segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
Crianças em aulas de Judô em projetos do IMDV

O Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV) lança mais uma importante iniciativa na área do esporte inclusivo, ampliando o acesso ao judô para crianças e adolescentes com deficiência e também para jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com patrocínio do Governo Federal, apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Instituto IAFFA, SPEED Wrap Diamond, e realização do IMDV. 

Inclusão pelo Esporte 

Raissa Silva, atleta do IMDV, conquistou ouro no Grand Prix Parauapebas de Judô 2025, na categoria paralímpica J1 (-63kg), resultado que reforça o trabalho da instituição e se conecta ao lançamento do novo projeto de judô para pessoas com deficiência visual, que vai ocorrer no dia 1º de dezembro

A iniciativa oferece formação esportiva gratuita, com equipe técnica especializada composta por instrutores de judô, monitores, fisioterapeutas e auxiliares. O projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Márcio Jerry, aprovada pela Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte. 

O presidente do IMDV, Etevaldo Santos, destaca que o judô se tornou um dos principais instrumentos de transformação para crianças e adolescentes atendidos pela instituição. “O esporte tem mudado vidas dentro do IMDV. Esta conquista é de todo o Instituto — da Diretoria, do Vice-Presidente Madhya Castro de Amorim, da Keila da Costa Pires e do Ailton Barros, diretor de esporte do IMDV,” afirmou.

Equipe de Judô Paralímpico do IMDV, no Grand Prix Paralímpico de Judô, em 2024


Ele reforça a missão social do projeto: “Queremos alcançar crianças e jovens de vários bairros e cidades, ampliando dignidade e oportunidades. Que o Instituto seja um porto seguro capaz de abrir os braços e acolher quem mais precisa.” 

Vitórias Recentes e Expansão 

O IMDV vem acumulando conquistas expressivas no judô paralímpico. No Grand Prix de Parauapebas 2024, a equipe trouxe três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, reforçando o alto nível técnico desenvolvido. No Grand Prix e na Copa Loterias Caixa, realizados em São Paulo, o IMDV voltou ao pódio, com uma medalha de prata e uma de ouro. 

Além do trabalho esportivo, o projeto atende crianças com autismo (TEA), TDAH, deficiência visual e também jovens sem deficiência, fortalecendo vínculos e promovendo convivência inclusiva no tatame.


Curiosidades

Sobre o IMDV  - Fundado originalmente em 2000 com o nome UMDV, tornou-se IMDV em 2024.

- Atua na defesa de direitos e inclusão de pessoas com deficiência. - Mantém projetos esportivos, sociais e culturais.

- Tem sede no bairro Jordoa, área com alto índice de vulnerabilidade. 


Sobre o Projeto de Judô

Atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Reúne participantes com e sem deficiência em atividades integradas.

Busca ampliar o alcance para bairros e municípios da Grande Ilha.

É considerado hoje a principal ação de inclusão esportiva do Instituto.

Instagram: @instituto.imdv


 Informação: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário