Voltado à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos maranhenses, o Programa Mais Infância, Mais Turismo, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), encerrou 2025 quebrando recordes: ao longo do ano, 3.903 crianças e adolescentes foram sensibilizados sobre prevenção ao abuso sexual no turismo.
Desde que foi criado, em 2019, o programa estadual já sensibilizou mais de 26 mil crianças, adolescentes e membros da comunidade em geral com palestras educativas, rodas de conversa e blitz em polos turísticos do estado.
A faixa etária prioritária é de 7 a 17 anos, e as ações são realizadas com apoio de órgãos parceiros, abordando temas como o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e a importância do turismo responsável.
“Reforçamos nosso papel enquanto poder público ao garantir um turismo seguro, educativo e inclusivo. O Programa Mais Infância, Mais Turismo é um exemplo concreto de como o turismo pode caminhar lado a lado da cidadania", destaca a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
De acordo com superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, além das palestras e blitzen de conscientização direcionadas ao público infanto-juvenil, o programa envolve diferentes atores das comunidades envolvidas, em prol do combate ao abuso sexual no turismo.
“Foram quase 4 mil crianças e adolescentes sensibilizadas a respeito do combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Além das crianças receberem essas informações, há um diálogo com as comunidades escolares, com as delegacias, com o trade turístico e pessoas que trabalham diretamente com o turismo e com atendimento”, reforça Antônio Castro.
Segurança Turística
Subdividido em três eixos de atuação - Palestras de Sensibilização, Campanhas de Conscientização e Blitz Mais Infância -, em 2025, o Programa Mais Infância, Mais Turismo também foi incluído no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável.
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável elenca ações distribuídas pelas cinco macrorregiões do Brasil. O Programa Mais Infância, Mais Turismo ficou em segundo lugar na categoria Segurança Turística.
“Nosso projeto, Mais Infância, Mais Turismo, que combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes entrou no eixo da segurança no turismo. O instituto é tornar o turismo mais responsável e ético, sem violar direitos de crianças e adolescentes”, explica a coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt.
Para 2026, o Programa Mais Infância, Mais Turismo seguirá em expansão, especialmente em áreas de fluxo turístico. As atividades seguem na sensibilização não apenas de estudantes, mas também da comunidade em geral, estimulando a denúncia pelo Disque 100, serviço que funciona 24 horas por dia para denúncias e proteção contra violações de direitos humanos.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário