segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Cerca de 21 profissionais que atuam em balcões do Centro de Atendimento do Turista (CAT) participaram nesta segunda-feira (15), no Centro Caixeiral, em São Luís, do Curso de Atendimento e Informações Turísticas, formação ofertada pela Superintendência de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).  

Com carga horária de 4 horas, a formação abordou temas como Atendimento, Comportamento do Atendente, Atrativos Naturais e Culturais, entre outros tópicos. Participaram do curso, servidores e estagiários que atendem nos 12 balcões de atendimento do CAT distribuídos pelo Maranhão.

Os balcões do CAT são espaços coordenados pela Setur-MA que oportunizam informações, mapas e rotas turísticas para quem visita o estado. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a qualificação dos atendentes do CAT é essencial para garantir uma recepção mais especializada para quem visita o estado.

“Durante o ano inteiro ofertamos formações para que os nossos atendentes do CAT estejam aptos a recepcionar os nossos turistas. Nossa missão é promover os nossos destinos e fornecer informações qualificadas para orientar os visitantes. Preparar os profissionais do CAT garante uma recepção mais aprimorada para quem quer conhecer nossos polos turísticos”, afirmou a secretária.  

O curso também apresentou aos alunos novas informações sobre os 10 polos turísticos maranhenses, como explica Susana Feitosa, técnica da Superintendência de Qualificação Profissional que ministrou o curso.

“Eles estão sendo atualizados em temas como o mapa do turismo do Maranhão e sobre os 10 polos turísticos do estado. Antes nós tínhamos nove polos e isso foi alterado. Estamos com toda essa gama de informações, etiquetas profissionais e como eles podem adotar um atendimento de excelência voltado para melhorar a recepção aos visitantes”, frisou Susana Feitosa.    

Para Marília Ribeiro, coordenadora do CAT, o Curso de Atendimento e Informações Turísticas é também uma oportunidade para preparar os guias turísticos para a alta demanda esperada com a chegada das festas natalinas.  

“Estamos agora chegando em nosso período de alta, que é o nosso período natalino, quando a demanda aumenta, os CATs continuam abertos, eles não fecham  e a gente precisa prepará-los para receber o turismo da melhor forma. Nossa intenção é que o atendimento seja cada vez mais qualificado e com mais segurança”, pontuou a coordenadora do CAT.  

O guia de turismo Bento Filho é um dos atendentes do CAT instalado no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, e também participou do Curso de Atendimento e Informações Turísticas. Ele avalia que a formação aglutina novas informações ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos profissionais que recepcionam os turistas que chegam ao Maranhão.

“Esse curso só vem somar, agregar e dar qualidade ao prestador de serviço e para as informações repassadas no CAT. O atendente e a própria instituição só têm a ganhar com essa formação. São treinamentos específicos para atendimento em todos os CATs”, destacou Bento Filho.

Sobre o CAT

Porta de entrada para os visitantes, o CAT conta com profissionais responsáveis por fornecer informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão.

Localizado em pontos estratégicos que recebem um grande fluxo de turistas o ano todo, os atendimentos são coordenados pela Setur e estão em locais como aeroportos, rodoviárias, Ceprama, Cujupe, Espigão Costeiro, Centro Histórico e nos municípios Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Tutóia, Riachão e Balsas.

Levantamento da Setur-MA aponta que, de janeiro a dezembro de 2025, os balcões do CAT realizaram 40.790 atendimentos ao longo do ano, sendo 33.415 atendimentos a visitantes nacionais e 7.375 atendimentos a turistas internacionais.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário