Descubra como montar a tábua de frios perfeita com dicas de chef
Uma opção deliciosa e versátil que já é um clássico em reuniões sociais e como aperitivo em festas. Estamos falando da tábua de frios. Engana-se, porém, quem acha que basta misturar todas as variedades disponíveis no supermercado. Montar a tábua de frios ideal é uma arte que combina criatividade e sabor, mesclando diferentes sabores, texturas e até cores. Assim, ela não apenas agrada ao paladar, mas também encanta os olhos.
Variedade e equilíbrio são duas dicas que fazem a diferença na hora da montagem, de acordo com o chef do Spazio Mateus, Thiago Ferrari. “Os diferentes tipos de queijos e embutidos são clássicos, mas não podem faltar pães, torradas, acompanhamentos como frutas e castanhas e algum toque especial, como mel, geleias ou patês. Esses elementos garantem sabores diferentes e deixam a experiência mais completa”, explica.
Na escolha dos queijos e dos embutidos, o ideal é combinar texturas e intensidades. “Um queijo macio e suave, como brie ou minas padrão, traz cremosidade. Um queijo semiduro, como gouda ou gruyère, equilibra o conjunto. Já um queijo mais curado ou intenso, como parmesão ou gorgonzola, acrescenta personalidade. Para os embutidos, vale misturar opções mais suaves, como presunto cozido, com curados, como salame ou copa, e incluir um item de sabor mais marcante, como presunto cru ou salame picante”, afirma Thiago.
E como uma tábua de frios perfeita também deve ser feita para “comer com os olhos”, a apresentação visual não pode ficar de fora. Usar uma tábua de madeira, ardósia ou mármore, por exemplo, ajuda a valorizar os alimentos. E, se você tem dúvidas de onde colocar qual ingrediente para deixar a tábua bem atraente e bonita, o chef dá mais dicas importantes. “Os queijos podem ser cortados em formatos variados e os embutidos dobrados ou enrolados para criar volume. Distribuir bem as cores, preencher os espaços com frutas ou castanhas e finalizar com ervas frescas deixa a tábua mais bonita e convidativa”, destaca.
Para fechar com chave de ouro e sabor, outros itens especiais também ganham um lugar especial na tábua de frios. “Pães como baguete, pão italiano, ciabatta, além de torradas e crackers, são ótimas opções. As frutas equilibram os sabores. Você pode usar uvas, morangos, figos, peras, maçãs e frutas secas como damasco. Para finalizar, acompanhamentos como mel, geleias, azeitonas, castanhas e patês ajudam a harmonizar e elevam a experiência”, finaliza o chef.
Informação: Cores Comunicação

.png)
0 comentários:
Postar um comentário