O ano de 2025 foi marcado por uma série de atividades formativas ofertadas para a capacitação de condutores e guias de turismo em todo o Maranhão. Balanço anual da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) aponta que, ao longo de todo o ano, mais de 3.800 profissionais do setor passaram por formações promovidas, por meio do Programa Mais Qualificação, Mais Turismo.
O programa, executado pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, disponibiliza ações voltadas para a qualificação de empreendedores e colaboradores de serviços turísticos e de comunidades locais dos 10 polos turísticos maranhenses.
O Mais Qualificação, Mais Turismo oferece cursos nas modalidades presencial e a distância, atuando com a oferta de cursos de formação inicial e continuada aos trabalhadores da cadeia produtiva do turismo. Os cursos são gratuitos e, ao final de cada qualificação, os alunos recebem certificação.
“O turismo é uma importante ferramenta para a geração de renda e movimentação econômica. Nossa missão é atuar em várias frentes para promover os nossos destinos e atrair visitantes de todo o mundo para o Maranhão. Quando ofertamos qualificação para os agentes do turismo, estamos investindo na melhoria do atendimento e recepção dos turistas que visitam o nosso estado”, avalia a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Outra vertente de qualificação promovida pela Setur-MA é coordenada pela Superintendência do Polo Lençóis e Delta, que tem como foco o desenvolvimento do turismo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e no Delta do Parnaíba. Foram ofertados cursos como ‘Condução de Passeios em Ambientes Naturais’, ‘Qualidade no Atendimento’ e ‘Informações Turísticas’, para condutores e guias de turismo que atuam em cidades como Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce do Maranhão.
“Em 2025, atingimos quase 4 mil pessoas qualificadas, distribuídas nos 65 municípios turísticos do estado. Estamos direcionados a trabalhar com diversas pessoas dos polos turísticos do Maranhão que querem ou que já trabalham com o turismo no Estado”, pontua Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA.
Parcerias: inglês para o turismo e condutor em ambientes naturais
Também em 2025, a Setur-MA inovou com o lançamento do Curso Inglês Instrumental para o Turismo do Maranhão, formação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), voltada para trabalhadores de meios de hospedagens, hotéis, restaurantes, pousadas, guias de turismo, monitores de casas de cultura, entre outros.
Gratuito e totalmente online, o curso foi ministrado em setembro deste ano com 100 horas de carga horária. A formação disponibilizou videoaulas gravadas, apostilas, atividades, artigos e fóruns de interação para capacitar profissionais que recebem visitantes de diferentes países e que utilizam o inglês como idioma universal.
“Nós temos uma plataforma onde foi lançado esse curso e nós estamos acompanhando os alunos. É um número bem interessante de alunos que já faz parte e está concluindo esse curso de formação introdutória em inglês”, sublinha o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro.
No final de outubro deste ano, uma nova parceria, desta vez com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur-MA), garantiu a aplicação do Curso Condutor de Visitantes em Ambientes Naturais.
Voltado para guias de turismo ou profissionais que atuam na condução de visitantes dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o curso abordou temas como etapas do plano de manejo, regras de condução e esclarecimentos sobre as portarias que permitem a condução e as condições para se tornar um condutor na região.
Dentro da carga horária do curso, foi ministrada aula de primeiros socorros com instruções teóricas e práticas, além de simulados de ocorrências envolvendo socorros de urgência e emergência médico-hospitalares.
Informação: Turismo MA

0 comentários:
Postar um comentário