contar com mais de 300 expositores do Nordeste, que apresentarão artesanato regional, produtos do campo e produtos in natura, como derivados do babaçu, geleias e doces.
O público também poderá assistir a diversas atrações musicais, como Diogo Nogueira, Roberta Miranda, Juliana Linhares, Os Tropix, Nivaldo Santos, Andreia Frazão, Pinduca, Baré de Casco, Trio Mulundus, Victor Cena, entre outros.
Conexão SENAC e SAF
A parceria inédita do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar é um importante movimento que chegou para unir forças em prol da valorização e divulgação da agricultura familiar, do empreendedorismo e da gastronomia no estado. A presença da Cozinha Show nas feiras levará ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a culinária maranhense e aprender com profissionais da área. A Assessora Técnica da SAF fala sobre a colaboração:
“A parceria com o Senac foi firmada com o objetivo de fortalecer e potencializar a Cozinha Show, tornando-a um dos destaques da feira. Buscamos a instituição por reconhecer sua excelência na formação gastronômica e seu compromisso com a valorização dos sabores maranhenses. Essa união qualifica as apresentações culinárias e enriquece a experiência do público. Assim, unimos esforços em uma colaboração que eleva o padrão do espaço gastronômico e contribui para o sucesso da feira”, explica Ana Paula Dias.
Ações como estas promovem e fortalecem o trabalho de milhares de famílias que se dedicam à agricultura e integram produção, conservação dos recursos naturais, saberes locais e tradições culturais. Para o SENAC, valorizar o trabalho desses agricultores é essencial para fortalecer os vínculos com a terra e a comunidade, promovendo coletivos rurais cada vez mais prósperos e sustentáveis.
Participe das ações
A FENAFES e a FEMAF são uma oportunidade de integração e lazer para toda a comunidade. Com entrada gratuita, os eventos reúnem programação diversificada e experiências que prometem movimentar o público, entre elas, a Cozinha Show do SENAC.
Além da programação cultural e educativa, as feiras também mobilizam solidariedade. Durante o evento, será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar. A iniciativa convida os visitantes a contribuir com 1 kg de alimento e a fazer parte dessa rede de apoio e esperança coletiva.
A programação completa das feiras pode ser acessada nas redes sociais da Secretaria da Agricultura: @sistemasafma
Informação: Assessoria de Comunicação - Senac/MA
.jpg)
%20e%203%C2%AA%20Feira%20Maranhense%20da%20Agricultura%20Familiar%20.%20Imagem%20Arquivo.jpg)

0 comentários:
Postar um comentário