quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) tem atuado de forma intensa para atender os turistas e visitantes. Em 2025, 40.790 mil pessoas foram atendidas nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pelo Maranhão. Desse total de atendimentos, 33.415 foram feitos a turistas brasileiros e 7.375 a estrangeiros que desembarcaram no Maranhão.

Os CATs são ferramentas da Setur-MA para dar informações, dicas de passeios e segurança aos turistas. Ao todo, no estado, estão em funcionamento 13 balcões de atendimento.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, explicou que o CAT é a “porta de entrada” dos visitantes e conta com profissionais qualificados que fornecem informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura, os serviços e rotas, além de distribuírem mapas dos polos turísticos do Maranhão.

“No turismo, é necessário oferecer bom atendimento e informações acessíveis, o CAT tem justamente este papel. Essa é uma ferramenta essencial para o crescimento de visitantes ao Maranhão. Em 2024, vamos fortalecer ainda mais o turismo, capacitando os profissionais dos Centros de Atendimento ao Turista para receber bem a todos os nossos visitantes”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Coordenados pela Setur-MA, os balcões de informações turísticas estão localizados nos pontos com grande fluxo de visitantes. Os 13 CATs estão distribuídos em São Luís (6), Barreirinhas (2), Terminal de Cujupe (1), Raposa (1), São José de Ribamar (1), Tutóia (1) e Estreito (1). O número de atendimentos serve de termômetro do Turismo.

Além do número positivo para os atendimentos, o CAT ainda realizou neste ano City tours pelo Centro Histórico de São Luís, com alunos de escolas estaduais e municipais de ensino, acadêmicos do curso de turismo e profissionais ligados ao segmento.

Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimentos ao Turista, Marília Ribeiro, os visitantes quando chegam ao estado conseguem obter as informações que procuram nos Centros de Atendimento ao Turista.

“Os CATs recepcionam quem chega ao Maranhão. Nos nossos balcões, os visitantes se sentem seguros, porque nas unidades disponibilizamos informações sobre os pontos turísticos, mapa dos polos turísticos, dicas sobre o que fazer na nossa cidade, horário de funcionamento das nossas casas de cultura, museus. São locais de acolhimento para os turistas”, frisou a coordenadora.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário