quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Temporada pré-carnavalesca da Bicicleta do Samba celebra os Patrimônios Maranhenses da Humanidade

Festa ganha as ruas da cidade evidenciando em suas camisas dois títulos mundiais, o Centro Histórico de São Luís, considerado Patrimônio Mundial, e os Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade

A cidade já vivencia o clima de folia na capital: desde os primeiros dias do ano, a festa já ganhou as ruas do Centro e de bairros, dando uma mostra do que será os próximos dias, a menos de um mês para o carnaval oficial. E no embalo das festas e produções carnavalescas da Ilha do Amor, a Bicicleta do Samba já prepara sua primeira prévia para amanhã, sábado (17), no Calçadão da Rua de Nazaré, a partir as 17hs, também conhecida como Rua Joaquim Távora, em frente ao ABC Bar Club, entre as praças João Lisboa e Pedro II.

E para quem gosta de um carnaval alegre, cheio de magia e lembranças, é só vestir  sua fantasia, ou a camiseta da agremiação carnavalesca preparada exclusivamente para reverenciar as duas das maiores riquezas representativas em nível universal existentes no Estado, o Centro Histórico da capital maranhense, São Luís que, com sua herança cultural e arquitetônica, foi reconhecido pela Unesco em 1997 Patrimônio Mundial, e os Lençóis Maranhenses, destino imperdível para os amantes da natureza, reconhecido oficialmente em 2024 Patrimônio Natural da Humanidade também pela Unesco.

No embalo desse carnaval, dois tesouros do Brasil que nos honram e nos proporcionam viver essa oportunidade de celebrar essas duas conquistas, em um universo de festa que é o pré-carnaval de São Luís, possuidor de uma tradição rítmica invejável que precisa ser revigorada visto existir nessa capital uma potência cultural e folclórica adormecida.

Como diz o idealizador, compositor e instrumentista da brincadeira, Gutemberg Marques Bogéa, “O Maranhão precisa se reinventar, recuperar suas maiores riquezas, e para que isto aconteça, é preciso se trabalhar as produções locais, para que possamos atingir um patamar de excelência naquilo que sabemos fazer, que é se divertir com autenticidade e valorização das nossas raízes mais profundas”.

Continuando: “Hoje, a capital pode buscar uma diferente história de resgate de suas tradições, e assim um volume de visitantes turistas na capital, tudo isso com a credibilidade de ter um dos melhores pré-carnavais do Brasil, devido o espírito que lhe é natural de começar sua folia no primeiro dia do ano, e com inúmeras brincadeiras nas ruas, principalmente no Centro Histórico, e no bairro da Madre Deus, que naturalmente já se transformou num espaço de folia na capital, assim como nos bares e eventos que se avolumam na nossa Ilha Encantada”, comenta Gutemberg.

Bicicleta reunindo foliões

A agremiação carnavalesca que caiu nas graças da folia na cidade reúne sua galera e reafirma mais um compromisso de animação do pré-carnaval de São Luís, no mais autêntico e inspirado carnaval de rua, presenteando os foliões com um samba de qualidade em meio aos seculares, casarões, sobrados, becos, ladeiras da Ilha Encantada, Cidade dos Azulejos, berço da Cultura Popular.

Em sua primeira aparição, lutando para conquistar cada vez mais adeptos entre turistas e foliões que na capital comungam do prazer dessa folia, a Bicicleta do Samba, abre sua festa mais uma vez, reverenciando suas manifestações populares e seus tesouros turísticos e tentando recuperar um pouco daquele carnaval da Ilha que outrora foi considerado um dos quatro melhores carnavais do país, nas décadas de 60, 70 e 80, ao lado do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Nivaldo Santos e Banda abrem a 1ª Prévia da Bicicletinha

E para incrementar ainda mais a primeira prévia da festa, Nivaldo Santos e Banda abre a folia de um dos blocos mais tradicionais do Centro de São Luís. Nivaldo Santos é intérprete, sambista, idealizador e fundador de vários projetos de samba na Ilha, sendo um mensageiro e divulgador do samba de raiz nas mais diversas rodas de sambistas maranhenses.

Ao longo de sua carreira, já se apresentou dividindo o mesmo palco em parceria com grandes nomes do samba, como: Antônio Vieira, Cesar Teixeira, Jorge Aragão, Grupo Fundo de Quintal, Patativa Silva, Rose Maranhão, Fernanda Garcia, Toninho Gerais, Adilson Bispo, Josias Filho, Serrinha do Maranhão, Vanderley Monteiro, Naninha da Vila, dentre outros.

O artista foi vencedor do Festival de Música Carnavalesca 2014, na categoria, melhor música e melhor intérprete. Nivaldo também foi homenageado com o prêmio Melhores do Samba, 2014 / 2015 / 2016, e vencedor do 1º concurso Um Samba pra Iaiá 2016, com interpretação e composição autoral, no Terreiro de Iaiá, evento realizado no Samba de Iaiá, movimento de samba tradicional que acontece pontualmente todos os sábados. Em 2016, foi homenageado pelo conjunto da sua obra com o prêmio Cavaco  de Ouro.

Informação: InterMídia Comunicação Integrada 

0 comentários:

Postar um comentário