quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Premiação reconhece iniciativas, pessoas e instituições que impulsionam inovação, empreendedorismo e tecnologia no estado

O ecossistema de inovação maranhense viveu uma noite de celebração e reconhecimento na última quarta-feira (17), durante a terceira edição do Prêmio SOLuises – Ecossistema de Inovação, realizada no Teatro Maria Isabel Rodrigues, em São Luís. A iniciativa consolida-se como uma das principais referências do estado ao valorizar pessoas, projetos, startups e organizações que movimentam a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico no Maranhão, com o apoio estratégico do Sebrae.

O SOLuises se fortalece como um movimento contínuo de articulação, colaboração e estímulo à cultura inovadora, conectando diferentes atores do ecossistema e ampliando a visibilidade de iniciativas que geram impacto econômico e social.

Para Eduardo Coimbra, um dos líderes da comunidade SOLuises, a parceria com o Sebrae é fundamental para o fortalecimento do ambiente de inovação no estado. “Ter o Sebrae como parceiro é essencial para oxigenar as empresas, as startups e todo o ecossistema de inovação maranhense. Essa parceria contribui diretamente para o desenvolvimento do estado e para o fortalecimento da economia local”, destacou.

A edição 2025 reuniu representantes de instituições públicas, universidades, agências de fomento, startups e lideranças do setor, refletindo a diversidade e a força do ecossistema de inovação maranhense. Ao todo, 12 categorias foram premiadas, a partir de 2.108 indicações de iniciativas maranhenses e mais de 13.800 votos, que definiram os vencedores e reforçaram o caráter participativo e democrático da premiação. A analista de Inovação e Empreendedorismo da Fapema e da Agência Marandu (UEMA), Ariana Pimentel, ressaltou o papel do prêmio no reconhecimento dos atores que constroem o ecossistema ao longo do ano. “Foi uma noite de coroação. O prêmio é de extrema importância porque reconhece quem está atuando diretamente na consolidação do ecossistema de inovação e do empreendedorismo no Maranhão. Esse reconhecimento motiva e fortalece todos os envolvidos no processo de fomento à inovação”, afirmou.


Com categorias que abrangem desde iniciativas comunitárias até startups, agentes de inovação e projetos de impacto, o Prêmio SOLuises mantém um caráter democrático e participativo. As indicações são abertas ao público e realizadas por meio de plataforma digital, permitindo que o próprio ecossistema reconheça quem faz a inovação acontecer no Maranhão.

Representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o superintendente de Política de Inovação, Eduardo Oliveira, também destacou a relevância da premiação para o estado. “É um reconhecimento muito importante para pessoas e instituições que fizeram a diferença ao longo do ano. Acreditamos que esse tipo de iniciativa precisa acontecer anualmente. Parabenizamos o time do SOLuises, que realiza esse trabalho de forma voluntária, e reforçamos que podem contar com a SECTI e com todo o ecossistema de inovação”, pontuou.

Além da cerimônia de premiação, o SOLuises atua como um catalisador de conexões, parcerias e oportunidades, fortalecendo redes, estimulando a economia criativa e posicionando o Maranhão como um território estratégico de inovação no Nordeste e no Brasil.

O Sebrae Maranhão, parceiro da iniciativa desde suas edições anteriores, reforça seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo inovador no estado. Para o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae MA, Cesar Guimarães, o prêmio cumpre um papel estratégico ao dar visibilidade às iniciativas locais. “O Prêmio SOLuises é extremamente importante para o ecossistema de inovação do Maranhão e de São Luís, pois reconhece empreendedores, startups e ações que fazem a diferença. O Sebrae segue apoiando essa iniciativa e fica muito satisfeito em ver startups acompanhadas pela nossa jornada sendo reconhecidas. Isso é fundamental para estimular o crescimento e a sustentabilidade dos negócios inovadores”, concluiu.

Parcerias – A realização da 3ª edição do Prêmio SOLuises contou com o apoio e a participação de importantes parceiros institucionais que atuam diretamente no fortalecimento do ecossistema de inovação do Maranhão, entre eles o Sebrae Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Agência Marandu, ligada à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A presença dessas instituições reforça o caráter colaborativo da premiação e evidencia a integração entre poder público, academia e iniciativa privada na promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico no estado.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário